ATA 5/12

Ata da Reunião de 5 de dezembro de 2011

Local e Horário : Colégio Notre Dame às 18:00 h

Participantes : 20

(1) UOP-UNIDADE DE ORDEM PÚBLICA, em Ipanema

Com a implantação da UOP em Ipanema a partir de 05/12/2011, a Coordenadora Ignez Barreto ressaltou a importância da cooperação da população para que o ordenamento do bairro seja realmente bem sucedido.Para tanto orientou que as denuncias de irregularidades sejam encaminhadas para o e-mail do Projeto de Segurança de Ipanema, constando de : tipo/local da irregularidade, data, horário , se possível registradas com fotos , mesmo de celular.Em caso de omissão ou conduta negligente do Guarda Municipal, obter seu nome, pela visualização na camisa de seu uniforme.

O Secretário de Ordem Publica, Sr.Alex Costa, respondeu e-mail enviado pelo PSI e brevemente deverá ocorrer reunião entre as partes.

Rose apontou exemplos de desordem frequentes no bairro tais como uso indevido das calçadas por bares e restaurantes e estacionamento irregular,principalmente caminhões de carga/descarga , com duas rodas sobre as calçadas e fora do horário permitido, causando muito transtorno, sobretudo para condutores de carrinhos de bebê e cadeirantes.

(2) NOVO COMANDANTE DA UPP / CANTAGALO-PAVÃO/PAVÃOZINHO

Em 16/12/2011 , às 15:30h na UPP Cantagalo , acesso via Elevador da Rua Barão da Torre, será realizada reunião com o novo Comandante , quando serão abordadas as principais queixas : barulho e lixo.

Em recente evento o Vice-Governador Pezão havia se comprometido viabilizar a obra de tratamento acústico da quadra através de recursos oriundos do PAC-2.

Será naquela oportunidade ressaltada a importância da questão da Titularidade acompanhada de Responsabilidade Individual / exercício de plena Cidadania.

(3)BIENAL DE ARQUITETURA

Dia 1/12 ultimo, em São Paulo, o Projeto de Segurança de Ipanema , na pessoa de sua Coordenadora, Sra.Ignez Barreto, esteve representada no evento.Em 20/12/2011,às 19:00h haverá o lançamento do livro “ O Galo cantou “, na Livraria da Travessa do Leblon .

(4)GRANDES EVENTOS

O Vereador Paulo Messina , por sugestões da sociedade fluminense, mandará para plenário, regulamentação de Mega Eventos : Révèillon, Carnaval, Shows na Orla.Foi comunicado que para 2012 o Ministério Publico vetou a participação do Bloco da Preta Gil , em Ipanema.

(5)PONTOS DE ONIBUS

Julio , residente da Rua Rainha Elisabeth , relatou que em dezembro/2010 encaminhou abaixo-assinado colhido entre moradores da região e do entorno da Rua Teresa de Aragão para a Subprefeitura , solicitando o remanejamento de duas linhas de ônibus existentes naquele local.Para seu espanto e indignação , após 3 (três) meses, colocaram mais 2 (duas) linhas de ônibus (Viação 1001 e Brasolisboa) com destinação à Charitas , Niteroi.Êle havia sugerido a remoção daqueles pontos , remanejando-os para o Jardim de Alah, por ser este um local amplo , com vários trechos ociosos ; ou para as imediações do Estádio de Remo da Lagoa, sem sucesso.

Apresentando fotos feitas nos locais onde os pontos atuais se encontram, totalmente em desacordo com o espaço diminuto ; e com o risco que provocam à saúde dos moradores daquelas redondezas , pela quantidade de poluentes que os ônibus produzem e diante da total falta de interesse do poder publico e das empresas em solucionar o conflito, o PSI foi consultado e sugeriu que fosse providenciada representação junto ao Ministério Publico , na Promotoria de Meio Ambiente. PSI deverá acompanhar o seu andamento .

6)MP METRÕ NSraPAZ

A obra encontra-se embargada , pelo Ministério Publico, por falta de projeto; licenças. É consenso que a Linha 4 , projeto de 12 anos atrás, deve ser cumprida como originalmente planejada.Rose deu ciência do Tombamento da Praça, através do Decreto no.23.161,de 21/07/2003.Anexo I : ...” Estão ainda incluídas nesta área a Praça Nossa Senhora da Paz...”É temido que uma vez concretizada a estação naquele local , a Praça também se torne Terminal Rodoviário como ocorre atualmente com a Pça.Gal.Osorio.

A Coordenadora vem tentando, sem sucesso , reunião com o Sr.Washington Fajardo.

(7)MP CARNAVAL

A Coordenadora enviou e-mail para a Promotora Ana Paula ,indagando sobre nossa representação , contudo esta informou que somente se pronunciará através dos autos.Com vistas ao Carnaval 2012 a maior reivindicação é a proibição de bebida alcóolica a menores de idade.Será providenciada Ação Publica na Vara de Infância e do Adolescente.

(8)NOVO EVENTO Pça.NSPAZ

PSI planeja a realização de exposição de fotos antigas e histórias sobre a Praça Nossa Senhora da Paz uma vez que essa é a única Praça do Bairro de Ipanema conjugando : tradição ; integração entre os moradores e abundância de vegetação,espécies antigas, canto dos pássaros.É importante ressaltar que segundo divulgado recentemente na imprensa, o Secretário de Conservação, Sr. Carlos Osório informou sobre a decisão da Prefeitura na remoção das grades da Pça. Gal. Osório por considerar aquele local como área de circulação.A Comunidade Ipanemense que não foi consultada , diverge dessa interpretação por entender que área de circulação são todas as áreas do bairro e que o gradeamento das Praças se faz necessário em razão das mudanças havidas na cidade , nos ultimos anos, com a presença maciça de população de rua e malfeitores.Será criada Comissão Organizadora uma vez que o trabalho de coletânea de fotos antigas e depoimentos de frequentadores da Praça , demandará tempo e custos.Mas certamente será uma bela homenagem á Praça N.Sra.da Paz , nesses 117 anos de Ipanema.Triste daqueles que não reverenciam sua História...

(9)ASSUNTOS GERAIS

Roberto denunciou o abandono da Rua Joana Angélica, com flanelinhas agindo livremente , cobrando de R$ 15,a R$20, nos finais de semana bem como de bicicletas e triciclos que trafegam nas calçadas, em alta velocidade, o que é um grande transtorno, sobretudo, para deficientes visuais.

Tereza ratificou o problema causado pelo barulho de helicópteros e aeronaves de pequeno porte, cada vez mais frequentes.

Foi avisado que as reuniões do grupo serão temporariamente interrompidas , em razão dos festejos natalino e de final-de-ano, devendo ser reiniciadas em janeiro de 2012 , em data a ser divulgada.

A todos que estiveram conosco nessa empreitada, objetivando um bairro com melhor qualidade, desejamos FELIZ NATAL e FELIZ ANO NOVO !

Ata redigida por Grace Fabor










Nenhum comentário:

Postar um comentário