terça-feira, 23 de abril de 2013

EMAIL RECEBIDO





 

 
 
O Governo do Rio de Janeiro cometou algumas irregularidades e atos ditatoriais sobre o assunto metrô na Praça N. Sra. da Paz, em Ipanema:

- Fez uma pesquisa em silêncio, escondido da população, sobre qual seria o melhor local para a nova estação de metrô.
- Informou e impôs à população que a estação seria na Praça, com a destruição de dúzias de árvores.
- Quando promoveu um encontro público (obrigado pela Lei) para debater o assunto com a população, apenas os representantes do Governo tiveram tempo de sobra para falar, obrigando os representantes da população (e inclusive o advogado desta) a ter poucos minutos para falar rapidamente.
- DESRESPEITOU DECISÃO JUDICIAL (que determinou a não destruição de árvore alguma antes de uma perícia no local), cortando e destruindo diversas árvores, e agindo, desta forma, CONTRA A LEI.
- A estação poderia ter sido construída utilizando o método unicamente subterrâneo, com o equipamento apelidado de "Tatuzão", que escava o subsolo sem estragar um centímetro sequer da superfície. Estranhamente, o mesmo "Tatuzão" será usado em outras partes da obra.
- O Governo alega que a estação construída esburacando a Praça é mais barata e mais fácil. Porém, este mesmo Governo pediu (e obteve) milhões de reais à Presidência da República destinadas às obras dos estádios e infra-estrutura para a Copa do Mundo e Olimpíadas, mas não quis pedir dinheiro para construir uma estação que poupasse a Praça da destruição.
- A estação poderia ter sido construída no quarteirão seguinte (apenas 200 metros depois), no subsolo da rua, conforme sugeriram RENOMADOS ENGENHEIROS. Mas o Governo RJ, ditatorialmente, preferiu fazer do jeito dele. Curiosamente, no bairro vizinho, o Leblon, uma estação está sendo construída no subsolo da rua!
- O Governo sabe, desde o ano 2009, que as Olimpíadas 2016 serão no Rio, mas DEMOROU TRÊS ANOS para iniciar as obras do metrô. Agora, alega prazo apertado para executar as obras e diz que abrir uma cratera na Praça será mais rápido.
- Continua pensando que não é obrigado a conceder satisfações à população, enquanto que a população paga seus impostos, e é com o dinheiro dos seus impostos que o salário do Sr. Governandor e de seus Secretários são pagos. Logo, o Governo tem, sim, a obrigação de conceder explicações ao povo que ele governa.
- O Governo RJ está com pressa de organizar uma Olimpíada para o mundo todo ver e esquece da preservação ambiental.

Para completar, pessoas favoráveis à ação do Governo RJ radicalizaram ao difamar os moradores de Ipanema, dizendo que todos os defensores da Praça são preconceituosos com os moradores dos bairros da Zona Norte e da Baixada Fluminense, e que por isto não queriam uma estação de metrô que facilitasse a vinda destes. Na verdade, OS DEFENSORES DA PRAÇA SÃO A FAVOR DO METRÔ. Apenas queriam que a estação fosse construída de outra forma. Sabemos que existe preconceito por parte de alguns moradores da Zona Sul para com os moradores dos bairros acima mencionados, mas os defensores da Praça são a favor do metrô.
 
Hélio B.
 

Nenhum comentário: