METRÕ




Após carnaval, Ipanema ficará quase um ano sem metrô

Paralisação se deve às obras da Linha 4, que ligará a Zona Sul à Barra

O Globo


— A Estação General Osório do metrô, em Ipanema, ficará fechada durante dez meses, após o carnaval de 2013. A paralisação se deve à necessidade de construção de um túnel entre a própria General Osório e a Estação Cantagalo, em Copacabana, como informou o site G-1. Assim, informou o consórcio responsável pela obra, vai ficar assegurada a conexão entre as linhas 1 e 4 sem transbordo. A Estação Cantagalo será paralisada após o carnaval por pelo menos 15 dias.


A concessionária Metrô Rio vai disponibilizar nesses dez meses 23 ônibus no trajeto que vai da Estação Siqueira Campos à General Osório, diminuindo o intervalo entre os coletivos de quatro para três minutos. O horário de circulação dos ônibus será das 5h à meia-noite, de segunda a sábado; e das 7h às 23h aos domingos e feriados.

A Linha 4 prevê a construção de quatro estações na Zona Sul: Nossa Senhora da Paz, em Ipanema; Jardim de Alah e Antero de Quental, no Leblon; e Gávea. Um túnel subterrâneo ligará a Gávea à Praça General Osório.


BRT chegará ao Jardim Oceânico


Na Barra da Tijuca, a estação do metrô ficará no Jardim Oceânico, ao qual o traçado do BRT Transoeste será estendido. São Conrado também terá uma estação.

A inauguração das estações está prevista para dezembro de 2015, já visando à sua utilização plena nos Jogos Olímpícos de 2016, que terão, na Barra, os principais equipamentos esportivos, além da Vila Olímpica.

As obras começaram em junho de 2010 justamente pela Barra. Em dezembro de 2015, segundo prognóstico do consórcio, a Linha 4 já vai estar em fase de testes.




2 comentários:

  1. Para que a pressa em destruir a Praça N. Sra. da Paz e cortar várias de suas enormes árvores se existe um projeto alternativo que, além de preservar a Praça intacta com todas as suas árvores, ainda mantém a nova estação de metrô na região da Praça?

    ResponderExcluir
  2. O prefeito pede a compreensão dos cariocas sobre os transtornos no trânsito causados pelas obras da região portuária mas se esquece de pedir o mesmo com relação às obras do metrô de Ipanema. Transtornos no trânsito causados pela adaptação do projeto da estação, para preservar a Praça N. Sra. da Paz, são aceitáveis. Compensa suportar um ou dois anos de transtornos, quando o benefício é manter uma área verde belíssima por muitas décadas mais. A pressa para aprontar a cidade para a Copa e Olimpíadas atropela a preservação ambiental. Ideal seria que todos os bairros da cidade tivessem uma Praça com esta.

    ResponderExcluir