FIM DE SEMANA DE SOL !



Fim de semana

Em praia lotada de turistas, areias em ordem

Ronaldo Braga

RIO - O primeiro fim de semana de 2010 teve praias superlotadas, com muitos turistas brasileiros e estrangeiros. Os problemas que os cariocas costumam enfrentar na orla da Zona Sul ficaram restritos às ruas próximas às praias e ao calçadão. Nas areias, nada de frescobol, altinhos (jogo de bola) ou cães passeando. Já no asfalto, guardas municipais, policiais militares e fiscais da Secretaria Especial da ordem Pública (Seop) tiveram bastante trabalho para manter a ordem.

Uma operação Choque de Ordem apreendeu neste domingo dois caminhões - um com cerca de dois mil cocos, no Arpoador, e outro de gelo, na altura do Hotel Copacabana Palace. Os veículos descarregavam as mercadorias fora do horário permitido.

- Se a praia continuasse assim, teríamos um verão realmente muito bom. Não teve jogo de bola, frescobol nem ambulantes vendendo de tudo - disse César Silva, dono do quiosque Niterói, localizado em frente à Rua Farme de Amoedo, em Ipanema.

Estacionamento irregular: 107 veículos rebocados

" As pessoas estão mais conscientes. A população, tanto o carioca como os visitantes, correspondeu bem "
Só no trecho da orla entre o Arpoador e o Leblon, os fiscais da Seop apreenderam 148 guarda-sóis, 20 cadeiras de praia, oito galões de mate, 13 bolsas, 700 cocos e até uma machadinha, expostos no calçadão, além de quatro piscinas infantis que estavam sendo alugadas. Durante a operação, 107 veículos foram rebocados e 250 multas por estacionamento irregular, aplicadas.
Para o secretário da Ordem Pública, Rodrigo Bethlem, o fim de semana foi um grande teste para os futuros dias de sol na cidade.

- As pessoas estão mais conscientes. A população, tanto o carioca como os visitantes, correspondeu bem. O funcionamento da orla foi muito bom. Lógico que podem aparecer problemas aqui e ali, mas estamos acertando aos poucos - disse ele, que também elogiou a postura dos barraqueiros. - Eles têm que entender que trabalham num ponto nobre do turismo. Agora eles possuem alvará da prefeitura. O espaço é deles e tem que ser bem cuidado.

No dia 1º, um choque de ordem evitou que cerca de 300 visitantes ocupassem, com barracas de camping, a faixa de areia da Praia de Copacabana. Os turistas faziam parte de um grupo que veio de ônibus de cidades do interior de Minas Gerais e, após a comemoração da virada do ano, pretendiam acampar na praia.

" Tornar a praia mais organizada e limpa não significa acabar com a irreverência ou a espontaneidade do carioca "

- O choque de ordem é uma ação em favor do Rio. Tornar a praia mais organizada e limpa não significa acabar com a irreverência ou a espontaneidade do carioca - afirma Bethlem.
A ação na Prefeitura nas praias teve início em 8 de dezembro, com área piloto de atuação determinada entre o Arpoador e o Leblon. São mobilizados 143 homens da Guarda Municipal e do controle urbano da prefeitura diariamente, das 6h às 20h, especificamente para a operação nas areias.

O modelo de fiscalização a ser realizado no plano piloto será levado para outras áreas de forma gradual e progressiva, até abranger toda a orla, do Flamengo à Macumba.

Além das praias, a operação Choque de Ordem, realizada pela Equipe Bacana da Seop recolheu 123 moradores de rua das ruas da Zona Sul, neste fim de semana. Oitenta e oito adultos foram conduzidos para o abrigo da prefeitura na Praça da Bandeira. Trinta e cinco menores foram levados para o abrigo do Largo da Carioca, no Centro.

Moradores de rua agridem fiscais e são presos

Durante a fiscalização na manhã deste domingo, um homem e uma mulher, ambos moradores de rua que também atuavam como flanelinhas na Praça Antero de Quental, no Leblon, foram presos por desacato, desobediência e agressão a agentes da Seop. Eles foram levados para a 14ª DP (Leblon) por policiais do 23º BPM (Leblon) e também responderão por lesão corporal leve.
- Além do acolhimento das pessoas, estamos intensificando as ações no sentido de dificultar a permanência delas nas ruas. Retiramos caixotes, papelões e demais materiais usados pelos acolhidos - disse Marcelo Maywald, coordenador da operação.

Este ano a taxa média de ocupação na rede hoteleira da cidade, entre 31 dezembro e 3 de janeiro, foi de 95% - acima dos 94,2% registrados no réveillon passado, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do estado(ABIH-RJ). A expectativa da entidade era que o Rio recebesse 621 mil visitantes para celebrar a chegada de 2010, o que representa nove mil a mais em relação ao réveillon passado.

Um comentário:

  1. VISCONDE DE PIRAJÁ COM FARME DE AMOEDO EM IPANEMA
    LOCAL DE AGLOMERADOS DIÁRIOS EM DIREÇÃO A PRAIA

    O ÚNICO PREDIO (DE 2 ANDARES)EM OBRAS NAQUELA ESQUINA ( O QUE DESABOU NO ANO PASSADO)
    Os tapumes da obra da esquina da rua farme de amoedo, com visconde de pirajá alem de invadirem o espaço dos pedestres estão perigosíssimos , apresentando farpas , e pregos expostos
    Eu ja me ferí la.

    As farpas e pregos estão ha cerca de 1 metro de altura (a partir do chão ) e esses tapumes deixam uma estreita faixa livre para os pedestres na Visconde de Pirajá

    A calçada em frente, esta totalmente esburacada oferencendo perigo a quem passa , como aquelas pedras soltas no chão, podem virar armas nas mãos de barderneiros (que temos visto na midia ) que frequentam a praia, provenientes em geral dos mais longinquos suburbios cariocas.
    ( algum morador do local, jamais se queimará atirando uma pedra , ou cometendo qualquer ato indisciplinado no bairro em que mora)
    Peço providencia das autoridades competentes

    OBS: Os blocos de carnaval começaram a ocupar as ruas de Ipanema ja na próxima semana, e dessa vez, temos o metro pra inflar essa multidão em ao menos 50% a mais que no ano passado.
    MARCIO

    ResponderExcluir