LICITAÇÕES DE LINHAS DE ÔNIBUS

Lançadas licitações de linhas de ônibus

Veículos, em faixas exclusivas, vão ligar Barra a Ipanema e Magalhães Bastos

Felipe Sil

Enquanto alguns dos principais líderes comunitários da Barra passavam o dia de ontem em Brasília em busca de apoio ao projeto da Linha 4 do metrô, a prefeitura anunciava medidas para solucionar o caótico trânsito da região.
A Secretaria Municipal de Transportes publicou editais de licitação para implantar dois sistemas de Bus Rapid Transit (BRT), a serem operados por ônibus articulados que circularão em faixas exclusivas de tráfego. Um irá da Barra a Ipanema, com a previsão de se integrar ao metrô; outro, da Barra a Magalhães Bastos, com integração aos trens da Supervia, na estação de Deodoro. Os projetos fazem parte do plano de candidatura da cidade para sediar as Olimpíadas de 2016.
A estimativa prevista da prefeitura para a realização do corredor que ligaria a Barra à Zona Sul fica em torno de R$ 1,8 milhão. A licitação ocorre no dia 1º de dezembro e a empresa vencedora terá até cinco meses para realizar o serviço. Com relação ao corredor que ligaria a Barra a Magalhães Bastos, a estimativa é de aproximadamente R$ 1,75 milhões. A empresa vencedora terá o mesmo prazo de tempo para o trabalho.
A implantação destes dois projetos e do Corredor T5 (da Penha até a Barra, passando por Madureira) permitirá à Secretaria Municipal de Transportes iniciar o processo de racionalização do sistema de transporte público por ônibus. Este processo vai proporcionar ao usuário, além de outros resultados, de acordo com a prefeitura, a redução de tarifas, assim como do tempo de viagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário