SURF DE PEITO

Surf de Peito

Bodysurfers dominam Ipanema (RJ)

Cartaz do Circuito Carioca de Surf de Peito. Foto: Reprodução.
A primeira etapa do Circuito Carioca de Surf de Peito 2010 acontece nos dias 29 e 30 de maio, a partir das 9 horas, em frente ao Posto 8, Ipanema, Rio de Janeiro (RJ).

O surf de peito é uma modalidade em que o competidor desliza na onda somente com o corpo, como se fosse uma prancha. O atleta fica em contato direto com a água, sem acessório algum. Alguns chamam de jacaré (os mais antigos), outros de bodysurf (nome globalizado). Não importa, o nome que prevalece é o surf de peito.

O esporte cresceu para valer nos anos 80. Apesar da inconstância de eventos durante pelo menos dez anos, o surf de peito nunca perdeu seu espaço nas praias do Rio. Pelo contrário, ele faz parte da cultura cult carioca.A ACSP (Associação Carioca de Surf de Peito) dá novo ânimo ao esporte desde 2004, realizando eventos organizados com juízes muito bem preparados. Os competidores não deixam por menos - realizam manobras incríveis, tais como o 360º, manobra muito utilizada por bodyborders e surfistas, onde o competidor faz um giro no seu próprio eixo.

Há também a “entrada por submerso”, onde o competidor faz sua entrada na onda atrás do espelho da água, e também, o “parafuso”, onde o competidor faz a troca de braço em contato com a onda, e assim, faz o giro no corpo, entre outras.
O evento já tem a participação confirmada de competidores de Florianópolis (SC), São Paulo, Espírito Santo, Saquarema (RJ), Niterói (RJ) e Macaé (RJ).

Para obter mais informações sobre o evento, acesse o site Bodysurf Brasil.
Calendário do Circuito Carioca de Surf de Peito 2010
1ª Etapa 29 e 30 de maio, Posto 8, Ipanema, Rio de Janeiro (RJ).
2ª Etapa 26 e 27 de junho, Posto 1, Leme, Rio de Janeiro (RJ).
3ª Etapa 24 e 25 de julho, Posto 5, Copacabana, Rio de Janeiro (RJ).
4ª Etapa 28 e 29 de agosto, Posto 11, Leblon, Rio de Janeiro (RJ).
5ª Etapa 23 e 24 de outubro, Posto 10, Barra da Tijuca, Rio de Janeiro (RJ).

Nenhum comentário:

Postar um comentário