Por que lutamos contra os vendedores ambulantes?

Uma das frentes de ação do Projeto de Segurança de Ipanema é o combate aos vendedores ambulantes. Algumas vezes somos interpelados por cidadãos ipanemenses, sejam nas nossas reuniões ou nas ruas, argumentando que isso não seria um problema de segurança, que são apenas desempregados vendendo mercadorias para sobreviver. É necessário que alguns pontos sejam esclarecidos:

1- Os vendedores ajudam a causar a desordem urbana, ocupando espaços destinados à circulação de pessoas. É sabido que a desordem urbana é um dos principais patrocinadores do crime, pois torna mais difícil a identificação dos reais criminosos.

2- A enorme maioria das mercadorias vendidas por ambulantes têm origem no contrabando, na falsificação, no desvio e no roubo de cargas. Isso alimenta uma indústria criminosa que fatura milhões de dólares, utilizando-se de contrabando internacional, subornos em fronteiras, portos e aeroportos, roubos de cargas nas estradas e gerando um grande aumento no valor dos seguros portuários, que no Rio de Janeiro batem recordes e que aumentam os custos dos produtos legais.

3- A indústria e o esquema criminosos citados acima são os mesmos que trazem para o Rio de Janeiro as armas e drogas que afundaram nossa cidade no caos de violência que nos encontramos hoje.

4- Para exemplificar como o comércio ambulante e o crime estão lado a lado, citamos o exemplo de um assaltante que praticava a “saidinha de banco” (assalto a pessoas que saem das agências bancárias) e que vendia DVDs piratas nas suas horas “vagas”. Veja aqui!

Logo, caros cidadãos, antes de defenderem ambulantes que são interpelados por guardas municipais, ou antes de comprarem produtos destes vendedores, pensem em tudo isso. O vendedor em si pode até não ser um criminoso, mas ele está na ponta de um esquema que com certeza é.
O crime é organizado e só o venceremos se nos organizarmos também!

3 comentários:

  1. Hoje,4/10,na esquina da Teixeira de Melo,camelôs vendiam DVDS piratas,constrangendo mães com filhos menores que paravam para perguntar o que significavam determinadas fotos nas capas;tiraram a tarja que cobria o sexo explícito.Chega a dar vergonha,tal abuso.A polícia nunca enxerga nada,não lhes convém.Eram 14,30hs e as ruas estavam cheias de gente.O descaso é total.

    ResponderExcluir
  2. Desculpe, mas essa é a hora de chamar um PM ou Guarda Municipal.

    Caso se recusem a atendê-lo, anote o nome e mande pra cá, que encaminharemos aos responsáveis.

    Ninguém vai fazer isso por nós.

    ResponderExcluir
  3. Tentei achar alguém que pudesse ajudar mas foi em vão.Quando se precisa da polícia nunca estão presentes.

    ResponderExcluir