COMENTÁRIOS


Rio, 23/10/2011

Prezados voluntários do PSI,

Estamos todos de parabéns pelo sucesso de nossa manifestação de ontem. O resultado foi muito além de todas as expectativas. Tivemos mais de quinhentas presenças, o que significa que mais de 1% dos moradores do bairro atendeu ao nosso apelo e foi expressar publicamente a sua opinião. A mídia compareceu em peso, o que nos dá muita legitimidade. Foi um momento emocionante! As pessoas de maneira pacífica, informal, de acordo com as possibilidades de um movimento totalmente voluntário, exerceram a sua cidadania colocando para o Governo do Estado a sua opinião sobre uma intervenção que será profunda em nosso bairro, desrespeitando o tombamento da praça vigente há mais de trinta anos e que sobre tudo vai contra a opinião da maioria absoluta da população de Ipanema. É claro que não há unanimidade em nada, mas as opiniões favoráveis à estação foram absolutamente irrelevantes. Nós convidamos todo o bairro, colocamos as faixas em lugares públicos, deixamos os convites nas portarias dos prédios etc. de modo que, se só apareceram duas pessoas para se dizerem contrárias à nossa demanda num universo de mais de quinhentas que foram colocar a sua posição contrária à estação de metrô na Praça N. Sra. da Paz, podemos ficar tranqüilos e saber que realmente expressamos o desejo de mais de 90% dos moradores do bairro, o que bate com a nossa enquete feita entre Abril e Maio de 2011.

Foi muito bonito, o esforço conjunto de todos, cada qual fez a sua parte.

AGRADECIMENTOS

Temos de agradecer em especial ao Paulo Amendoeira pela arte dos convites e do manifesto, Ao Paulo Cintura pelo apoio, ao Demétrius pela impressão de 10.000 convites, pelas mudas e xerox do manifesto, à Sonia por ter conseguido o RJ-TV, ao grupo organizador, e a todos que divulgaram e distribuíram os convites

REQUERIMENTO DE INFORMAÇÕES

A deputada estadual Aspásia Camargo fez um requerimento de informações através da Mesa Diretora da Assembléia Legislativa à Secretaria Estadual de Transportes nos seguintes termos:

Considerando que a população não foi ouvida e que há severas críticas por parte das entidades, moradores, empresários atuantes em Ipanema quanto à implantação da estação pede que sejam expedidas as seguintes informações;

1) se existe decisão definitiva quanto a implantação da Estação N. Sra. da Paz.

2) Quais os fundamentos técnicos- encaminhar todos: - planos, cálculos, relatórios e demais documentos que fundamentem tecnicamente a obra.

3) Se já foi realizada licitação para a obra da referida estação. Enviar cópia do contrato administrativo, com todos os anexos ou informar a previsão da realização da licitação.

4) Qual o valor de implantação da referida estação- enviar detalhamento de todos os custos envolvidos. Qual a redução dos custos caso não se concretize a estação N. Sra. da Paz

5) Quais os prazos previstos para início e conclusão da obra, bem como a data prevista para a inauguração da estação.

6) Quais os impactos decorrentes da obra de implantação desta estação, em especial os ruídos, poeira, trânsito fechamento total ou parcial de vias, derrubada de árvores ou retirada de vegetação, interdição total ou parcial da Praça N. Sra. da Paz, obstáculos ao acesso a edificações ou estabelecimentos comerciais ou de serviços ( informar detalhadamente). Quais medidas previstas para mitigação ou compensação desses impactos.

7) Se já foi iniciado o processo de licenciamento ambiental da obra – informar o número do processo e cópia do mesmo.

8) Quais as distâncias entre a estação Gen. Osório e a da Praça N. Sra. da Paz; entre esta e a futura do Jardim de Alá. Quais as distâncias entre as demais estações da Linha 1 e 2.

9) Foram previstos estudos de não implantação da estação N. Sra. da Paz e se afirmativo, encaminhar estes estudos.

Ignez

Nenhum comentário:

Postar um comentário