ATA DA 53ª REUNIÃO

Atividade sem conotação política que tem como objetivo proporcionar desenvolvimento social para o bairro, a partir de participação voluntária de seus moradores.

ATA DA QUINQÜAGÉSIMA TERCEIRA REUNIÃO.

LOCAL DE REALIZAÇÃO: UNIVERSIDADE CÂNDIDO MENDES – AUDITÓRIO

DO TRIBUNAL DO JÚRI.

R. Joana Angélica – Ipanema

Dia: 24/11/2009

HORÁRIO: 18H

COORDENAÇÃO: IGNEZ BARRETO

NÚMERO DE PARTICIPANTES: 18

REPRESENTANTES DO PODER PÚBLICO:

Ø INSPETOR ROBERTO DA 2ª GM REPRESENTANTE DO COMANDANTE ODENIR.

TÓPICOS ABORDADOS :

1- Praça N. Sra. Da Paz:

Conforme anteriormente divulgado no dia 8/12/09 haverá reunião com representantes da SMU para

tratar dos assuntos relativos à construção da garagem subterrânea. Deverá ser comentado quais são os objetivos de tal empreendimento, impactos positivos e negativos para o bairro, fluxo de veículos em circulação; entre outros. A partir dessa apresentação a comunidade de Ipanema fará suas reivindicações no sentido de que a Praça não seja degradada. Por outro lado, foi organizado grupo de trabalho formado por Srs. Aquiles, Salgueiro, De Plá e Sras. Roselene e Edith que analisarão o projeto de construção da Estação do Metrô na referida praça.

2- Carnaval e Blocos:

A reunião marcada com o Sr. Secretário de Turismo do Município foi suspensa sem aviso prévio, sendo que as pessoas convocadas já estavam se dirigindo para o local determinado. Nesta reunião, seriam identificados o número de blocos carnavalescos a desfilarem pelo bairro, a questão da segurança, higiene,limpeza, locais de desfiles e esquema de trânsito.

O Projeto de Segurança de Ipanema observa que não há grande interesse daquela Secretaria na organização de tais eventos. Assim, apelar-se-á para instâncias superiores de Polícia no sentido de atenderem às reivindicações.

3- Utilização de Espaços Públicos:

Foi amplamente abordada a questão de utilização de espaços públicos por empresas privadas com aval dos órgãos de governo.

Assim, mencionou-se a Academia de Ginástica patrocinada pela empresa AMIL. O evento de
Skate patrocinado pela NESCAU. E ainda a utilização consecutiva da Praça Gen, Osório pela Feira Hippie. O fato ressaltado na reunião sobre estes assuntos, é que estes espaços são mantidos pela população de Ipanema e carioca de modo geral, através de seus impostos. Estes impostos são convertidos na manutenção de logradouros para uso da população. Praças, jardins, praias; dessa forma é inconcebível que a iniciativa privada venha a fazer uso em benefício próprio da coisa pública.

Volta-se a mencionar que há espaços pertencentes às esferas públicas que poderiam ser usados para tais fins.

Inclui-se ainda neste tópico as esculturas de areia, algumas inclusive, com motivos obscenos para dar margem ao turismo sexual.

4- Feira Hippie:

Os debates sobre sua mudança e melhor adequação continuam e aguarda-se pronunciamento dos responsáveis por fiscalização e manutenção. Este tópico também enquadra-se no uso da coisa pública. Foi ainda sugerida parceria público-privada para manutenção da Praça Gen. Osório que poderia ser pelas empresas OI, Super-Mercados Zona Sul, Banco Itaú.
5- Curso de Porteiros

Encerrou-se a sexta turma também obtendo grande sucesso com os conteúdos sobre segurança abordados metodologicamente inclusive com simulações e dramatizações de amplo aspecto didático-pedagógico. Ressalta-se que ao final do curso são entregues certificados que farão parte da qualificação dessa categoria profissional.

Foi mencionado que deveriam ser incluídos assuntos sobre a Guarda Municipal a serem proferidos por representante da mesma, em forma de palestra incluída no conteúdo programático.

6- Ressalta-se a presença do Inspetor Roberto da GM que mais uma vez assinalou a atuação da Corporação sendo

estendida a outros bairros e não apenas na Zona Sul. Dessa forma o efetivo ficou restrito para o número de atividades a serem feitas. SOLICITOU VEEMENTEMENTE A COOPERAÇÃO DA POPULAÇÃO EM NÃO INCENTIVAR A MENDICÂNCIA, COMÉRCIO AMBULANTE ENTRE OUTROS POIS DESSA FORMA FICA COMO SE FOSSEM OPERAÇÕES - “ENXUGA GELO” - É IMPORTANTE ALERTAR PARA O CUSTO FINANCEIRO DE TAIS OPERAÇÕES PAGOS OBVIAMENTE PELO CIDADÃO CARIOCA.

OBSERVAÇOES GERAIS:

Ø O PROJETO DE SEGURANÇA DE IPANEMA CONGRATULA A GUARDA MUNICIPAL PELA ORDENAÇÃO DO TRÂNSITO NOS DIAS 23/24/11/09, NO MOMENTO DO APAGÃO ENTRE AS RUAS GARCIA D’ÁVILA E CARLOS GÓES.

Ø PRÓXIMA TURMA DO CURSO DE PORTEIROS; 7/01/2010, INSCRIÇÕES COM CESAR. FONTELLES. cbfontelles@terra.com.br e 25227539/99612044

Ø PRÓXIMA REUNIÃO: 8/12/2009.

Elaboração da ata: JGuia

Rio de Janeiro, 25/11/2009





Um comentário:

  1. QUERO TRANSMITIR AO BERNARDO E AO PSI, O AGRADECIMENTO E OS PARABENS, POR PELA PRIMEIRA VEZ EM 9 ANOS, OS MENDIGOS TEREM SUMIDO DA FRENTE DO MEU PREDIO (Visconde de Pirajá posto 10)
    HA MAIS DE 1 MÊS NÃO SÃO VISTOS NA ÁREA. .
    A ONG DELES(que se reunia noite e dia em frente ao meu predio) ,DEVE TER MUDADO DE ENDREÇO hehehehe , OU FOI O BERNADO MESMO,COM SUA INSITENCIA, HONESTIDADE , E RESPONSABILIDADE EM SEU TRABALHO EM BOTAR ORDEM NO BAIRRO.
    PARABENS AO BERNADO, E A IGNEZ (PSI) , QUE OUVIRAM PRINCIPALMENTE OS MEUS CONSTANTES RELATOS DAS CENAS COTIDIANAS VISTAS EM MINHA CALÇADA(GRACIA COM VISCONDE DE PIRAJÁ), .
    OBRIGADO , POR TEREM ENCAMINHADO, E SOLUCIONADO UM PROBLEMA QUE SE ARRASTAVA POR QUASE 10 ANOS NESSE BAIRRO QUE TANTO AMAMOS!

    MARCIO
    mmxrio@terra.com.br

    ResponderExcluir