Porque os prédios estão
ruindo em Ipanema
- o método de obra para a
construção da Linha 4 do metrô em Ipanema e Leblon, escolhido foi o que utiliza
o TBM , vulgo tatuzão.
- o tatuzão é um equipamento
de ponta e alta tecnologia muito usado no mundo inteiro por fazer escavações em
áreas densamente povoadas sem que a obra cause interferência na superfície.
- o equipamento comprado para
as obras em Ipanema e Leblon custou cinco vezes mais que o preço de uma máquina
padrão, exatamente porque teria especificidades importantes – capacidade de
escavar a 40 mts de profundidade, pressurização adequada e capacidade de
escavar rocha ou solo arenoso.
- a máquina foi encomendada e
sua pressurização prevista para escavar a 40 mts de profundidade.
- Como o diâmetro deste
equipamento é de 12.50 a margem de segurança mínima que a boa técnica recomenda
é de 25mts. de cobertura
- a escavação em Ipanema está
sendo feita fora destes padrões de segurança. O tatuzão saiu da rocha na Rua
Barão da Torre a 18mts para chegar na Praça
N. Sra. da Paz a 12mts.
QUAL É O PROBLEMA QUE SE
COLOCA?
- escavar na profundidade
prevista pelo consórcio construtor coloca dois problemas:
a) – a pressão da máquina
sobre o lençol freático, bolsões de argila e areia com a pouca expansão devido
à pequena cobertura poderia levar estes
materiais do solo a explodirem na superfície.
b) para contornar o perigo do
item acima, o consórcio construtor resolveu concretar o solo da superfície
injetando cimento através de Jet grounds. Acontece que esta técnica também não
é segura porque este cimento pode se despreender ocasionando o problema que
aconteceu no dia 11/05. No Canadá esta técnica já foi tentada em situação muito
similar e apresentou os mesmos problemas.
- a escavação está fora da
margem mínima de segurança. Por que? Porque a Estação N. Sra. da Paz foi
construída a 12mts de profundidade atendendo aos interesses comercias da
concessionária que através de um estudo de demanda encomendado à Fundação
Getúlio Vargas indicou que a população rejeitaria uma estação que estivesse
muito profunda ( 40 mts) . É claro, também, que uma estação feita a 40mts exigiria um
investimento muito maior do que uma feita a 12mts.
- o fato é que a escavação
feita nesta profundidade proporciona
risco de vida à população e moradores ao longo de toda a obra.
- aprofundar a escavação para
margens seguras – 40 mts - significa
rebaixar as estações N.Sra. da Paz, Jardim de Alá e Antero de Quental.
- Vai ser mais seguro, mas
uma vez mais, a população é que paga esta conta. Uma clara falha no
planejamento, na transparência e no desperdício do dinheiro público. É o
dinheiro que falta na segurança, saúde , educação etc..
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