LAGOA

Espuma branca gera temor de nova mortandade de peixes na Lagoa

  • Leitor flagrou a sujeira nas margens do lado de Ipanema na última semana
  • Smac afirma que espuma surgiu após comporta ser aberta
  • Balsa de limpeza está em manutenção

O GLOBO, COM O LEITOR JOSÉ CARLOS SABATÉ (

Espuma branca deixou moradores temerosos sobre a possibilidade de nova mortandade de peixes no local - Foto: Eu-Repórter / Foto do leitor José Carlos Sabaté
Espuma branca deixou moradores temerosos sobre a possibilidade de nova mortandade de peixes no local - Eu-Repórter / Foto do leitor José Carlos Sabaté
RIO - Um dos mais belos cartões-postais da cidade, a Lagoa Rodrigo de Freitas convive com o grave problema da poluição. O leitor José Carlos Sabaté, de 60 anos, flagrou, na semana passada, uma cena preocupante: uma densa espuma branca sobre a superfície da água.
O flagrante da foto foi feito no trecho entre as ruas Vinícius de Moraes e Joana Angélica, em Ipanema. José Carlos, que é morador da região, contou que caminhava na orla da Lagoa, como costuma fazer três vezes por semana, quando se assustou com a cena:
- Vi uma espuma branca e muito suja, perto de uma galeria de águas pluviais. Mas percebi que também havia espuma em outros pontos da Lagoa.
O engenheiro denuncia que, há pelo menos dois meses, não observa balsas de limpeza na Lagoa. Ele teme que isso possa acarretar em uma nova mortandade de peixes, como ocorreu em março:
- Essa sujeira é uma contraposição a tanta beleza. A Lagoa precisa de atenção. Se a gente não cuidar, quem vai? Não vai ser o Papa, nem o Espírito Santo.
A Secretaria municipal do Meio Ambiente (Smac) informou, por nota, que a espuma encontrada na Lagoa Rodrigo de Freitas foi levada do mar para a Lagoa através da comporta do canal que ficou aberta por conta das chuvas e elevação da maré.
Segundo a Smac, a comporta é fundamental para a renovação da água da Lagoa e para a manutenção do nível das águas. Esta espuma, também presente na orla da Zona Sul, foi provocada pelo período de chuvas intensas associada a ressaca no mar. Informamos, ainda, que com a ausência das chuvas e com o nível normal das águas da Lagoa, a comportada foi fechada na manhã de terça-feira.
Sobre o barco que monitora a Lagoa, a Comlurb informou que ela está em manutenção, mas voltará a navegar no fim de semana.



Nenhum comentário:

Postar um comentário