EMAIL MANDADO /REGIÃO ADMINISTRATIVA

 

Caro Bruno,
Passei o final de semana em Ipanema e fiquei impressionado com o que vi...
Os bares e restaurantes da Vinícius de Moraes , Farme de Amoedo, Maria Quitéria , etc , colocando cadeiras e ocupando calçadas, obrigando os pedestres andarem pela rua ...
Não sou contra colocar mesinhas e cadeira , mas pelo menos que deixem os pedestres circularem pela calçada.
A Praça N.Sra.Paz está mto suja, sem cuidados nenhum e além do mais com número mto grande de moradores de rua, drogados, etc.
nao tem como crianças e idosos  frequentá-la, pois são molestados pelos mesmos. Ao pedir auxílio aos Guardas Municipais, dissem que vão tomar providencias mas na prática nada acontece mesmo e a obrigação deles cuidarem do Patrimônio não existe...
Às 6as.feiras, dia de feira na Praça, não tem como passar na rampa de cadeirantes, pois os feirantes tomaram conta da passagem, obrigando a atravessar do outro lado da rua. Até falei com o Inspetor da Guarda Municipal da área Leblon/Ipanema há mais de 2 meses e nenhuma providencia foi tomada.
Em relação à Praça Gal Osório, os moradores não conseguem mesmo frequentá-la aos sábados e domingos, pois os feirantes começam a montar as barracas no sábado por volta de 14 hs e desmontam as 22 hs do domingo... os moradores não têm como frequentar a Praça.
Os bares que ficam na Jangadeiros estão colocando mesas e cadeiras velhas , usando a Praça Gal Osório , como depósito de lixo . Isso já é prática antiga e ninguem toma providencia...
Tenho certeza que , se depender de vc, as providencias serão tomadas.
É muito triste quem nasceu e se criou em Ipanema , ver como a mesma esta se tornando...

Um grande abraço,

ATT.

3 comentários:

  1. A apenas recente falta de conservação na Praça N. Sra. da Paz (poças de água atraindo mosquitos, vegetação mal-cuidada) demonstra uma aparente proposital desatenção da Prefeitura. Parece até que a Prefeitura e o Governo do Estado querem afugentar os frequentadores, principalmente idosos e crianças, para então se justificar: "A Praça é pouco frequentada mesmo... não há problema em demolir a mesma para fazer o Metrô e estacionamento subterrâneo." Que espécie de Prefeito é este que um dia reclama que a cidade tem excesso de concreto e no dia seguinte se omite sobre a destruição da Praça?

    ResponderExcluir
  2. Querem fechar e cortar centenas de árvores da Praça toda apenas para que ela se transforme num espaço para espalhar e estacionar máquinas, tratores, caminhões, material de obra. A Praça ficaria toda estragada. Porque não usam outro local para estacionamento e máquinas e estocagem de material? Quando as pessoas pensam, raciocinam, encontram uma solução alternativa. E o governo ainda alega que menos de 5% da Praça seria usada para o metrô - uma mentira!

    ResponderExcluir
  3. Os moradores de Ipanema não são preconceituosos com os moradores de bairros distantes e da periferia, conforme acusaram algumas pessoas. Não são apenas pessoas pobres que utilizam o metrô. Muitos moradores de Ipanema, inclusive de terno e gravata, pessoas de classe média, de bom nível sócio-cultural, também utilizam o metrô e ônibus: isto é uma verdade e todos sabem disto.

    Somos a favor do metrô no bairro. Devemos conciliar, de forma amistosa, os dois lados da questão: a necessidade de se construir o metrô com a necessidade de se preservar o agradável e tranquilo espaço de lazer para crianças, idosos e pessoas de todas as idades. Quando falamos em evitar a circulação de milhares de usuários do metrô, por dia, dentro da Praça N. Sra. da Paz, nos referimos a todos os usuários, incluindo os próprios moradores de Ipanema a que me referi acima. Caso contrário, a Praça se tornaria tão movimentada e agitada como as calçadas da Rua Visconde de Pirajá, a principal do bairro, e que é utilizada também pelos próprios pedestres moradores do bairro.

    Todos nós, em qualquer um dos bairros da cidade, seja na Zona Sul, seja na Zona Norte, seja na Baixada, sentem falta de um lugar de lazer e descanso tranquilo para suas crianças, idosos e pessoas de qualquer idade. Ruim mesmo é ter que confinar estas pessoas de nossas famílias em um play-ground fechado dentro de um condomínio, como os que estão construindo atualmente em vários bairros. Ideal seria que todos os bairros da cidade tivessem uma Praça como esta.

    A Praça N. Sra. da Paz é aberta a todos os moradores de todos os bairros da cidade. As pessoas que vêm de metrô e ônibus para Ipanema são bem-vindas a desfrutar da mesma. Apenas estamos propondo a estação fora da Praça, para evitar que se transforme numa imensa calçada agitada, com pessoas indo e vindo apressadas.

    Abraços,

    Hélio Bandeira

    ResponderExcluir