ATA DE REUNIÃO


Reunião PSI –  07/10/2013 – Colégio Notre Dame – Ipanema

      Infelizmente, não foi possível acessar o site que a Prefeitura disponibilizou para que a população participasse de um projeto de manutenção e melhorias nos bairros. Este site tem por objetivo fazer com que as pessoas enviem sugestões e idéias e até invenções para melhorar a qualidade de vida da população.
     Como a intenção parece ser boa, o PSI tentou participar da campanha, mas não foi possível, devido à dificuldade em acessar o site, que é o único meio de se entrar em contato com a equipe que organiza o projeto.

      Foi sugerido por uma moradora do bairro, mais precisamente da Rua Barão da Torre, em frente à Praça N. S. da Paz, que se fizesse uma campanha para desocupação das calçadas de Ipanema, em geral, por mesas de estabelecimentos que comercializam comidas e bebidas. Pode ser observado, que este tipo de comércio, praticamente toma conta de todas as calçadas em frente e as dos  lados  onde estão localizados, dificultando o trânsito de pedestres, principalmente para quem conduz cadeiras de rodas e carrinhos de bebês. Além do mais, estes comerciantes não têm o menor cuidado com a higiene do local, tornando as calçadas muito sujas e com o agravante de não limparem devidamente.
      Chegou-se à conclusão que deveria ser exigido dos órgãos competentes, maior cobrança de regras de padronização em geral, e com cuidados básicos ao se liberar tipos de estabelecimentos que podem provocar algum incômodo aos moradores próximos, tal como: barzinhos, boites, restaurantes, etc...

      Também foi decidida, a criação de “Fiscais de quarteirão” para relacionar as irregularidades de cada quadra de Ipanema. Estes fiscais documentariam o problema apresentado com fotos e um pequeno relatório sobre o fato e então entraria em contato com o Administrador Regional Leonardo Spritzer que se mostrou adepto da campanha. Haveria  também contatos com a imprensa para serem publicadas notas nos jornais divulgando os problemas a serem solucionados.

      Quanto à questão da Praça, foi sugerido por uma moradora, que se enfatizasse nas Ações judiciais, um amplo esclarecimento à população sobre a verba destinada à compensação ambiental. Esta verba de mais de um bilhão de reais, tem que ser usada exclusivamente para compensar os estragos ambientais que estão ocorrendo em Ipanema por conta da absurda construção da estação N.S.  da Paz.


Ata elaborada por Sylma Reis     

Nenhum comentário:

Postar um comentário