ATENÇÃO

Obras da Linha 1 do metrô do Rio vão interditar retornos na Lagoa

Dois retornos na Av. Epitácio Pessoa serão fechados no sábado (6).
Obras são para a construção do novo acesso à estação General Osório.

Do G1 Rio
A Avenida Epitácio Pessoa, na Lagoa Rodrigo de Freitas, Zona Sul do Rio, terá dois retornos de veículos interditados no sábado (6) para a construção do novo acesso de passageiros à estação General Osório, em Ipanema, informaram os responsáveis pela expansão da Linha 1 do metrô.
Os retornos que serão interditados são o do Parque do Cantagalo, para quem segue em direção a Ipanema, e o da Rua Joana Angélica, sentido Humaitá.
Motoristas que estiverem na Epitácio Pessoa, sentido Ipanema, e quiserem retornar deverão seguir até as proximidades da Rua Joana Angélica para pegar a pista sentido Humaitá. Este retorno na altura da Joana Angélica, que é duplo, passará a funcionar apenas no sentido Ipanema. Por isso, os motoristas que estiverem na pista sentido Humaitá e quiserem voltar ao Leblon deverão pegar outro retorno, poucos metros à frente, próximo à Rua Vinícius de Moraes.
Na altura do Parque do Cantagalo, trecho que será fechado para as obras, o canteiro central está sendo preparado para receber provisoriamente o tráfego de veículos da via, o que permitirá o tratamento do subsolo que será executado por escavação subterrânea da galeria do metrô, sem interditar a Epitácio Pessoa. 
Durante as obras haverá placas de sinalização e operadores de tráfego orientarão motoristas e pedestres.

As obras estão previstas para terminar no primeiro semestre de 2016, quando um novo retorno de veículos será construído próximo ao Parque do Cantagalo e o da Joana Angélica voltará a ser duplo.
Novo acesso
Para ampliar a capacidade e a flexibilidade operacional da estação General Osório, o governo do estado constroi novas plataformas de embarque e desembarque de passageiros e serão necessários um novo túnel de ventilação e uma saída de emergência, informaram os responsáveis pela obra. O governo do estado decidiu fazer com que esse túnel  servisse também como acesso para usuários do metrô.
O novo acesso ficará no canteiro central da Avenida Epitácio Pessoa, na altura do Parque Tom Jobim, entre os números 2.014 e 1.976 e próximo a um sinal de trânsito e uma faixa de pedestres, para facilitar a circulação do público. Assim,  o bairro da Lagoa será conectado ao sistema metroviário da cidade.

Após a conclusão da obra, prevista para o primeiro semestre de 2016, a Estação General Osório estará apta a receber também os trens das linhas 2 (Pavuna – Botafogo) e 4 (Barra da Tijuca – Ipanema), além dos da Linha 1 (Tijuca – Ipanema) que já circulam no terminal, informaram os responsáveis pela expansão da Linha 1.

ATA

Reunião PSI 17/11/2014 – Colégio Notre Dame Ipanema


     .TCU – Denúncia – Obra do Metrô Praça N. S. da Paz:
Está previsto para esta semana, a entrada da Ação no plenário do TCU, para julgamento.
Provavelmente, deverá ser pedido uma perícia internacional, pelo Tribunal de contas, para constatação do tipo de obra inadequada para o local.

     . Ação carnaval/ venda de bebidas pelos ambulantes – andamento – reunião com o Promotor:
Já foram realizadas duas reuniões, uma com o Promotor substituto e uma segunda com o titular. Ambos acolheram bem a idéia, porém, como o Ministério Público não é um órgão normativo, não tem autonomia para proibir a venda de bebidas alcoólica durante a concentração e passagem dos blocos carnavalescos. Foi então, solicitado aos patrocinadores fiscalizar, uma vez que as autoridades não possuem efetivo para atuar em todos os locais ao mesmo tempo.
Itaú, Ambeve e Prefeitura fariam então uma representação para amenizar a situação.
Segundo a legislação, é crime a venda de bebidas alcoólicas para menores. À partir daí, vão ser elaboradas as regras para coibir a venda facilitada e cobrar fiscalização constante.
A Prefeitura permite esta situação porque a Ambeve ( distribuidora de bebidas) patrocina a maioria dos eventos realizados pela cidade.
A intenção é mostrar ao patrocinador o custo de tal liberação.
Foi solicitado ao Vereador Carlo Caiado, uma reunião com o Secretário de Ordem Pública, para discussão do problema.

      . Reunião com as Associações de moradores de Copacabana, Leblon, Gávea e Jardim Botânico, sobre o excesso de blocos antes e durante o Carnaval, acarretando muita sujeira e xixi por estes bairros:
      .População de rua, camelôs, desordem urbana em geral – o que fazer? Pedido de reunião com o Secretário Municipal de Ordem Pública: