LAGOA - 1965



Rodrigo de Freitas - 1965


Foto aérea , feita em 1965, podemos ver o trecho da Lagoa Rodrigo de Freitas, em frente ao Jockey Club. Conforme já vimos em http://fotolog.terra.com.br/luizd:56 a Lagoa sofreu numerosos aterros que, desde séculos, vêm diminuindo seu espelho d´água.
Na época da foto podemos ver que o terreno do Jockey vai até à beira d´água (o que se vê à direita, em terra, é a pista auxiliar, de treinamentos, do Jockey, sendo construída).
No final da década de 1960, o projeto de circundar toda a Lagoa com pistas para automóveis, justificou um grande aterro nesta área, onde foi feita a Avenida Borges de Medeiros (trecho campo do Flamengo - Clube Piraquê), em mão e contra-mão. Além disso, aterrou-se mais um grande trecho para o que é hoje a enorme praça onde ficam quiosques, o heliporto, pista de patins, estacionamentos (área onde já funcionou o Tivoli Park, anos atrás), fazendo com que o terreno do Jockey diste algumas centenas de metros da água. Como já chegaram inclusive a propor construir a Cidade Universitária em prédios flutuantes na Lagoa, até quando ela resistirá?

Nenhum comentário:

Postar um comentário