SANEAMENTO

Saneamento

Cedae inaugura estação de esgoto em Ipanema


RIO - O governo do estado inaugurou nesta terça-feira a nova Elevatória de Esgotos Farme de Amoedo, em Ipanema. A obra faz parte dos compromissos do país junto ao COI - Comitê Olímpico Brasileiro, para escolha do Rio como sede dos Jogos Olímpicos de 2016 e do Programa de Modernização das Elevatórias da Zona Sul da Cedae.
A Cedae pretende entregar à população carioca as novas elevatórias Hípica, José Mariano (na saída do Túnel Rebouças), Caiçaras e Leblon. A reforma da elevatória Farme de Amoedo beneficia diretamente 70 mil moradores da região.
Esta é a quarta elevatória de esgotos situada no entorno da Lagoa Rodrigo de Freitas que a Cedae entrega recentemente. As outras foram Saturnino de Brito, Jardim Botânico e Corte de Cantagalo.
Para o presidente da Cedae, Wagner Victer, a inauguração da nova elevatória traz um aumento da segurança operacional do sistema e, dessa forma, uma maior proteção ao meio-ambiente da Lagoa Rodrigo de Freitas.
- A nova elevatória bombeará 200 litros de esgotos por segundo, atendendo ao Arpoador, parte de Ipanema e à região do Posto Seis. Os esgotos serão transportados até o Emissário Submarino de Ipanema com maior eficiência, confiabilidade e com redução considerável de custos operacionais - destacou o presidente da Cedae, Wagner Victer.
A modernização da elevatória da Farme de Amoedo consistiu na substituição de três conjuntos de bombas com 60 CV de potência cada uma. Além disso, os painéis elétricos, responsáveis pela operação das bombas, também foram modernizados. As instalações da elevatória também passaram por recuperação estrutural civil. A sala de operação da elevatória foi totalmente adequada às novas funções.

Nenhum comentário:

Postar um comentário