ALUGUÉIS CAROS

Ipanema enfrenta mudanças devido ao aumento do preço dos aluguéis

Pelo menos 30 lojas fecharam as portas nos últimos meses na Visconde de Pirajá, onde há vários cartazes com o dizer: “Passo o ponto” 0


RECEBIDO POR EMAIL

LEONARDO BOFF
    Ao analisar-se as crônicas de Leonardo Boff, notadamente a última publicada na edição eletrônica de Jornal do Brasil de 9/11/2014, percebe-se grande radicalização em suas idéias. Naquela última há grande ataque aos moradores dos bairros de Ipanema, Leblon no Rio de Janeiro e dos Jardins em São Paulo.
   Acredita-se que seria mais efetivo que voltasse suas críticas à desconstrução da infra-estrutura habitacional, à queda da educação ampla e saúde durante os últimos anos.
É conveniente ressaltar que as classes mais abastadas são responsáveis pela geração de empregos , criação de fábricas e outros estabelecimentos, como também, aos programas sociais distribuídas às classes desvalidas.
O momento é grave e tais declarações contribuem ainda mais para a divisão existente e não proporciona diálogo ao consenso. A intelectualidade não pode deixar-se envolver pela violência das idéias que porventura são veiculadas nas redes sociais.
JGuia

Rio de Janeiro, 11 de novembro de 2014

DESTRUIÇÃO DE IPANEMA

Rio

Obras de expansão da Estação General Osório chegam à Lagoa

Jornal do Brasil
Para ampliar a capacidade e flexibilidade operacional da Estação General Osório, em Ipanema, o Governo do Estado está construindo novas plataformas de embarque e desembarque de passageiros e um novo acesso à estação. Iniciadas em junho de 2011 com escavações no subsolo entre Copacabana e Ipanema, as obras entram agora em uma nova fase: a construção do acesso Lagoa.
 O novo acesso ficará no canteiro central da Avenida Epitácio Pessoa, na altura do Parque do Cantagalo, entre os números 2.014 e 1.976 e próximo a um sinal de trânsito e uma faixa de pedestres para facilitar a circulação do público.
Para atender às normas técnicas e de segurança, é preciso fazer um túnel de ventilação e saída de emergência para as novas plataformas de embarque e desembarque de passageiros que estão sendo construídas na Estação General Osório. 
Diante disso, o Estado decidiu fazer com que esse túnel fosse melhor aproveitado, servindo também como acesso para usuários do metrô. Desta forma, o bairro da Lagoa será inserido no sistema metroviário da cidade, fazendo com que trabalhadores, moradores e frequentadores da região tenham acesso direto à Estação General Osório.
 – Houve a necessidade técnica de fazermos um túnel de ventilação e uma saída de emergência. Agora, resolvemos aproveitá-lo para que as pessoas possam seguir da Lagoa até a Estação General Osório. Será, portanto, uma passagem, com esteiras rolantes  para os passageiros – disse a secretária de Transportes,  Tatiana Carius. 
Plataformas de embarque e desembarque
Iniciadas em junho de 2011 com escavações no subsolo entre Copacabana e Ipanema, as obras de expansão da Estação General Osório vão ampliar a capacidade e flexibilidade operacional da estação, que contará com novas plataformas de embarque e desembarque de passageiros, além do acesso Lagoa.
As escavações da área onde futuramente serão instaladas as novas plataformas já foram concluídas e, atualmente, ocorre a escavação do túnel que ligará a General Osório à Lagoa por dentro do Maciço do Cantagalo. Faltam aproximadamente 40 metros para terminar a escavação em rocha, chegando ao subsolo da Avenida Epitácio Pessoa.