BALANÇO 2010

BALANÇO 2010-12-23

AÇÕES BEM SUCEDIDAS


1) SUSPENSÃO DO REVEILLON EM IPANEMA

O cancelamento da festa se deu por falta de patrocínio uma vez que as empresas patrocinadoras entenderam que a população não quer a festa e que tudo ficaria por este motivo muito complicado. No nosso entendimento, o objetivo foi alcançado uma vez que fizemos uma enquete onde ficou claro que quase 80% dos moradores entrevistados ( perto de 1% da população do bairro ). A enquete teve ampla divulgação na mídia.

2) CARNAVAL

Melhoria na organização do carnaval no bairro. Ainda não sabemos exatamente como será o carnaval em nosso bairro uma vez que a Riotur ainda não se posicionou oficialmente a respeito. Temos feito muita pressão, que esperamos dê resultados.

3) – ENQUETE SOBRE O REVEILLON

Durante o mês de Julho fizemos uma enquete para saber a opinião dos moradores de Ipanema sobre a realização da festa de réveillon no bairro. A enquete foi muito bem sucedida. Vários voluntários do PSI, entre eles pessoas de notado renome e prestígio em nossa cidade, foram responsáveis pela coleta dos votos em seus respectivos condomínios. Gostaria de citar o voto do Dr. João Havelange, nosso vizinho que fez questão de tornar público sua opinião de repudio à festa. O resultado da enquete foi recebido por todos e amplamente divulgado pela mídia. Foram 485 entrevistados, quase 1% da população do bairro e 77,73 % contrários à realização da festa.

4) – PALESTRA DO SECRETÁRIO ESTADUAL DE SEGURANÇA PÚBLICA DR. JOSÉ MARIANO BELTRAME

Uma das ações de mais sucesso do PSI em 2010 foi a palestra, organizada por nós, onde o Secretário estadual de Segurança Pública – Dr. José Mariano Beltrame fez para a população do bairro no auditório do Colégio Notre Dame. O público estimado foi de 600 pessoas. O secretário fez uma exposição fantástica da política de segurança pública, UPPs, incluídas. Tudo correu na mais perfeita ordem, as perguntas foram todas respondidas, com técnica e seriedade, e a população do bairro teve a oportunidade de ver de perto o quanto a SESP está empenhada em dar à população de forma consistente melhores condições de segurança.

5) – PALESTRA DO CHEFE DA POLÍCIA CIVIL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DR. ALAN TURNOWSKI

O objetivo desta palestra foi mostrar à população do bairro o programa DEDIC.Este programa é inovador em termos de agilização do atendimento nas delegacias do Estado do Rio de Janeiro. Esta palestra só foi possível com a acooperação do delegado titular da 14ª. DP –Dr. Fernando Veloso e de seus auxiliares entre os quais o Inspetor Figueiredo. Aliás, a parceria entre o PSI e a 14ª. DP tem sido a mais rica e proveitosa possível.

6) – PROJETO DE REGULARIZAÇÃO DO CANTAGALO

A parceria PSI, Instituto Atlântico, Associação dos Moradores do Cantagalo, escritórios de advocacia Sousa- Cescom e Goyareb & Mitchel continua seu trabalho de pressão para que as autoridades reconheçam o direito de propriedade dos moradores do Cantagalo, assim como às moradias o “habite-se”necessário para a geração do IPTU e todos os outros encargos de modo a transformar aquela comunidade em bairro, parte integrante de Ipanema.

7) – PARCERIA DO PSI COM A SCERETARIA MUNICIPAL DE AÇÃO SOCIAL

Este foi uma das ações mais importantes do PSI em 2010. O PSI através do Valdemar fez uma parceria com a Secretaria Municipal de Ação Social, através da Luiza Salatino, conseguiu dar atendimento oftamológico a 120 pessoas abrigadas nos abrigos municipais.Dentre os atendimentos teve operações de catarata, doação de óculos etc.

8) – FECHAMENTO COM GRADES DAS PORTAS DA AGÊNCIA DO HSBC

A porta da agência do HSBC tinha se transformado em um dormitório de população de rua. Em ação coordenada pela Sandra Louzada conseguimos que o banco puzesse grades na porta e fizesse um projeto paisagístico com vasos de plantas.

