GRIPE SUÍNA

Saúde e Indústria Farmaceutica

GRIPE SUÍNA: Aumenta procura por máscaras cirúrgicas

SÃO PAULO, 29 de abril de 2009 - A gripe suína já assusta mesmo os cariocas, e a procura por máscaras cirúrgicas para proteção contra a doença pegou de surpresa donos de lojas especializadas. Só nos últimos três dias sete mil máscaras foram vendidas numa loja em Ipanema, quase o triplo da demanda mensal normal.

"Só ontem vendemos duas mil máscaras, já temos um caderno de reservas, e estamos entregando até em domícilio. Estou com o artigo esgotado nas duas unidades da loja", revela Jaime Hermes, gerente da Toque Médico, loja especializada em artigos de saúde, que tem filial na Barra.

A loja que costuma pedir duas mil unidades da máscara por mês, teve que aumentar a encomenda para 10 mil por dia, segundo o próprio gerente.

Ontem, uma fila de pessoas chegou a se formar dentro do estabelecimento, à espera da nova remessa do material que tinha se esgotado desde o dia anterior. Assim que chegaram, todas as unidades foram vendidas, e nem todas as pessoas que estavam na fila conseguiram ser atendidas. Vitor Vieira, de 23 anos, programou sua viagem para Miami há dois meses. Com medo, ele a mãe se resguardam.

"Reservei 100 máscaras para hoje e outras 100 para buscar no sábado. Estou muito inseguro e ainda corro o risco de desistir da minha viagem", desabafa o estudante.

A mãe de Vitor também está receosa. "Comprei umas extras para usar aqui no Rio também. Por aqui passam muitos turistas. Não quero deixar minha família vulnerável a essa pandemia mundial", explica Fátima Vieira, moradora de Ipanema. "O pior é encontrá-las. Não acho essas máscaras em farmácias comuns", reclama.

A dificuldade para conseguir o material também foi um problema para o motorista Douglas Cavalcante, de 28 anos, que comprou as máscaras a pedido da patroa, uma dona de casa que mora em Ipanema.

"Já procurei essas máscaras na Barra, no Centro do Rio e até em Bonsucesso no subúrbio. Já encomendei cem para buscar amanhã", conta.

O aumento da procura no entanto já pode ser sentido no bolso.

"Ontem cinquenta unidades custavam R$ 15, hoje já pago R$ 17 pela mesma quantidade", conta Douglas. Segundo o gerente da loja de Ipanema, o aumento foi causado devido a troca no fornecedor do material. (Redação - Agência JB Online)

Nenhum comentário:

Postar um comentário