METRÔ

Metrô: após crateras e morte, moradores protestam contra falta de segurança

Estudo da Coppe/UFRJ já questionava capacidade de Ipanema para suportar este tipo de obra

Jornal do BrasilLouise Rodrigues*
Moradores da Zona Sul do Rio de Janeiro saíram às ruas neste sábado (31) para protestar contra a construção da linha 4 do metrô, sob a responsabilidade de um consórcio formado pelas construtoras Odebrecht Infraestrutura, Carioca Engenharia e Queiroz Galvão. Na madrugada do último dia 11, duas crateras se abriram na Rua Barão da Torre, em decorrência das obras. Os moradores entraram com uma ação popular no Ministério Público. Este não foi o primeiro transtorno gerado pela obra que, em 2012, foi condenada por estudo realizado pela Coppe/UFRJ. Na época, o tema foi debatido por engenheiros, que questionaram não apenas a necessidade do projeto, mas também a capacidade estrutural dos bairros para suportarem as obras. 
Moradores seguiram da Estação General Osório até a Rua Visconde de Pirajá
Moradores seguiram da Estação General Osório até a Rua Visconde de Pirajá
Coordenadora do Projeto de Segurança de Ipanema (PSI), Ignez Barreto foi uma das organizadoras da manifestação, que começou na Praça General Osório e terminou na Visconde de Pirajá. Ela contesta a proximidade do shield (máquina exportada da Alemanha que faz a escavação do terreno) com a superfície. Segundo especialistas, o recomendado é que os shields estejam a 40 metros de profundidade, mas, no Rio, eles operam a 13 metros. A máquina recebeu o apelido de “tatuzão” e virou alvo de críticas.
Ignez Barreto foi uma das organizadoras do protesto
Ignez Barreto foi uma das organizadoras do protesto

“A obra está escavando uma área de influência das fundações dos prédios. O consórcio está dizendo que esse acidente que ocorreu no dia 11 foi pontual, mas não foi. Ele só não teve vítimas fatais porque foi às 3 horas da manhã, não estava passando ninguém na rua. Não é só o morador que corre risco da perda do seu imóvel, é toda a população. Quem anda em uma das ruas onde o tatuzão vai passar a essa profundidade de 13 metros, está correndo risco”, critica Ignez. Sobre a proximidade da Copa do Mundo, a coordenadora do PSI analisa: “Caso isso se repita, o que me preocupa mais do que a imagem do Brasil é a vida das pessoas. Realmente é dramático. A gente não quer isso. Por isso nós estamos protestando, chamando a atenção.”
Antônio Teixeira é morador de Copacabana e também participou do ato. Para ele, “a obra está sendo feita de forma corrida e sem garantia.” Antônio ressalta que as obras afetam a vida de quem usa o metrô e não apenas dos moradores da Zona Sul. “Eles estão correndo porque é ano de eleição e não pode existir pressa em uma obra dessas”, alerta. Moradora de Ipanema, Wanda Ricart também esteve presente no protesto. Ela reclama da desorganização e dos transtornos gerados pelas obras. “Eu moro na Barão da Torre, um endereço com o IPTU mais caro do Rio. Somos desrespeitados, estamos no meio de um canteiro de obras. De noite eles fazem barulho com as máquinas, apitam, falam alto. Somos trabalhadores, precisamos trabalhar e não podemos dormir. É um abuso. Fui falar com um dos engenheiros mais importantes da Odebrecht e ele deu uma resposta quase infantil para mim. Ele disse que, em uma obra subterrânea, são encontradas coisas que não se sabia. Foi essa a resposta que o engenheiro me deu. Eu não sei o que eles querem fazer com Ipanema”, critica Wanda.
Canteiros de obras tomam as ruas e complicam o trânsito
Canteiros de obras tomam as ruas e complicam o trânsito
Mário Sergio Souza Avellar é engenheiro civil e de segurança e trabalhou na construção do metrô no Catete e no Largo da Machado. Morador de Ipanema, ela observa os erros cometidos ao longo do processo de construção da Linha 4. “Eu não tenho informação de que tenha sido utilizado shield em um terreno arenoso do Rio de Janeiro antes. O risco disso é ter fuga de material, como aconteceu. Isso vai afetar os prédios laterais à obra. É preciso que se coloque tudo com mais transparência para saber realmente quais riscos tem essa obra”. Lembrando a morte de um operário do metrô Rio ontem, em Copacabana, o engenheiro reforça que as obras podem oferecer risco de vida para mais pessoas, operários e transeuntes. “Se abrir um buraco, como abriu da outra vez, e cair uma criança, um idoso? Como faz?”, questiona
A ex-jornalista e professora aposentada da UERJ Lilian Nabuco critica a gestão do Metrô Rio, da Odebrecht e do governo estadual. Para ela, “é preciso que uma comissão de técnicos, geólogos e engenheiros altamente competentes e isentos para que o público tenha uma justificativa consistente. Porque essa empresa e o governo não têm credibilidade pelo comportamento que tiveram até agora”. Sobre as crateras que surgiram no dia 11 de maio, Lilian diz: “Chegou ao cúmulo do engenheiro dizer que o que aconteceu na Praça Nossa Senhora da Paz foi um imprevisto e que daqui para frente o terreno é homogêneo e isso não vai acontecer novamente. Ora, se ele não previu a existência de uma rocha debaixo na Praça, como ele vai prever todo o percurso da Visconde de Pirajá à Ataulfo de Paiva até a Gávea? Não tem a menor coerência. Então ele diz que, se piorarem as rachaduras e se acentuarem os afundamentos, a gente vai monitorar. Ora, se ele, com monitoramento, não pode prever a tragédia que aconteceu na Praça General Osório, como ele vai prever todo o percurso pela frente? O governo devia ter escutado a COPPE, quando ela fez os estudos na época”.
O engenheiro Fernando Azevedo critica a condução das obras
O engenheiro Fernando Azevedo critica a condução das obras
O engenheiro Fernando Azevedo também é morador de Ipanema. Ele comentou a morte do operário na Linha 4 do metrô e criticou a condução das obras. “A história dos acidentes, como a morte daquele operário ontem, denotam a falta de segurança. É uma obra feita às pressas, com um prazo político e não técnico. O acidente não acontece sozinho, existe uma série de acontecimentos que resultam nele, como a falta de observação às questões de segurança”, explica. Outro ponto avaliado por Fernando é a necessidade de dar atenção ao mapa de fragilidade do solo para evitar transtornos. “O solo é heterogêneo e, quanto mais próximo da população e dos prédios, mais acentuado tem que ser o trabalho de reconhecimento prévio. Coisas que a gente não acredita que o Metrô fez. A Rua Barão da Torre está com prédios trincados e fissurados,além  daqueles dois buracos. Isso tudo em um mês e meio”, analisa o engenheiro.
Eduardo Saggese é morador de Ipanema há 9 anos e vive os transtornos da construção desde o seu começo. “Eles trouxeram as máquinas, mas não trouxeram os engenheiros. O governo encomendou o tatuzão na Alemanha, mostrando que nós não temos domínio sobre essa tecnologia. Se a gente for comparar, o metrô de Londres está sendo escavado com dois shields, de 7,5 metros cada um. Como pode Londres avançar 150 metros por mês e aqui avançarmos 15 metros em um dia? É uma coisa estranha essa velocidade”, avalia. O ator Carlos Sato  também estranha a rapidez das obras e comenta: “o barulho das máquinas ultrapassa a meia noite. Os operários não sabem conversar, eles berram. Não tem dia certo, não cumpre a lei do silêncio. Meu pai é muito idoso e doente. Ele está em pânico, com medo de perder o imóvel dele. Nós pagamos o IPTU mais alto, mas a nossa qualidade de vida caiu 90%. Por que a gente continua pagando por uma coisa que a gente não recebe?”.
William Hossell é fundador do movimento "Metro Linha 4 que o Rio precisa"
William Hossell é fundador do movimento "Metro Linha 4 que o Rio precisa"
William Hossell também apoiou a manifestação. Presidente da associação de moradores “Anima, Leblon”, fundador do movimento “Metro Linha 4 que o Rio precisa”, ex-metroviário e participante do Fórum de Mobilidade ele oferece apoio técnico ao movimento. Segundo ele, “para construir um metrô do Rio até Niterói, por baixo da Baía da Guanabara, se gasta 3 bilhões. Aqui, já está em mais de 10 bilhões e não vai parar por aí”. William criticou a dificuldade do governo do estado em reconhecer os erros do projeto. “Eles estão errando e não têm humildade para aceitar o erro e consertar as coisas. Houve tempo suficiente para fazer todos os estudos e, ainda assim, eles colocam um shield, que é o maior do mundo, na superfície. Podiam ter alugado essa máquina, mas gastaram 100 milhões de reais para comprá-la. Fizeram tudo errado e agora estão injetando concreto para segurar a rua. Vão ter que seguir com essa obra até o Leblon, sem limite de gasto. O governo do estado fez questão de estender o contrato de gestão para a atual concessionária. Aqui eles fazem as coisas erradas, fingem que está tudo certo e seguem adiante. Não dá para confiar, as pessoas estão com medo. Estão sempre inventando uma desculpa. A Odebrecht deve estar envergonhada com isso, eu estaria. Eles mentem com uma convicção que convence quem eles querem. Cuidado com eles!”, finaliza.
O Consórcio da Linha 4 do metrô informou que o projeto foi minuciosamente estudado e está sendo executado com "o que há de melhor na engenharia nacional e internacional". Veja a nota do consórcio:
O projeto da Linha 4 do Metrô na Zona Sul do Rio de Janeiro foi minuciosamente estudado por mais de 200 especialistas e está sendo executado com o que há de melhor na Engenharia nacional e internacional. Foram vários os estudos realizados, com desenvolvimento de metodologias e modelos geomecânicos, todos estes norteados por uma vasta campanha de sondagem, investigações geológicas e ensaios de caracterização do subsolo. As obras seguem os mais rígidos padrões de qualidade e segurança, e o Consórcio Linha 4 Sul, responsável pelas obras entre Ipanema e Gávea, conta com a assessoria dos melhores técnicos nacionais e dos mais renomados técnicos internacionais, reconhecidos por todas as entidades do setor de tuneleiros e todo o meio geotécnico. As metodologias adotadas na Linha 4 do Metrô são amplamente utilizadas em todo o mundo.
Em uma obra deste porte, os imóveis do entorno das escavações dos túneis e estações são monitorados permanentemente a fim de garantir a segurança dos prédios. Os prédios recebem instrumentos (pinos de recalque e clinômetros) que possibilitam o acompanhamento de como as edificações se comportam antes e durante as obras. Todas as medições desta instrumentação estão dentro dos limites esperados, sem risco para as edificações.
* Do Programa de Estágio do Jornal do Brasil

