O CAOS DOMINICAL

Roberto Motta nos enviou essa matéria com fotos sobre a rua onde mora, Francisco Otaviano, onde o caos impera aos domingos. Imaginem quando chegar o verão.

“A Francisco Otaviano é passagem obrigatória para uma multidão que vem dos pontos de ônibus do início da Nossa Senhora de Copacabana. São essas pessoas – e não os moradores – os fregueses desses ambulantes. A rua vai virando um vazadouro de lixo ao longo do dia. É uma pena. Por aqui passa um fluxo grande de turistas que vem de Copacabana para Ipanema, incluindo muitos estrangeiros, que são recepcionados pela sujeira e caos urbano.

Na calçada em frente ao Parque Garota de Ipanema monta-se uma mini feira completa com carroça e van de cachorro quente, camelôs vendendo óleo de bronzear e quinquilharias. Conforme vê-se na foto, a calçada é completamente bloqueada. A carroça tem um botijão de gás sem proteção alguma. A van joga o lixo dela na calçada em frente à escola pública.”

2 comentários:

  1. Imaginem também ,quando o metrô chegar.

    ResponderExcluir
  2. RJ,06/10/2007
    Concordo plenamente com o Sr. Roberto Motta pois moro justamente na Fr. Otaviano 86. Meu edificio aparece na foto.

    1. Parque GAROTA DE IPANEMA- a Praça necessita de um choque de urbanização como: melhorar a limpeza; retirada dos moradores de rua que literalmente moram nos bancos; limitação dos locais para as pessoas levaram seus cachoros sem coleira e/ou focinheiras para passear,cirulac'~ao de bicicletas além de outros problemas já conhecido por todos que moram no Arpoador. Com estas simples ações a Praça pode ser retomada principalmente pelas crianças, moradores da terceira idade e turistas.


    2. No verão o Arpoador recebe um fluxo de freguentadores muito maior que o resto do ano comprometendo o Parque que fica imundo principalmente na época de temporada de verão. Ao domingos pela manhã é quase impossivel atravessar o Parque sem TROPEÇAR no lixo acumulado por toda o Parque e em volta das papeleiras lotadadissimas desde o sabado. As entradas do Parque tanto pela R.Frcs. Otaviano bem como pela Bhering, ficam um HORROR de sujeira todo o fim de semana. O contigente é muito pequeno de Garis. Eles não dão conta de tanta sujeira. No momento só exitem 2(dois) garis para o Parque diariamente e no domingo somente 1(um).

    3. Infelizmnete Parques e Jardins retirou há 3 anos atrás os serviços de limpeza da empresa tercerizada, ficando tudo sob a responsabilidade somente da COMLURB.

    SUGESTÃO No.1: Necessita de maior numero e melhor distribuição de caçambas laranjas distribuida uniformemente por todo o Parque e principalmente pelo corredor lateral. O contingente de garis tem que melhorar, pois eles não tem mais a empresa de limpeza tercerizada que ajudavam no trabalho de manter a Praça limpa.


    Sugestão No. 2: que deveria ter as ditas “PAPELEIRAS’” modernizadas em seu design proporcionando melhor compactamento do lixo. A boca é muito pequena fazendo com que vc. inclusive, fique com nojo de jogar o lixo sem sujar as suas próprias mãos. Essa ideia serve para toda a cidade.

    Existi há 3 anos um Projeto de Modernização do Parque parado no Setor de engenharia de Parques e Jardins. Gostaria de ver este projeto reativado.

    Sugestão 3: A Guarda Municipal que mantém um posto dentro do Parque deveria ser treinada específicamente para tratar de manter o Parque e seus acessos enquanto a questões de segurança e também nas questões da área social dos moradores de rua que lá acampam.
    Atenciosamente,
    Raul e Adelaide Falkenbach

    ResponderExcluir