Projeto de monitoramento trará 308 câmeras para Ipanema e zona sul

Caros vizinhos e moradores de Ipanema,

O PSI e o Quadrilátero do Charme de Ipanema foram procurados pelos diretores de uma ONG – Bem Viver que se especializou em projetos de segurança pública através de câmeras. Hoje saiu no Globo uma matéria sobre o assunto na página 10 do jornal. Fomos convidados a visitar o Centro de Monitoramento instalado no 77º BPM em Niteroi.  A impressão foi a melhor possível. 

As câmeras tem uma possibilidade de mostrar simultaneamente até 25 imagens do local, com muita precisão – até as placas de carro podem ser vistas. O projeto do Bem Viver para Ipanema contempla 308 câmeras tem um orçamento geral para compra, instalação dos equipamentos, montagem do Centro de Monitoramento, com pequena cozinha, ar refrigerado, contratação de pessoal,   etc, - enfim completo – a  um custo em torno de R$500.000,00 e mais R$ 52.000,00/mês para manutenção.

O Bem Viver se encarrega de fazer todas as parcerias necessárias com o poder público – Secretaria Estadual de Segurança Pública e a SEOP.Não é preciso dizer que nem o PSI, nem o Quadrilátero do Charme de Ipanema tem qualquer interesse financeiro na instalação destas câmeras. O nosso objetivo é tão somente a melhoria dos índices de segurança do nosso bairro.

É claro que as câmeras não excluem a possibilidade de um projeto Presente de policiamento comunitário ostensivo no bairro.O meu objetivo em mandar pra cada um, o material enviado pelo Bem Viver, é fazer com que todos tomem conhecimento.

Nós precisamos de financiadores para este projeto. Eu peço que cada um que possa ser um financiador em potencial, ou que tenha algum parente ou amigo que possa, igualmente, se  lo, por favor, me mande os nomes e contatos de e mail ou whatsapp para que possamos fazer uma reunião dos potenciais  patrocinadores com as autoridades e o Bem Viver aonde o projeto será mostrado  e discutido com detalhes.  Se conseguirmos o montante necessário, faremos outra reunião com os moradores aonde o projeto será novamente mostrado e discutido.

Infelizmente, dado o estado de calamidade pública em que se encontra a nossa cidade e especialmente Ipanema, é necessário que a população se organize para financiar a nossa segurança e a de nossos filhos e netos.

Qualquer dúvida ou sugestão estou ao inteiro dispor.

Por favor divulguem ao máximo! Face, teitters, e-mails
Ignez





A ASSOCIAÇÃO VIVER BEM é uma associação de direito privado sem fins lucrativos de duração indeterminada, de caráter cultural e social, organizada nos termos das leis civis do País, com sede e foro na Rua Timbiras, 92 – São Francisco/Niterói/Rio de Janeiro.

Seu Centro de Monitoramento é composto de equipamentos de ultima geração conectados a 300 (trezentas) câmeras instaladas ao longo de mais de 100 (cem) quilômetros de fibra óptica distribuídas por diversos Bairros de Niterói.
As imagens compartilhadas fazem parte de um projeto piloto lançado em Maio deste ano, a fim de  acelerar o atendimento à população, disponibilizando suas imagens em parceria com a Polícia Militar dentro da Sala de Operações do 12º Batalhão da Policia Militar de Niterói, obtendo ótimos resultados para a Cidade.
Paralelamente, o Centro de Tecnologia apoia a população com canais de informação digitais, através das redes sociais (Facebook, Youtube, Telegram).




O Instituto de Segurança Pública (ISP) divulgou o último balanço dos índices de criminalidade em todo o Estado. Os dados, relativos a agosto deste ano - em comparação com o mesmo período do ano anterior - revelaram que em Niterói houve queda em oito das 11 (onze) principais modalidades criminosas, tais como: furto de veículos (-35%); homicídio em decorrência de intervenção policial (-72%); roubo a estabelecimento comercial (-26%); roubos a residência (-28%); roubo a pedestres (-11%); roubo de celulares (-26%); e roubos a coletivos (-80%).

Recentemente, foi divulgado pelo o comando do 12º Batalhão para sua tropa que os resultados deste ano são os melhores dos últimos cinco anos.

O segredo do sucesso desses resultados é uma combinação de Motivação + Tecnologia + Participação da Sociedade Civil.
A motivação a todos os policiais que ainda lutam pela melhoria de nossas vidas, as câmeras aumentando o campo de visão da Cidade e a participação da população em grupos de Telegram e mídias sociais com a informação em tempo real de acontecimentos.

A ASSOCIAÇÃO VIVERBEM, com a finalidade de expandir o número de câmeras de monitoramento, criou o projeto “GUARDIÃO”, que consiste na instalação de câmeras com baixo custo de implantação e manutenção mensal. A premissa é de que quanto maior o número de câmeras em uma cidade com monitoramento, maior a probabilidade de visualização de ocorrências e redução no tempo de atendimento.

Em expansão para o Rio de Janeiro em parceria com a Polícia Militar, elaboraram um projeto para Ipanema que contempla a instalação de 308 (trezentas e oito) câmeras de alta definição em pontos estratégicos do Bairro, já mapeados, que enviarão as imagens cedidas gratuitamente para um Centro de Operações no 23º Batalhão da Polícia Militar no Leblon, onde serão instalados racks para armazenamento dos gravadores, ativos de rede e fibra ótica.  Todas as câmeras serão monitoradas 24 horas por dia por PMs e funcionários da VIVER BEM, lotados dentro do Batalhão.

Outros projetos também estão em andamento, como JARDIM BOTÂNICO e TIJUCA.

O ViverBem tem um canal no Facebook: www.facebook.com.br/viverbem2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário