EMAIL RECEBIDO
















Árvore e Comlurb

Alerta: O endereço de e-mail foi adicionado a Lista de Contatos

Prezados amigos do PSI
Nosso condomínio, em 27 de abril deste ano, solicitou à Comlurb (protocolo 2732003) o envio de um técnico para verificar a possibilidade da poda das raízes de uma amendoeira existente em nossa calçada.
Conforme explicamos em nosso pedido, as raízes afloraram e nos impedem de manter em boas condições a calçada, nos obrigando a refazer, quase que mensalmente, o revestimento em pedras portuguesas.
Além disto, as raízes invadiram a tubulação de águas pluviais do prédio e já estão aparentes no asfalto da rua. Por duas vezes ocorreu o rompimento dos canos de entrada de água do nosso edifício, que foram reparados pela CEDAE e, sempre que chove, acontece acúmulo de água no interior do condomínio.
Inúmeras vezes o pedido foi reiterado, sem que a Comlurb enviasse um técnico ao local, apesar de ter agendado a visita algumas vezes.
Após termos enviado correspondência aos jornais, recebemos mais promessas da Comlurb que não foram cumpridas.
Em outubro, o suplemento Zona Sul do jornal O Globo fez uma matéria sobre o problema, mostrando entre outras, a situação da "nossa árvore".
O condomínio encontra-se executando ampla reforma que inclui a substituição de todo o revestimento em pedras portuguesas, tanto da parte interna quanto da calçada. A obra está adiantada e, em virtude da impossibilidade da colocação das pedras no local, terá que ser interrompida, causando grande prejuízo ao condomínio e aos pedestres, que correm risco de quedas em virtude das péssimas condições do calçamento.
Tomamos o cuidado de estender uma fita, alertando para o perigo de passar pelo local mas, por incrível que possa parecer, algumas pessoas a retiram, irritadas por ter seu caminho interrompido. Um casal por aqui passa diariamente e simplesmente arrebenta a fita, apesar de já ter sido por mim explicada a questão. Eles acham que a culpa é do condomínio mas não há nada que possamos fazer para sanar o problema, além de alertar as pessoas para o perigo.
Um resumo da nossa situação:
- a calçada está perigosamente esburacada
- queremos consertá-la mas não podemos por causa das raízes da árvore
- se uma fiscalização da prefeitura passar por aqui, seremos multados pelo estado da calçada
- queremos refazê-la mas não podemos sem antes ocorrer a poda das raízes
- se podarmos as raízes da árvore seremos multados
- se não podarmos, não podemos refazer a calçada
- se colocamos uma fita para advertir as pessoas do perigo, estas mesmas pessoas a retiram
- se não colocamos um alerta e alguém se machuca, vai querer acionar o condomínio
A copa da árvore pende para um só lado. Procuramos a ajuda de um engenheiro florestal que disse que as raízes estão expostas pois a árvore encontra-se perigosamente inclinada e que ela deveria ser retirada pois, futuramente, há tendência à queda.
A situação é séria, a árvore é bem alta e, se cair, causará graves danos, podendo inclusive matar alguém. A calçada tem alto tráfego de pedestres.
Enfim, estamos de pés e mãos atados e não sabemos mais a quem recorrer.
Antecipadamente agradecemos a atenção que possa ser dada ao nosso apelo.
Em anexo, encaminhamos algumas fotos.
Condomínio do Edifício Itaçunema
Rua Aníbal de Mendonça 16
(21) 9935.5356

Um comentário:

  1. É o descaso das autoridades. E o autoritarismo, pois nem eles fazem algo, nem os moradores podem fazer! Belos serviços essenciais temos!

    ResponderExcluir