MORTE NO ARPOADOR

Bombeiros encontram corpo de homem que caiu no mar do Arpoador

  • Outra pessoa foi resgatada e liberada no local nesta quinta-feira
O GLOBO (FACEBOOK·

Bombeiros fazem buscas na Pedra do Arpoador, onde um turista argentino caiu no mar por volta de 6h da manhã levado por uma onda
Foto: Gabriel de Paiva / Agência O Globo
Bombeiros fazem buscas na Pedra do Arpoador, onde um turista argentino caiu no mar por volta de 6h da manhã levado por uma onda Gabriel de Paiva / Agência O Globo
RIO - O corpo de um homem que caiu da pedra do Arpoador no mar foi encontrado pelos bombeiros por volta das 12h20m desta quinta-feira. Entretanto, o corpo está em um local de difícil acesso e ainda não foi retirado da água pelos militares.
Mais cedo, uma pessoa já foi resgatada e liberada no local. Os dois homens estavam na pedra, quando caíram na água. A ação contou com o apoio de jet-skis, helicóptero e guarda-vidas.
Ainda não há confirmação sobre a identidade das vítimas, mas as primeiras informações dão conta de que são turistas argentinos. O Corpo de Bombeiros foi acionado por volta das 6h20m.


ADIADA

Por Motivos de Força Maior,
 A Audiência Pública  Prevista para amanhã  o dia 29, as 10 horas  foi adiada.
 Nova data será comunicada  oportunamente.

Atenciosamente Adriana Almeida

REUNIÃO



OF. GCT Nº 17/2014                                                              Rio de Janeiro, 20 de maio de 2014

           Prezado Senhor,
            
Na qualidade de Presidente da Comissão de Trabalho, Legislação Social e Seguridade Social da Alerj, convido Vossa Senhoria para Audiência Pública a realizar-se dia 29 de maio de 2014, 5ª feira, às 10:00 horas, na sala 311 do Palácio Tiradentes - Rua Primeiro de Março, s/nº - Centro - para debatermos sobre: Metrô - sua rede, expansão e os riscos para a população e seus trabalhadores”.  
Solicito confirmação de presença através do e-mail comissaotrabalhoalerj@gmail.com ou telefax: (21)2588-1535.
Atenciosamente,
Deputado PAULO RAMOS


CONSELHO DE ARQUITETURA E URBANISMO DO RIO DE JANEIRO



ESCLARECIMENTOS

Esclarecimentos sobre a obra do metrô: incidente na rua Barão da Torre
 

AMORI-Associação de Moradores Recanto de Ipanema , com CNPJ , criada em 2000 , reunindo moradores das ruas Desembargador Renato Tavares e Almirante Sadock de Sá , já passou da fase de ter reuniões com a Diretoria de Rio Trilhos; Engenheiros da  Concessionária Rio Barra S/A ; Oderbrecht , etc.

Insatisfeita com as explicações de " profissionais de alto gabarito e de instituições conceituadas " passou , a partir do acidente de 15/12/2013 ( deslizamento de pedregulhos na Rua Alberto de Campos ) a tratar do assunto " Metrô " , de outra forma - ou seja, na esfera federal. Três dias antes do acidente,  AMORI havia tido reunião com engenheiros da Oderbrecht,  alertando para a possibilidade de deslizamento de pedras , o que veio a ocorrer. Ratificou sua apreensão por escrito, em seguida àquela reunião pois não ficou satisfeita com a explicação dada.

Em separado, conforme combinado, vou entregar cópia do  Ofício D-no. 200/2014-PRES CAU/RJ, recebido do  Presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo ( Serviço Publico Federal ), na data de ontem, 26/5/2014. CAU tem poder de fiscalização. 
 
Peço que dê ciência do Oficio acima , no blog , para que os moradores tirem suas próprias conclusões. A destruição da Praça Nossa Senhora da Paz ( que jamais será a mesma ) ; os acidentes de 15/12/2013 e  11/5/2014 - apenas 5 meses de diferença - são auto explicativos. Assim como as calçadas cheias de ondulações e água minando do asfalto , regularmente , desde que a estação General Osorio foi inaugurada. Sinal de trabalho mal feito. Ou mal feito por " malfeitos ". Justamente o que querem evitar todos aqueles que amam e zelam pelo bairro, nessa expansão da Linha4. Não pode haver " falha humana " , justificativa comum e leviana em casos de grande repercussão. Há possibilidade de perda de vidas e patrimônio em jogo, se algo der errado. 

Já sabia que a reação de outras associações que sempre apoiaram o projeto, sem ressalvas,  seria essa. Quem entende um pouco de interpretação de texto , nota que não é bem assim como dizem. Falar em " eventual " , " pontual " ...quando já aconteceu , antes ? Falha geológica ? Não previram isso , no estudo ? " Que o risco é menor ? " ( então confirmam que há risco quando não deveria haver nenhum - afinal não são grandes empresas e profissionais ? )

Em tempo : O Processo / Inquérito no Ministério Publico Estadual voltou a correr, depois de um bom tempo " engavetado ". Segundo o Promotor de Justiça que trabalha em parceria com o Dr. Carlos Saturnino , são muitos os vídeos , telefonemas e e mails que eles têm recebido, de moradores de Ipanema e Leblon. 

Por um Metrô Seguro e Responsável ! 


MANIFESTAÇÃO EM IPANEMA - GENERAL OSÓRIO 11HS


METRÔ

Porque os prédios estão ruindo em Ipanema

- o método de obra para a construção da Linha 4 do metrô em Ipanema e Leblon, escolhido foi o que utiliza o TBM , vulgo tatuzão.
- o tatuzão é um equipamento de ponta e alta tecnologia muito usado no mundo inteiro por fazer escavações em áreas densamente povoadas sem que a obra cause interferência na superfície.
- o equipamento comprado para as obras em Ipanema e Leblon custou cinco vezes mais que o preço de uma máquina padrão, exatamente porque teria especificidades importantes – capacidade de escavar a 40 mts de profundidade, pressurização adequada e capacidade de escavar rocha ou solo arenoso.
- a máquina foi encomendada e sua pressurização prevista para escavar a 40 mts de profundidade.
- Como o diâmetro deste equipamento é de 12.50 a margem de segurança mínima que a boa técnica recomenda é de 25mts. de cobertura
- a escavação em Ipanema está sendo feita fora destes padrões de segurança. O tatuzão saiu da rocha na Rua Barão da Torre a 18mts  para chegar na Praça N. Sra. da Paz a 12mts.

QUAL É O PROBLEMA QUE SE COLOCA?
- escavar na profundidade prevista pelo consórcio construtor coloca dois problemas:
a) – a pressão da máquina sobre o lençol freático, bolsões de argila e areia com a pouca expansão devido à pequena  cobertura poderia levar estes materiais do solo a explodirem na superfície.
b) para contornar o perigo do item acima, o consórcio construtor resolveu concretar o solo da superfície injetando cimento através de Jet grounds. Acontece que esta técnica também não é segura porque este cimento pode se despreender ocasionando o problema que aconteceu no dia 11/05. No Canadá esta técnica já foi tentada em situação muito similar e apresentou os mesmos problemas.
- a escavação está fora da margem mínima de segurança.  Por  que? Porque a Estação N. Sra. da Paz foi construída a 12mts de profundidade atendendo aos interesses comercias da concessionária que através de um estudo de demanda encomendado à Fundação Getúlio Vargas indicou que a população rejeitaria uma estação que estivesse muito profunda ( 40 mts) . É claro, também,  que uma estação feita a 40mts exigiria um investimento muito maior do que uma feita a 12mts.
- o fato é que a escavação feita nesta  profundidade proporciona risco de vida à população e moradores ao longo de toda a obra.
- aprofundar a escavação para margens seguras – 40 mts -  significa rebaixar as estações N.Sra. da Paz, Jardim de Alá e Antero de Quental.
- Vai ser mais seguro, mas uma vez mais, a população é que paga esta conta. Uma clara falha no planejamento, na transparência e no desperdício do dinheiro público. É o dinheiro que falta na segurança, saúde , educação etc..


 


PRECISAMOS DE MUITA GENTE PARA SERMOS OUVIDOS !!!!! REPASSEM !!!!!

As explicações dadas pelo consórcio construtor sobre o ocorrido no dia 11/05 são mentirosas. O que foi classificado como fissuras meramente estéticas e problemas pontuais não é verdade. Não é preciso ser um grande especialista para entender que  quando rachaduras que aparecem na superfície, é porque alguma coisa aconteceu na estrutura do prédio. E é claro que se o prédio não apresentava estas rachaduras e elas apareceram quando o tatuzão saiu da rocha para entrar no subsolo arenoso embaixo da rua, o problema se deve à escavação.

- no sábado dia 31/05 às 11hrs. vamos sair em passeata da Praça General Osório pela Rua Visconde de Pirajá em direção à Praça N. Sra. da Paz.

- todos com roupas pretas, faixas e cartazes e com dizeres falando do  perigo de vida que a população está correndo com esta obra, do medo de todos etc.

- Por favor compareçam em massa, tragam seus parentes e amigos, divulguem pelo face, blog, twitter e e-mails , contatos pessoais de todas as formas possíveis.
Ignez


METRÔ DO MEDO

METRÔ DO MEDO !




http://youtu.be/Rpniwvu6eVo