VIVA IPANEMA !

Rua Farme de Amoedo amanhece tomada por sacos de lixo e sujeira

  • Umas das ruas mais movimentadas de Ipanema, na Zona Sul, sofre com despejo irregular de lixo e demora na coleta
O GLOBO, COM A LEITORA RENATA PENEDO (
Lixo acumulado na Rua Farme de Amoedo Foto: Foto da leitora Renata Penedo / Eu-Repórter
Lixo acumulado na Rua Farme de Amoedo Foto da leitora Renata Penedo / Eu-Repórter
RIO — Em Ipanema, na Zona Sul da cidade, a sujeira praticamente bate à porta dos moradores logo cedo: quase todos os dias, a Rua Farme de Amoedo amanhece tomada por sacos de lixo e restos de comida deixados pelos estabelecimentos da região. A reclamação é da leitora Renata Penedo. Ela se queixa da falta de cuidado com a limpeza e a demora na coleta do lixo produzido na noite anterior. Revoltada com a situação, Renata fez questão de contar quantos bares e restaurantes existem na rua para dar uma ideia do tamanho do problema que enfrenta diariamente.
— São 23 em uma única rua! O problema é que alguns estabelecimentos deixam o lixo da noite na calçada, causando mau cheiro, chorume e uma infestação de ratos e insetos. Todo dia isso acontece — reclama a leitora.

— Pagamos impostos caríssimos em Ipanema, isso é um descaso com os moradores e pessoas que têm que passar cedo por ali. Lixo Zero onde?Por conta do grande número de bares e restaurantes, a rua é uma das mais movimentadas do bairro. Nos fins de semana, quando os número de frequentadores costuma aumentar, o problema se torna ainda mais grave. Segundo a leitora, as calçadas ficam imundas, já que muita gente descarta guimbas de cigarro e restos de comida no chão. Renata diz que há falhas na aplicação do Programa Lixo Zero e pede mais fiscalização na região:
Procurada pelo GLOBO, a Comlurb explicou, em nota, que, como os estabelecimentos da Rua Farme de Amoedo são grandes geradores de resíduos, a coleta é feita por empresas credenciadas. Uma equipe foi enviada ao endereço esta semana para verificar se os bares e restaurantes estão descartando o lixo irregularmente. Além disso, a Comlurb disse que reforçou a fiscalização da Lei de Limpeza Urbana e que já emitiu multas para os estabelecimentos que foram flagrados cometendo irregularidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário