FRACO DESEMPENHO

Fraco desempenho

Comandante do Gpae do Cantagalo é exonerado

Globo

RIO - O comando da Polícia Militar exonerou o oficial responsável pelo Grupamento de Policiamento em Áreas Especiais (Gpae) do Morro Cantagalo, que registrou apenas duas apreensões de drogas e armas em dez meses. O major Ubiratan Saraiva de Carvalho foi substituído pelo major Rubens Castro Peixoto Júnior. A mudança - publicada quarta-feira no Boletim Interno da PM - aconteceu três dias após O GLOBO publicar levantamento que revela que 15 Postos de Policiamento Comunitário (PPC) e dois Gpaes juntos fizeram apenas 14 apreensões de janeiro a outubro deste ano.

A ineficiência comprovada por números de apreensões feitas pelas 17 unidades de patrulhamento comunitário, que funcionam dentro de favelas dominadas por facções criminosas, teria gerado mal estar na cúpula da PM, que planeja realizar novas mudanças nos comandos de unidades operacionais. A alteração no Gpae do Morro do Cantagalo teve reflexo na unidade de Rio das Pedras, em Jacarepaguá, região dominada por milicianos, onde o major Rubens era responsável pelo comando. O oficial será substituído pelo major Vantuil da Silva Coutinho, que era lotado no 16º BPM (Olaria).

Apenas a substituição dos oficiais de comando dessas unidades, porém, não deve alterar o baixo desempenho dos Gpaes e PPCs. Essa pelo menos é a opinião de um dos oficiais da PM envolvidos na implantação do Gpae. O militar, que pediu para não ser identificado por questões éticas, acredita que o principal problema da PM atualmente está no deficit de efetivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário