VIOLÊNCIA !



Presos ladrões que assaltavam na Zona Sul

Publicada em 29/08/2008 às 23h45mO Globo Online

RIO - Com a prisão de dois bandidos em duas regiões distintas da Zona Sul nesta sexta-feira, a Polícia espera ter interrompido, ainda que parcialmente, uma onda de assaltos que vinha amedrontando moradores dessas áreas. A primeira prisão aconteceu na Avenida Vieira Souto, próximo ao Jardim de Alá, em Ipanema, onde policiais militares à paisana prenderam em flagrante Janderson de Oliveira Ramos, o Jandinho, de 33 anos, mais um ladrão especializado em roubar pedestres usando bicicletas.
A outra prisão foi fruto de uma investigação de policiais da 15ª DP (Gávea). Foi deflagrada Operação Nobreza (em alusão à Rua Conde de Afonso Celso, uma das preferidas do bando) para acabar com os arrastões em ruas do Jardim Botânico. Cristiano Grasso, o Ninho, de 32 anos, chefe do grupo de parentes que roubou 22 pessoas do fim de junho até o dia 13 deste mês, foi preso nesta sexta na Rua Santa Luzia, no Centro, quando levava a mulher e a filha à Santa Casa de Misericórdia. Ele tem seis mandados de prisão, quatro pela 14ª DP (Leblon) e dois pela 15ª DP. Duas de suas vítimas, assaltadas no dia 17 de julho na Rua Maria Angélica, estiveram nesta sexta na delegacia e o reconheceram formalmente.
Outro criminoso que já está identificado é Daniel Grasso, o Gordinho, primo de Cristiano, que responde por cinco crimes, entre eles um homicídio na área da 6ª DP (Cidade Nova) em 1999 - todos moram no Catumbi. Ele foi reconhecido por algumas vítimas. A delegada titular Bárbara Lomba pede às vítimas que compareçam à delegacia para formalizar o reconhecimento. Cristiano, segundo ela, poderá ser condenado a 12 anos por cada crime: a partir do dia 29 de junho, o trio praticou 12 assaltos no bairro.
Na área da 14ª DP (Leblon), PMs ouviram os gritos de "pega ladrão" de uma brasileira que visita o Rio na companhia do marido americano e cercaram Jandinho. Ele havia roubado o cordão de ouro com dois pingentes puxando-o do pescoço do americano. Morador do Morro do Cantagalo, Jandinho foi preso por roubo em julho de 2004, condenado a 3 anos, mas ganhou liberdade condicional em janeiro de 2005. Além do roubo, Jandinho responde por receptação, uso de documento falso e furto a turista. No dia 13 de agosto, armado, Jandinho roubou o celular de um homem na Rua Juquiá, no Leblon. Vinte pessoas já foram vítimas de arrastões no Jardim Botânico em agosto
No dia 13 de agosto, pelo menos 20 pessoas foram vítimas de um arrastão no bairro . Uma quadrilha usando um Citroën, roubado possivelmente na área da 19ª DP (Tijuca) este mês, bloqueou a Rua Conde Afonso Celso e atacou motoristas e passageiros de quatro carros que vinham atrás. As vítimas tiveram celulares, carteiras, relógios, pulseiras e cordões roubados. Esse ataque aconteceu por volta das 19h30m. Logo depois, o bando assaltou mais uma vítima, dessa vez na Rua Lineu de Paula Machado. Sem contar com os casos não registrados na 15ª DP (Gávea), esse foi o terceiro arrastão no bairro em menos de um mês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário