E MAIL DE UM COLABORADOR

Limpeza das praias


No último dia 13 de agosto, a COMLURB comunicou, para o dia seguinte, o início da utilização de 25 novas máquinas para a limpeza da areia das praias. Os novos tratores, equipados com esteiras para peneirar a areia a uma profundidade de 20 cm, realizariam o arejamento, o saneamento e a oxigenação do solo. Ainda de acordo com notícia divulgada no site da Companhia, a pá do veículo jogaria a areia sobre uma peneira, armazenando os resíduos em um compartimento e devolvendo os grãos limpos às praias.
A teoria é uma beleza, mas na prática, o que estamos assistindo (pelo menos em Ipanema e no Leblon) é a um interminável desfile de pesadas e perigosas máquinas, em horário inadequado, em meio aos banhistas, às crianças que brincam e aos praticantes de atividades esportivas.
Esta manhã, em Ipanema, vi três destes tratores, um atrás do outro, em cortejo que mais me pareceu carreata de propaganda política do que qualquer outra coisa.
As tais esteiras que deveriam estar “arejando, saneando e oxigenando” a areia, sequer nela tocavam. O rastro dos tratores, este sim era bastante visível. Por serem máquinas muito pesadas, deixam enormes sulcos onde as pessoas tropeçam. Utilizar os módulos, recentemente reorganizados pela Prefeitura, ficou impraticável em virtude dos enormes buracos criados pelas rodas dos tratores.
Das esteiras, nenhuma marca ou sinal. Ipanema e Leblon mais parecem um enorme campo arado, à espera de plantação.
O que fazem, afinal, as novas máquinas que, teoricamente, limpariam a areia das praias a não ser nelas abrir grandes valas?'

7 comentários:

  1. Eu tive oportunidade de ver essas traquitandas funcionando, ou por outra, não funcionando direito. A única coisa que elas fazem é espalhar o lixo.

    Dinheiro - nosso - jogado fora, mais uma vez por esse irresponsável que se diz prefeito.

    ResponderExcluir
  2. Estes tratores passam o dia inteiro andando de um lado para o outro, às vezes em fila indiana, exibindo a logomarca da Prefeitura.
    De concreto, a única coisa que fazem é abrir buracos na areia, deixando a praia cheia das marcas de suas enormes rodas.
    Também não me parece apropriado rodar com estes monstrengos em meio aos banhistas, é perigoso.

    ResponderExcluir
  3. Esses tratores só servem para atrapalhar as pessoas que estáo praticando esportes.Parece que os motoristas fazem de propósito e avançam com seus carrinhos amedrontando e intimidando quem está apenas se exercitando.

    ResponderExcluir
  4. Eu também já vi isso. Parece até que estamos em guerra e estão cavando tincheiras nas areias de Ipanema e do Leblon.

    ResponderExcluir
  5. Você tá lá na praia, tranquilo, pensando na vida, querendo ouvir só o barulho da mar e de repente aparece aquela coisa enorme, soltando uma fumaça fedorenta e fazendo o maior barulhão.

    ResponderExcluir
  6. Já não bastava termos que tomar cuidado com bicicletas na calçada e na contramão, carros saindo das garagens à toda velocidade, avanços de sinal em desrespeito aos pedestres, camelôs, gente distribuindo santinhos, pivetes, mendigos espalhados por todo lado, assaltos de todas as espécies, tiroteios, etc, etc; agora surgiu mais esta novidade.
    Se você estiver na praia e quiser ir até a água, tem que tomar cuidado para não ser atropelado por um trator...
    Tá feia a coisa!

    ResponderExcluir
  7. Será que vai ser preciso um acidente para que se tomem providências?
    Os tratores continuam correndo (literalmente correndo) pela areia e nada das tais esteiras limparem alguma coisa. Se vocês repararem bem, estão sempre levantadas e não limpam nada.
    E tome de poluição!

    ResponderExcluir