´JOGO DO EMPURRA !!!

Clientes reclamam da Light, que reclama da ação de vândalos na cidade

Caio de Menezes , Jornal do Brasil

RIO - Faltando pouco menos de dois meses para o fim do verão, com previsão de mais calor, a Light afirma que tem estrutura para que todos seus clientes não fiquem sem luz. Apesar dos constantes apagões e de “explosões” em galerias subterrâneas, a empresa garante que o sistema de energia do Rio de Janeiro é seguro e funciona com folga de até 50% para consumos extras. Mesmo assim, aumentam as reclamações. A Light, que já culpou o calor – que teria provocado sobrecarga no sistema em função do aumento no consumo –, agora tem outra explicação: diz que os estragos resultam da ação de vândalos.

– Nosso sistema aguenta 25% de sobrecarga, os transformadores até 50%. Somos preparados para as variações de consumo entre as estações. O grande problema é o vandalismo e gatos – afirma o vice-presidente de operações da Light, José Márcio Ribeiro – Temos 70 mil transformadores, mas não temos como acompanhar todos. Se 100 clientes se abastecem de um equipamento, mas outras 100 pessoas furtam essa energia, ele fica sobrecarregado. Essa é a principal causa das quedas de energia na cidade – elucida
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A distribuidora diz que o prejuízo com furtos e atos de vandalismo na rede elétrica da Light, até setembro de 2009 , ultrapassa R$ 2 milhões. A empresa assegura já ter modernizado 20 quilômetros de cabos da rede.

Mas os problemas com a companhia não se resumem aos apagões. Na última quinta-feira, um curto-circuito na galeria da Light danificou a calçada da Rua da Alfândega, na Saara. A gerente de uma loja ficou ferida.

– Já estávamos sem luz, quando houve a primeira explosão, fui fechar a loja. A tampa do bueiro voou e queimei as pernas. Fui para o hospital, de onde só saí no sábado. Não consigo andar direito, penso em processar a Light – reclama Cíntia Gabriela Souza da Silva
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José Márcio, contudo, afirma que não houve explosão e divide a responsabilidade do problema com os comerciantes.

– Desde dezembro de 2008, modernizávamos a rede elétrica da Saara. Interrompemos os trabalhos antes do Natal, a pedido dos lojistas. O problema ali foi numa caixa de cabos. O calor e a demanda por energia derreteram a camada isolante de alguns cabos, que, em contato, entraram em curto circuito. Não houve explosão, só ar quente saindo da caixa. Para haver explosão, tem de haver combustível e uma faísca – afirma.

O presidente da Saara, Ênio Bittencourt, confirma que a associação pediu para a Light interromper o trabalho.
Mas, no último domingo, problema idêntico assustou moradores de Copacabana. Três pessoas ficaram feridas após uma explosão em uma galeria da Light na esquina das Avenidas Nossa Senhora de Copacabana e Princesa Isabel
– Fui jogada no chão. Machuquei meu joelho – conta a estudante Lílian Carla Ribeiro, uma das feridas.

Aneel acompanha

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informa que a Light analisa as explicações da Light. Se forem constatadas falhas da distribuidora, a empresa poderá sofrer multa de até 1% do seu faturamento.

Problemas em toda a cidade

Por conta das chuvas que caíram sobre o Rio de Janeiro, na última sexta-feira, Ilha do Governador, Andaraí e Tijuca (Zona Norte), além de Botafogo (Zona Sul), ficaram sem energia elétrica.

A falta de luz já tinha voltado a tirar o sono de moradores da cidade, desde o dia 12 de janeiro. No Leblon, a Avenida Bartolomeu Mitre e trechos da Avenida General San Martin foram atingidos. Na Zona Norte, algumas ruas dos bairros de Vila Valqueire e Irajá também ficaram sem energia por pelo menos 24 horas. Em Jacarepaguá, foram registrados diversos locais sem energia elétrica, especialmente a comunidade de Rio das Pedras.

No último dia de 2009, moradores de Jacarepaguá voltaram a enfrentar a falta de luz e, por pouco, não entraram no Ano Novo às escuras. Barra da Tijuca, Leblon, Vila Isabel, Olaria e Ilha do Governador compartilharam o drama
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Na noite do dia 24 de novembro do ano passado, cerca de 40 mil moradores de Ipanema, do Leblon e da Lagoa ficaram sem luz. À época, a Light informou que o corte foi preventivo, para a troca de um cabo subterrâneo. Em seguida, alegou que a rede elétrica foi alvo de vândalos que roubaram os cabos.

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