PROJETO SENA LIMPA


Governo do Estado do Rio lança projeto Sena Limpa em Ipanema

Meio Ambiente

alt
O governo do Rio inicia nesta quinta-feira (31/01) o projeto Sena Limpa de Ipanema, que implanta novo sistema de coleta de esgotos para beneficiar a praia do bairro.
A cerimônia conta com as presenças do secretário do Ambiente, ]Carlos Minc, do presidente da Cedae, Wagner Victer, e a presidente do Inea, Marilene Ramos. A iniciativa é feita em parceria com a Prefeitura do Rio.
- O novo sistema vai garantir o fim do lançamento de esgoto clandestino e águas residuais de qualquer natureza nas galerias de águas pluviais do bairro. Assim, estaremos assegurando a preservação da qualidade das águas das praias do Leblon e de Ipanema. As obras integram o projeto Sena Limpa no combate a poluição em seis praias da cidade – destaca o presidente da Cedae, Wagner Victer.
- Coordenado pela secretaria do Ambiente e com a participação de dez órgãos do estado e do município, o Sena Limpa é um dos programas mais importantes, pois vai garantir saúde, lazer, esporte e turismo, com a balneabilidade das seis praias. Ainda no primeiro semestre deste ano, será lançado o Sena Limpa 2. Por conta de várias intervenções, sobretudo da Cedae, a Praia de Ipanema, nos meses de outubro, novembro e dezembro de 2012, esteve sempre própria para o banho. Em breve, começa também a teleinspeção – com minirrobôs filmando por dentro da tubulação – primeiro no Leblon e depois em Ipanema, para combater o despejo clandestino de esgoto nas galerias pluviais, explicou o secretário Carlos Minc.

O projeto prevê a implantação de duas estações elevatórias de esgotos subterrâneas totalmente automatizadas, preservando a paisagem local. Também serão assentados 130 metros de rede coletora de esgotos com diâmetro de 200 milímetros, três unidades de captação de esgotos e 210 metros de linha de recalque sendo 150 metros com diâmetro de 90 mm e 60 metros com diâmetro de 50 mm. O sistema terá sete poços de visita para que técnicos possam fazer a manutenção constante.

Lançado em 2012, com investimentos de R$150 milhões, o Programa Sena Limpa vai despoluir seis das principais praias do Rio até 2014. Em diferentes etapas, estão sendo executadas obras de recuperação ambiental das praias de São Conrado, Leblon, Ipanema, Leme e Urca, na Zona Sul, e da Bica, na Ilha do Governador, dentro da Baía de Guanabara.
Fonte: Agência Rio de Notícias
Foto: portaldoleblon.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário