QUE DESPERDÍCIO !!!!



Novo sistema de aluguel de bicicletas é apresentado

Rio - O protótipo da estação onde funcionará o novo sistema de aluguel de bicicletas, que será implantado na cidade, foi apresentado nesta segunda-feira ao Prefeito Cesar Maia pela empresa Serttel, vencedora da licitação. O encontro aconteceu no Palácio da Cidade, em Botafogo, e contou com a presença do presidente do IPP (Instituto Municipal Pereira Passos), Sergio Besserman e de técnicos do órgão.
O projeto, aprovado pelo IPP, prevê a implantação, até o final de novembro, das oito estações de Copacabana e, em 15 meses, das outras 42 estações que serão distribuídas por Ipanema e Leblon (7), Lagoa (4), Botafogo e Flamengo (11), Centro (8) e Tijuca (12).
As estações, com capacidade para abrigar de dez a 20 bicicletas, funcionarão das 6h às 23h, e terão um sistema de auto-atendimento ligado a uma central de controle em tempo real das bicicletas disponibilizadas e recebidas. Os usuários interessados somente poderão adquirir o passe para o aluguel da bicicleta mediante cadastro via internet e pagamento da caução no valor de R$ 350,00 com cartão de crédito (o valor só será debitado em caso de não devolução do equipamento). A liberação e a devolução do equipamento serão feitas através de aparelho celular.
As bicicletas poderão ser utilizadas gratuitamente por 30 minutos, podendo o mesmo usuário retirar um novo equipamento após o intervalo de 15 minutos. Caso o tempo-limite de gratuidade seja ultrapassado, será cobrada uma taxa adicional cujo valor ainda está em estudo. A devolução poderá ser realizada em qualquer uma das estações.
Para o Prefeito Cesar Maia esta é uma forma de incentivar o uso de bicicleta na cidade e uma maneira de amenizar o trânsito. “O trânsito no Rio ainda não é caótico, mas essa medida será fundamental para que daqui a dez anos a população não tenha que conviver com este problema”.
Com o objetivo de aproveitar os 150 km de ciclovias, ciclo-faixas e faixas compartilhadas existentes na cidade, o projeto possibilita ainda a integração com transportes modais, já que grande parte das estações ficarão próximas a estações do Metrô.

3 comentários:

  1. É agora que vai aumentar o número de ladrões das bicicletas e de bicicletas !
    Será preciso um dispositivo que travem as rodas ,caso sejam roubadas .o que é óbvio que vai acontecer.
    Quanto dinheiro jogado fora !Enquanto isso as crateras vão se abrindo nas ruas por falta de conservãção.

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  2. Incrível! Tem que ter uma mentalidade muuito limitada para criticar um projeto desse, dizendo que é desperdício!

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  3. Moro em Recife, e achei ótima a proposta como mais uma opção de transporte aí no Rio. Ecologicamente correta e atendendo a um percentual populacional que não dispõe de renda suficiente para folgadamente utilizar-se do transporte convencional público como o ônibus ou o metrô, os menos afortunados que muitas vezes moram distantes do centro pagando tarifas maiores, pela falta até de integração ou eficinte do transporte. Desafogará mais o trânsito caso o costume fixe aos que utilizam carro, diminuirá a lotação dos coletivos e ademais, há propostas universitárias de que os alunos ganhe uma bonificação caso utilize veículos alternativos ecológicos, ou público como ao ônibus, ganhando mais passagens ou a redução da mensalidade pelo valor dos créditos para passagem, como políticas das instituições ao bem estar urbano e meio ambiente. Sim, a isso tudo, incentivando com isto o acréscimo de ciclovias das já existentes, e que no caso de minha cidade, é muito pouca ainda ! Há um desperdício do uso de veículos pela população para percurso curtos que poderiam ser muito bem feitos por bicicletas economizando gasolina, ao desafogamento, e a redução da poluição dos centros dito antes. É um costume do comodismo. Garanto que chegariam mais rápidos. Não podemos nos privar pelo roubo, há formas de inibição, como o uso de sua aparência/forma distinta das demais, das empresas e governo associados. Caso do roubo, haveria a notificação pelo condutor e localização da ocorrência para busca. E o incentivo da população das comunidades pela denúncia. Teria placa, e outros identificadores, e normas, como carros e ao seu aluguel. O bom seria que este serviço fosse mesmo gratuitamente a população, mais arcando o usuário, a reponsabilidade de seu estado ao seu uso, e pondendo serem associados, ou mesmo pagando alguma taxa de manutenção mensal não exorbitante. É bom para o bolso, para o trânsito, contra a poluição, para a saúde física da população. Movimentaria novas mudanças na cidade, na sua dinâmica, dos setores de serviços, comercial, e para os traseuntes, focando-os, sua acessibilidade, mobilidade, e fazendo mais estes, e aos políticos, pela maior observação e exigência da manutenção das vias constantemente, como aos buracos, e tornando-os mais próximos, descentralizando, integrando aos citados. A criação de outras áreas para praças e parques ficaria mais facilitada pelo foco, como canteiros e arborizações de vias, a que suas sombras, dariam durabilidade aos asfaltos e conseqüentemente a menores gastos públicos. Seria mais uma opção, e acredito, que não maquiaria a responsabilidade do governo com os demais transportes e as obras de melhoria do trânsito e sua integração, ao acarretar a melhoria que proporcionaria as bicicletas, pelo contrário ! E cabe a nós fiscalizar, unirmos e exigirmos. É uma tendência no mundo inteiro, caso, só usem desta informação, como forma de aprovação, e principalmente nos lugares consagrados como a Europa e Oriente, justificada pela grande população ! Não é retornar ao passado, ou contra a tecnologia, é mais qualidade de vida e cidade mais harmônica, integrada e democrática ! Não tirará a beleza da arquitetura, seus traços, sua identidade da cidade, só acrescentará !
    Abraço, Fábio Rodrigo Cavalcanti. Recife, PE. frroque80@yahoo.com.br

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