9) – FORMAÇÃO DE GRUPO DE SEGURANÇA PARA A PRAÇA N. SRA. DA PAZ

Esta ação coordenada pela Georgiana ainda não foi concluída, mas está em andamento.

10) – PARCERIA COM A SECRETARIA MUNICIPAL DE MANUTENÇÃO

Esta ação também em andamento é coordenada pela Cristina, Bruno e Marcelo Santos. Estamos propondo a adoção por pessoas físicas dos canteiros de Ipanema a começar com um piloto nas ruas Vinicius de Moraes e Farme de Amoedo.

11) – MELHORIA DOS INCOVENIENTES CAUSADOS PELOS BARES DA MARIA QUITÉRIA

Em 2010 pressionamos muito a respeito destes inconvenientes de barulho e sujeira causados pelos bares nesta rua. Ainda está longe do ideal , mas houve melhora.

12) – RESTAURAÇÃO DA VEGETAÇÃO DE RESTINGA DA ORLA

Este não é um projeto proposto pelo PSI. Ele é resultado de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e o Instituto E. O PSI que entendeu desde o princípio a importância deste projeto para a qualificação do espaço público na orla e para o meio ambiente, sempre, além de apoiar muito fez pressão para que a continuação do piloto existente que vinha desde a administração passada fosse feito ao longo da orla de nosso bairro. Gostaria de salientar a atuação decisiva e eficiente do Jovanildo Savastano, presidente do Comitê Gestor da Orla

13) – AUMENTO DA PRESENÇA NA INTERNET

Em 2010 além de continuarmos aumentando todos os dias o número de acessos ao nosso blog monitorado pela Roselene, entramos também no face book monitorando pela Ana Luiza.

METAS PARA 2011

PENDENTES DE 2010 PARA 2011

1) – MINISTÉRIO PÚBLICO

Infelizmente a atuação do Ministério Público em 2010 foi aquém do esperado pelo grupo. Estamos estudando de que forma vamos agir de modo a forçar uma ação mais consistente. Vamos continuar com a nossa ação em relação ao carnaval e réveillon.

2) PRAIA LINDA, PRAIA LIMPA

A questão da limpeza da praia apesar dos esforços e duas tentativas não foi bem solucionada. Vamos continuar insistindo de modo a encontrarmos uma maneira viabilizar este objetivo.

3) – RETIRADA DA BANCA DE JORNAL E DO CHAVEIRO DA VINICIUS.

Em 2010 não conseguimos, mas vamos continuar pressionando.

4) –RETIRADA DO CASTELO DE AREIA EM FRENTE À LAURA ALVIM

5) – ACADEMIA DE GINÁSTICA DA AMIL


NOVAS PROPOSTAS PARA 2011

1) – FORUM DE SEGURANÇA PÚBLICA

Vai ser organizado pelo Valdemar e o Inspetor Figueiredo

2) – CAMPANHAS

Em 20101 pretendemos levar três campanhas para a rua

a) lixo na rua

b) esmolas

c) não comprar em camelô

3) – ESTAÇÃO DE METRÔ NA N. SRA. DA PAZ

O PSI é contra a construção da estação de metrô na Praça N. Sra. da Paz

4) – FORMAÇÃO DO GRUPO PARA TRABALHAR OS PROBLEMAS DA PRAIA

Este grupo será coordenado pelo Bruno e já conta com a participação da Roselene e da Cristina.

5) - ACOMPANHAMENTO DO PLANO DIRETOR DA CIDADE

Esta é uma ação coordenada pela Maria Teresa junto aos vereadores Carlo Caiado e Andrea Gouvêa Vieira

Um comentário:

  1. Passei agora pela Jangadeiros, Esquina com a rua Antônio Parreiras, e me deparei com um acampamento de mendigos. Latinhas pelo chão, papelão, crianças pedindo dinheiro, um adulto urinando na parede enquanto duas senhoras passavam também pelo local.
    É assim que começa o caos.

    ResponderExcluir