PRIVATIZAÇÃO ILEGAL










Gero
Restaurante privatiza calçada em Ipanema
Publicada em 24/06/2008 às 23h47mO Globo Online

RIO - A prefeitura vai intimar o restaurante Gero, em Ipanema, Zona Sul da cidade, a retirar as nove barras de ferro instaladas sem autorização na esquina das ruas Aníbal de Mendonça e Redentor, conforme reportagem de Fernanda Pontes, publicada nesta quarta-feira no jornal "O Globo"
Os pilares removíveis são presos ao chão por um cadeado (veja detalhe na foto acima), cujas chaves ficam com os funcionários da casa.
Vizinhos garantem, no entanto, que o espaço costuma ser reservado aos clientes especiais, que pagam até R$ 12 pela vaga. O gerente do Gero, Atagerdes Alves, nega a informação. Segundo ele, as barras metálicas servem para "preservar a calçada". Os pilares de ferro foram instalados pelo próprio gerente do restaurante há menos de um mês. Restaurante terá 15 dias para retirar os pilares
Alves alegou, no entanto, que os pilares foram colocados justamente para impedir o estacionamento irregular, prática muito comum em Ipanema. Ele disse ainda que a calçada do Gero costuma ser lavada duas vezes por mês. Durante a limpeza, uma fita é amarrada entre os pilares.
Segundo a Fundação Parques e Jardins, a instalação das barras de ferro sem autorização da prefeitura é ilegal. No caso, o Gero será intimado a retirar as estruturas metálicas em até 15 dias após receber a notificação. Se não cumprir a determinação, o restaurante será multado.
O gerente da casa adiantou, no entanto, que já mandou retirar os pilares de ferro e que não pretende tentar regularizar a obra junto ao município, como fazem alguns estabelecimentos comerciais.
A privatização de calçadas não é exclusividade do Gero. Um dos casos mais polêmicos envolvendo restaurantes e calçadas foi o do Pax Delícia, que ocupou quase toda a esquina das ruas Barão da Torre e Maria Quitéria, ao construir um varandão.

Um comentário:

  1. Outro restaurante que começou a fazer a mesma coisa é o CONVERSA FIADA,na Vinícius de Morais.
    Aos pouquinhos vai colocando cadeiras perto da entrada ,puxa o toldo,coloca mesas com cadeiras ,jardineiras e grades.
    Nos fins de semana ,em frente ao Jambert,na parte da noite coloca uma enorme barraca com manobristas de plantão,às vezes até clones na calçada para uso de clientes como se fossem donos do pedaço.
    Vão se apossando de tudo e quem quizer que se dane.Reclamações já foram feitas ,mas sempre arranjam jeitinho para tudo.o dinheiro fala mais alto nesse país.

    ResponderExcluir