REVEILLON 2009/2010


'Batalhão' de 1.300 garis vai limpar Copacabana no réveillon
Comlurb montou esquema especial para antes e depois do réveillon. Coletas domiciliar e seletiva noturnas sofrerão mudanças.

Do G1, no Rio
O réveillon ainda não chegou, mas o trabalho para deixar o Rio limpo antes, durante e depois das festas que acontecem na cidade já começou. Na Praia de Copacabana, na Zona Sul, onde a expectativa é que o público chegue a 2 milhões pessoas, 1.300 garis farão a limpeza depois da virada. A informação é da Comlurb, que montou um esquema especial para este fim de ano.

Na quarta-feira (30), 200 garis e 25 viaturas, dentre elas, caminhões coletores compactadores, basculantes, varredeiras mecânicas, pipas d’água, kombis lava-jato, farão a limpeza a partir das 18h no Centro. Na quinta-feira (31), haverá reforço na limpeza na orla da cidade. Em Copacabana e no Leme, uma equipe extra de 73 garis começa a trabalhar às 7h para garantir a manutenção da limpeza. Segundo a Comlurb, a Operação Réveillon começa às 6h do dia 1º de janeiro e mobiliza cerca de 3.800 trabalhadores, 300 viaturas e 85 equipamentos. As praias terão também 2.700 contêineres plásticos de cor laranja com capacidade de 240 litros. As pistas de rolamento e calçadas serão lavadas e desodorizadas. A previsão é que o serviço esteja concluído até as 10h. No dia 1º de janeiro de 2009, foram retiradas 590 toneladas de lixo em todas as praias da cidade. Em Copacabana, foram removidas cerca de 260 toneladas de lixo. Na Barra da Tijuca, o total recolhido foi de 110 toneladas.

Postos médicos e de salvamento

Para evitar o elevado consumo de água no dia 31, o banho nos postos de salvamento só será permitido até as 18h. Os postos ficarão abertos ao público a partir das 6h do dia 31 e funcionam até das 22hs do dia 1º de janeiro. O Posto 13 (São Conrado) funcionará com horário normal, das 6h às 22h, mas o banho só será permitido até as 18h do dia 31. Os cinco postos de saúde espalhados por Copacabana também receberão atenção especial por parte da Comlurb. Doze garis vão cuidar da limpeza a partir das 12h do dia 31.

Coleta de lixo domiciliar e seletiva

As coletas domiciliar e seletiva noturnas nos dias 31 e 1º de janeiro sofrerão mudanças. Copacabana e Leme: A Coleta domiciliar noturna do dia 31 de dezembro será realizada no dia 1º de janeiro, a partir das 19h. Barra da Tijuca, Itanhangá, Joá e Jacarepaguá (Freguesia, Curicica, Pechincha, Cidade de Deus, Anil, Gardênia Azul, Tanque, Taquara, Praça Seca e Vila Valqueire):
- A coleta noturna do dia 31 de dezembro (quinta-feira) será transferida para o dia 1º de janeiro (sexta-feira) no horário habitual. - A coleta noturna do dia 1º de janeiro (sexta-feira) será realizada no dia 2 de janeiro, no horário normal. - A coleta do dia 2 de janeiro (sábado) será feita no dia seguinte, a partir das 17h.

Horário antecipado

A coleta domiciliar noturna do dia 31 de dezembro será antecipada para as 15 horas do mesmo dia nos seguintes bairros: Saúde, Gamboa, Santo Cristo, Caju, Centro Paquetá, Rio Comprido, Catumbi, Cidade Nova, Estácio, Botafogo, Humaitá, Urca, Catete, Glória, Flamengo, Laranjeiras, Cosme Velho, Leblon, Gávea, Vidigal. Ipanema, Jardim Botânico, Lagoa, São Conrado, Rocinha, São Cristóvão, Mangueira, Vasco da Gama, Benfica, Tijuca, Praça da Bandeira, Alto da Boa Vista, Vila Isabel, Andaraí, Grajaú, Maracanã, Ramos, Olaria, Bonsucesso, Manguinhos, Complexo do Alemão, Complexo da Maré, Penha, Penha Circular, Brás de Pina, Inhaúma, Engenho da Rainha, Tomás Coelho, Del Castilho, Maria da Graça, Higienópolis. Jacarezinho, Méier, Sampaio, Riachuelo,Cachambi, Todos os Santos, Lins de Vasconcelos, Engenho Novo, Rocha, São Francisco Xavier, Jacaré, Engenho de Dentro Piedade, Abolição, Água Santa, Encantado, Pilares, Ribeira, Zumbi, Cacuia, Ilha do Governador. A coleta domiciliar noturna de 31 de dezembro acontecerá no mesmo dia, porém, a partir das 17h, nos seguintes bairros: Irajá, Vila Kosmos, Vicente de Carvalho, Vila da Penha, Vista Alegre, Colégio, Marechal Hermes, Oswaldo Cruz, Bento Ribeiro, Rocha Miranda, Honório Gurgel, Madureira, Campinho, Quintino Bocaiúva, Cavalcanti, Engenheiro Leal, Cascadura, Vaz Lobo, Turicaçu, Bangu, Padre Miguel, Senador Camará, Campo Grande, Cosmos, Inhoaíba,Senador Vasconcelos, Santíssimo, Sepetiba, Paciência, Santa Cruz, Anchieta, Guadalupe, Parque Columbia, Barros Filho, Costa Barros, Pedra de Guaratiba, Barra de Guaratiba, Guaratiba, Vigário Geral, Parada de Lucas, Jardim América, Realengo, Deodoro, Vila Militar, Campo dos Afonsos, Jardim Sulacap e Magalhães Bastos, Parque Anchieta, Ricardo de Albuquerque, Pavuna, Coelho Neto e Acari.


Coleta Seletiva

A coleta seletiva noturna do dia 31 de dezembro, realizada nos bairros de Ipanema, Leblon e Freguesia, acontecerá no dia 2, a partir das 18h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário