SINALIZAÇÃO REFORÇADA

Ipanema e Copacabana terão sinalização reforçada com a nova estação do metrô
O Globo

RIO - A estação General Osório do metrô, que será inaugurada dia 17 de dezembro, provocará mudanças na sinalização nas imediações das três entradas. A nova estação deve receber certa de 80 mil passageiros por dia pelos três acessos, Teixeira de Melo, Jangadeiros e Sá Ferreira. As alterações foram decididas nesta quarta-feiram durante visita de autoridades municipais e estaduais de trânsito e transporte às obras do metrô.

Em Copacabana, será colocado um semáforo na saída do túnel Prefeito Sá Freire Alvim. Dentro do túnel, serão instaladas nas pistas de rolamento tachas com iluminação eletrônicas (leds) que vão repetir a cor do sinal - verde, amarelo e vermelho. Para reforçar a segurança, também será instalada sinalização vertical e horizontal.

- Com essa sinalização especial, o motorista saberá, antecipadamente, a condição do semáforo na saída do túnel. O reforço na sinalização nesse ponto é uma reivindicação antiga dos moradores da área, por causa do risco de atropelamento na boca do túnel. Com a entrada do metrô em operação, essas medidas se tornam imprescindíveis para garantir a segurança dos pedestres e dos motoristas - comentou o secretário estadual de Transportes Julio Lopes.

Em Ipanema, a principal alteração será na Praça General Osório. As integrações ônibus-metrô para a Barra da Tijuca e para a Gávea, que hoje são feitas na Estação Siqueira Campos, serão deslocadas para a lateral da praça junto a Rua Visconde de Pirajá. Serão feitas adaptações na calçada, de forma que a parada dos ônibus não atrapalhe o trânsito na principal via do bairro.

A CET-Rio também estuda a instalação de placas de trânsito nas proximidades dos acessos da Rua Jangadeiros e Teixeira de Melo, bem como a revitalização da sinalização no entorno da Praça General Osório.

- Estamos estudando com todo o cuidado a nova sinalização da área de forma a que a rotina do bairro não seja alterada com o início do funcionamento da nova estação. Essas mudanças são necessárias, uma vez que muita gente que vem da Barra e da Gávea vai passar a usar esta estação para pegar o metrô - comentou o secretário municipal de Transportes Alexandre Sansão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário