Terceiro relatório/análise das urnas

COORDENAÇÃO DA OUVIDORIA


TERCEIRO RELATÓRIO/ANÁLISE REFERENTE ÀS COLETAS DE URNAS E E-MAILS
RECEBIDOS NO PERÍODO DE 10/07 A 13/09/07


CAMELÔS

1- Continua o “insolúvel” problema dos camelôs atuando na hora de almoço e após as 1800 horas.
Na última reunião na sub-prefeitura sugerimos que fizessem rodízio nestas horas, inclusive com o pessoal de jaleco azul. Fica difícil para nós, contribuintes, entender esta demora em solucionar este assunto.
2- Deve ser ressaltado que fora destes horários a Guarda Municipal, com sua presença, vem inibindo os mesmos. Não houve também reclamação da postura da GM.Parabéns!
3-Aos domingos e feriados camelôs utilizam a beirada da calçada e o inicio da areia para expor seus produtos.

MORADORES DE RUA/ PEDINTES

Houve uma diminuição na quantidade de moradores de rua e pedintes, mas os “crônicos” continuam, sendo que nos fins de semana o número aumenta. Pontos focais:
1-Na porta do Itaú e BBrasil da NSra. Da Paz
2-Mendigos na Praça NSra da Paz.
3-Duas mulheres com dois menores na marquise da Futurista, dia 4/ago às 14:30.
4-Nos finais de semana a Joana Angélica vira um dormitório.
5- Menor dormindo em frente à Caixa Econômica às 1000 horas da manhã vários dias. Para se entrar há que pedir licença aos mesmos.
6-Senhor de cor, com perna sangrando continua em frente do Bradesco.
7- Idem pedinte de skate na NSra., da Paz . Este faz uso de crack.
8- Em frente ao Fórum de Ipanema, uma mulher explora crianças, com receitas na mão.
9- Em baixo da marquise da Candido Mendes há um dormitório de adultos e crianças à noite, fazendo barulho e sujeira.
10- A marquise de baixo do HSBC, esquina com Vinicius, virou dormitório de hippies, no dia 22 ago haviam cinco enrolados em papelões. E´ habitual a presença de moradores de rua neste local
11-Menores pedindo em frente ao Itaú.
12-Em frente à Visconde de Pirajá 30 mora uma família , com os cachorros.
13-Em frente à Barão de Jaguaribe 407 tem um morador de rua permanente.

SEGURANÇA/ ASSALTOS

1-Ha´necessidade de uma cabine ou reforço policial entre Bulhões e Joaquim Nabuco, onde pessoas idosas são atacadas com freqüência.
2-Pivetes estão assaltando os alunos de uma escola situada na Antonio Parreiras.
3-No dia 23 ago 07 às 17:45 , na esquina de J.Angélica com Prudente, uma senhora foi baleada ao reagir a um assalto de um motoqueiro.
4-No dia 29 ago às 10:30 quatro pivetes praticavam pequenos furtos nas Lojas Americanas e assustavam pessoas na Visconde, no trecho entre a Teixeira e Vinicius.
5-Após as 2300h menores arrombam carros na Aníbal entre Vieira Souto e Prudente.
6- Ainda são vistos assaltantes em bicicletas pelas ruas do bairro.
7-Guardadores de carros drogados aterrorizam moradores e motoristas que buscam vagas na Barão da Torre entre Maria Quitéria e Joana Angélica.
7-Um dos locais onde mais ocorrem assaltos com arma branca é a esquina da Prudente com Joana Angélica como também Prudente com Vinicius.
8-Estrangeiros têm sido vítimas de assaltos no final da Nascimento Silva e Alberto de Campos. Os ladrões já conhecem o trajeto de volta deles que alugam imóvel por temporada.

ILUMINAÇÃO/SINALIZAÇÃO

1-A Praça NSra da Paz, alguns pontos da Gen. Osório, Barão da Torre e ruas interiores, necessitam de reforço na iluminação. È necessário também que a Prefeitura vistorie mais a questão das podas de árvores.
2-Falta concluir a iluminação da Visconde até o quarteirão da Garcia e Aníbal.
3-Foram retirados sinais de tráfego e não re-colocados, exemplo, na Prudente esquina de Teixeira, lado da papelaria.

LIMPEZA

1- Torna-se urgente uma ação da Prefeitura, com multas, aos comerciantes que insistem em sujar e não limpar nossas calçadas, principalmente o Zona Sul perto da Garcia , calçada do “Garota de Ipanema” e vários outros estabelecimentos, é só andar pela Visconde e verificar.
2- Igualmente torna-se necessária uma advertência aos síndicos que deixam a calçada em frente aos respectivos edifícios sujas.
3- Os distribuidores de panfletos sujam em demasia!! Igualmente os pontos de jogo do bicho, com copos e papéis pelo chão. Aliás este jogo deve estar legalizado, pois atuam livremente em frente à PM .
4-Devem ser colocadas mais lixeiras nas praias e na areia, ficam transbordando, principalmente nos finais de semana.
5-Os vendedores de plantas estão sujando e não limpando a NSra da Paz.
6-No corte do Cantagalo, em baixo do viaduto, há um ponto de táxis, e os motoristas, por falta de banheiro, urinam no local que fica fétido.

DENÚNCIAS

1-Há uma “feira” de camelôs noturna( todas às segundas após as 1730h, às vezes sextas e outros dias na esquina da Visconde de Pirajá com Henrique Dumond, onde produtos que restaram das feiras legalizadas são oferecidos aos berros até a meia-noite. Drogas também são vendidas no local. Uma das barraquinhas é do motorista do táxi Santana Quantum placa LCZ-5426, que estaciona na faixa da direita , liga o pisca alerta e fica lá o tempo todo sem ser incomodado.
A Prefeitura também comparece e participa com uma pick-up Saveiro placa KZT-3216, veículo com o logo da Prefeitura e a sigla B-06; a mesma recolhe sacolas de feira aparentemente como brinde à “vista grossa”. Igualmente os garis da Comlurb recebem frutas, etc.
No meio da madrugada um caminhão bastante barulhento da Prefeitura vai ao local fazer a limpeza.
Os moradores solicitam uma explicação da Prefeitura do que se trata.
2-Os “hippies” que vendem bijuterias na praia escondem a droga na bainha dos panos onde ficam as bijuterias.
3-O GM de nome Paulo foi visto aparentemente recebendo “propina” na Barão da Torre entre Garcia e Maria Quitéria.
4-Na Vinicius, nr 245,Bar Mosca, pessoas fumam maconha abertamente à qualquer hora. Em frente ao terreno vazio junto a este bar existe uma propaganda da maconha, com as folhas pintadas em verde.

OUTROS

1-Os moradores continuam sem saber o que fazem exatamente os agentes de jaleco azul- Fiscalização Urbana? São vistos em grupos, e convivendo com varias situações irregulares, sem tomar providência, tais como camelôs, caminhões estacionados irregularmente, etc. Para cobrar o cumprimento das tarefas mister se torna sabermos suas obrigações. Aliás, a falta de postura dos agentes de uma maneira geral , contribui para uma imagem negativa dos mesmos. Às vezes sem os bonés, com ar de displicência, de desinteresse, e quando interpelados sobre algo que está ocorrendo sob suas vistas,respondem que não é da sua atribuição, pois só cuidam por exemplo, do trânsito. È necessária uma conscientização aos mesmos, por parte dos superiores para que tal postura desapareça.
2-Afinal, o que será feito na praça Gen Osório? As tartarugas e saracuras desapareceram e o chafariz está cercado por um tapume.
3-A praça NSra da Paz está suja, sem manutenção.O local que era usado pelo pessoal da limpeza agora é utilizado pela GM, e está imundo. Ao lado do mesmo, desocupados e flanelinhas fazem suas necessidades.
4- Ciclistas entregadores continuam infernizando os pedestres. As empresas precisam ser multadas.
5- Continuam os cães na praia, sujando a areia , principalmente de manhã.
6-Aos domingos e feriados, ciclistas andam, às vezes,em alta velocidade no calçadão e não se vê repressão da PM ou GM .

CONCLUSÃO

Temos a certeza de que estamos na direção correta na estratégia do nosso Projeto. Não obstante conscientes de que múltiplos são ainda os problemas a resolver e o trajeto a seguir, há indicadores satisfatórios, tais como a permanente motivação dos moradores, seja pelas denúncias nas urnas, e-mails e o comparecimento às nossas reuniões do Comitê Gestor, o que faz com que provoquemos as autoridades responsáveis pela área a aderir ao Projeto, buscando as soluções.
Infelizmente, ainda não conseguimos traze-los às nossas reuniões, com exceção da GM, que sempre envia um representante , mas mantemos reuniões regulares com os mesmos, nas quais apresentamos nossas queixas, denúncias e sugestôes .
Por outro lado, fruto das reuniões do nosso Comitê Gestor, projetos paralelos, de grande significado social, são iniciados, tais como o da geração de empregos para a população do Cantagalo e o da Cooperativa de Lixo.
Sentimos que um dos grandes problemas do bairro continua sendo o da população de rua, menores dormindo nas calçadas e pedintes. Torna-se necessário um esforço maior junto ao ministério público, conselho tutelar e outros ,para atenuar esta situação.
Está sendo iniciada a campanha de que “ EM IPANEMA NÃO SE DÁ ESMOLA E NÃO SE COMPRA DE CAMELÔ”. É difícil a conscientização? Sim, mas se algo for conseguido já sentiremos a diminuição da presença dos mesmos.
Vamos perseverar para alcançarmos nossos objetivos.


Rio de Janeiro, Ipanema, em 16 de setembro de 2007.


PROJETO DE SEGURANÇA DE IPANEMA.

projetodeipanema@terra.com.br

psipanema.blogspot.com

Um comentário:

  1. Ando pelo calçadão diariamente.Esses "bolivianos"que se alojaram na praia,sujando,atrapalhando o fluxo de pedestres e dormindo nas areias perto da calçada,além de venderem seus artesanatos,entre eles cachimbos usados para o consumo de drogas,fazem uso dos mesmos ,fumando crack na beira do mar por volta das 14.00.É lamentável que pessoas que devem estar de maneira ilegal no nosso país,tenham total liberdade para fazerem certas coisas sem serem importunados.Fazem da praia a casa deles,não respeitando famílias com crianças, frequentadoras assíduas do local.Isso só acontece na esquina de Vinícius de Morais,justamente a rua mais visitada por turistas,é uma vergonha para Ipanema e para o Brasil como um todo.Vêem para cá e fazem o que querem,sabendo que nada lhes acontecerá.A impunidade impera como sempre.A polícia já foi avisada e nada,me sinto envergonhada com tamanho descaso das autoridades.

    ResponderExcluir