DESABAMENTO EM IPANEMA






Tragédia
Lanchonete desaba em Ipanema e deixa feridos
Publicada em 21/10/2008 às 12h44mAna Claudia Costa e Emanuel Alencar -
O Globo, GloboNews TV e CBN

Foto do leitor José Conde e de Rose Soares

RIO - Uma lanchonete em obras desabou, por volta das 9h desta terça-feira, na esquina das ruas Visconde de Pirajá com Farme de Amoedo, em Ipanema, na Zona Sul do Rio. Cinco pessoas ficaram feridas no desabamento e foram levadas para o Hospital Miguel Couto, na Gávea. Bombeiros ainda procuram por um funcionário que estaria soterrado.
Os nomes dos cinco feridos são: Jonas Pereira Andrade, 50 anos, Lílian Maria Reis Viana, 51, Luciana Bravo Akiba, 36, Luiz Lopes da Silva, 47 e Agnaldo José Albino, 49. Eles não correm risco de vida, segundo os bombeiros.
A calçada em frente à lanchonete está coberta por escombros. Moradores afirmam que parte da marquise do prédio já tinha desabado há um ano, deixando um ferido. No local, funcionavam uma lanchonete, uma pet shop e um consultório dentário.
Uma cliente do consultório dentário contou à rádio CBN que as paredes do local estavam com infiltrações e em estado precário. A Defesa Civil está no local, e as causas do desabamento não são conhecidas.
Um trecho de 300 metros de duas faixas da Visconde de Pirajá está interditado para permitir o trabalho das equipes da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros. Vinte e cinco guardas municipais - sendo dez de trânsito - isolam o local. Apenas uma faixa da rua está liberada ao trânsito, que está lento. Os motoristas devem utilizar a Avenida Atlântica como via de acesso à Copacabana. Proprietários podem ser processados
O secretário municipal de urbanismo, Augusto Ivan, disse que os proprietários do imóvel podem ser processados por crime contra o patrimônio público, já que o prédio estava numa Área de Proteção do Ambiente Cultural (Apac). Ainda de acordo com o secretário, as licenças para realização da obra estavam vencidas desde o ano passado. E a licença só permitia intervenções na fachada do imóvel e não no interior do prédio, como estava sendo feito.

Um comentário:

  1. Assim como este prédio,outros tantos aqui em Ipanema devem estar com problemas.Em várias esquinas da Visconde de Pirajá,existem esse tipo de imóvel,vira e mexe estão fazendo obras de melhorias de fachada sem se preocuparem com o esqueleto.São imóveis muito antigos,que precisam de gente expecializada para consertá-los.

    ResponderExcluir