CHOQUE DE ORDEM

Tema do dia: Choque de Ordem apreende 46 carros por dia

João Paulo Aquino,

JB Online

RIO - O carioca já começou a pensar duas vezes antes de parar o veículo em lugar irregular. Em 22 dias da Operação Choque de Ordem, a prefeitura do Rio rebocou 1.030 veículos apenas na Zona Sul, Barra e Centro, conforme números da Secretaria de Ordem Pública, que centraliza os dados. Os números contabilizam uma média superior a 46 automóveis rebocados por dia. Para continuar o trabalho de fiscalização e intensificá-lo, Rodrigo Bethlem, secretário especial de Ordem Pública anunciou, em entrevista ao JB , que comprará em fevereiro mais 24 reboques.
– Contamos com 16 deles, o que é insuficiente para uma cidade do tamanho do Rio. A compra de mais 40 mostra que o nosso trabalho será constante. A ordem urbana é prioridade durante os quatro anos deste governo – reafirmou Bethlem.
Somente no último domingo, 65 carros foram apreendidos no Jardim de Allah, próximo ao Leblon, em um intervalo de quatro horas. A quantidade de veículos rebocados nesse único dia de fiscalização supera o número relativo a todo o ano passado na área.
Os efeitos da Choque de Ordem aplicados no trânsito são perceptíveis pela secretaria de Transportes.
– Um exemplo foi o jogo Flamengo x Friburguense, no Maracanã. Houve fiscalização intensa e não vimos carros estacionados na Radial Oeste. E na Avenida Maracanã foram colocados grades na entrepista para controlar a travessia de pedestres – pontuou o secretário Alexandre Sansão.
Segundo o secretário, os bons resultados surpreenderam até mesmo a PM, que estimam a quantidade de torcedores.
– Um dos critérios da PM para calcular o público é o fluxo de carros. No domingo, o tráfego fluiu tão bem que a polícia estimou 25 mil torcedores para a partida, quando, na verdade, a bilheteria do Maracanã registrou quase 10 mil pessoas a mais – exemplificou Sansão.

Prova de fogo

Para ele, a estratégia vai ser colocada à prova hoje, na disputa entre Fluminense e Madureira, em pleno dia de semana, às 22h:
– Mas não acredito em problemas. Só os ocasionais.
Professor de Engenharia de Transportes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Paulo Cezar Ribeiro é favorável à fiscalização rigorosa.
– É importante garantir as condições de fluidez do tráfego, como desobstrução dos cruzamentos e das esquinas. Agora, as pessoas vão estacionar onde é permitido. Quando um condutor pára onde é mais conveniente a ele e o local é proibido, gera prejuízo a todos – adverte.
A psicóloga Raquel Ladeira de Campos teve o carro rebocado semana passada, ao estacionar em lugar impróprio, em Copacabana.
– Metade do carro estava em local proibido e outra metade em local permitido. Quando voltei, o veículo não estava mais lá. Perguntei a um comerciante e me disseram que o carro tinha sido rebocado. Procurei um guarda municipal e fui ao Detran para pegar a declaração de que o veículo está regularizado com a lei – conta a psicóloga, que pagou R$ 240 pelo serviço de guincho e duas diárias do carro apreendido no depósito da prefeitura. Raquel aguarda ainda a multa por ter estacionado em local proibido.
– Agora eu aprendi, pois estou com medo – reconheceu.
Ao desrespeitar a lei e estacionar em local proibido, o condutor não apenas comete infrações ao código de trânsito, como prova seu despreparo para lidar com o espaço público.
– O que é público na nossa tradição jurídica e cultural é aquilo que pertence ao Estado, ou seja, que não é de ninguém. Então eu posso me apropriar daquele espaço tem uma lógica de usurpação: eu posso tirar proveito privado daquilo. Na Europa ou nos EUA é diferente. Lá, cada indivíduo é dono de um pedaço e ele zela por aquele bem – compara o pesquisador e coordenador do Laboratório de Etnografia Metropolitana (LeMetro - IFCS/UFRJ) e professor de antropologia da Universidade Federal Fluminense (UFF) e UFRJ, Marco Antonio da Silva Mello.
O professor completa:
– Para educar a população é preciso multar. Isso é o que nós, antropólogos, costumamos chamar de pedagogia da dor.

Detran e Detro entram no ritmo das fiscalizações do Rio

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) apreendeu 1.013 veículos desde o início das operações de fiscalização de IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores), no último dia 5. O dono do automóvel que não pagou o imposto, como conseqüência, também não realizou o licenciamento anual obrigatório. É pela falta desta licença que o veículo é apreendido.
– Estas fiscalizações são uma forma educativa, e não apenas um modo de obter receita. Além do mais, garantem as condições mínimas de trafegabilidade – conta o presidente do Detran, Fernando Avelino.
Para que as fiscalizações sejam contínuas, a corregedoria do órgão foi reforçada com a inclusão de funcionários concursados. As operações de checagem são feitas pela manhã e à tarde por 22 funcionários, além de policiais militares.
– Nós combatemos aquele condutor que eu chamo de atleta da inadimplência. Ele tem condições de pagar imposto, mas não paga porque pensa que nunca vai ser punido – revela Avelino.
Segundo o presidente, pelo menos 30% dos veículos apreendidos têm valor superior a R$ 35 mil. Avelino lembra que em um único dia foram apreendidos 19 carros de luxo, entre eles: BMW, Audi A4, Mercedes, Zafira, Renault, Honda, Corolla, Land Rover, Astra, Infiniti, Vectra e Pajero.
– Para termos um trânsito melhor, de imediato, precisamos de atitudes de coerção, educação e informação vinculadas – receita Fernando Avelino, que apóia o Choque de Ordem no trânsito.
Ônibus
O Departamento de Transporte Rodoviário (Detro) realiza a operação Legal Tem que Ser Legal e apreendeu, em dois dias, 143 ônibus e registrou 199 infrações em todo o estado. As vistorias têm como objetivo coibir as irregularidades no transporte intermunicipal de passageiros.
– Estamos trabalhando muito forte para punir aqueles empresários que destratam seus usuários. A operação acontece há oito meses e será cada vez mais freqüente. Queremos garantir um transporte de qualidade à população. Não vamos descansar enquanto os problemas dos passageiros que dependem dos ônibus para se locomover não estiverem resolvidos – afirma Rogério Onofre, presidente do Detro.
Em 2008, o órgão estadual registrou 6.671 denúncias referentes ao serviço prestado pelas empresas. Este ano, já foram recebidas 247 ligações.
Ontem, fiscais multaram e recolheram sete ônibus na Rodoviária Novo Rio. Em Niterói, houve 14 infrações e 11 apreensões. A Auto Viação 1001 foi a empresa com maior número de infrações.

Um comentário:

  1. Bom dia Moradores de Ipanema,
    Peço desculpas pela ausência na reunião de ontem, ressaltando que a ausência foi motivada por assuntos de ordem particular (quebra da bomba do condomínio em que serei síndico até Fevereiro/09). Tentarei estar presente na próxima oportunidade.
    Atenciosamente,

    Rubens Castro PEIXOTO Jr.-MAJ PM
    Comandante do GPAE

    PS: Já enviei um ofício para a aferição dos níveis de ruído no Morro após às 22h nas Sextas, Sábados e Domingos para o 1º Escritório Técnico Regional, com a respectiva garantia de segurança para realização do trabalho. Vamos aguardar.

    ResponderExcluir