TEXTO RECEBIDO

Por que os prédios em Ipanema estão ruindo


O tatuzão que foi comprado e especificado e custou 5 vezes mais que um equipamento regular, tem a capacidade de escavar a 40 mts. De profundidade. Ele saiu da rocha na Gen. Osório a esta profundidade e veio subindo até sair da rocha na Barão da Torre a 18mts. e tem de chegar à praça com 12mts. de profundidade. A boa técnica determina que a cobertura mínima seja o dobro do diâmetro do equipamento. No caso o nosso tem 12.5 mts . Então a margem de segurança mínima seria de 25mts. Trabalhando com pouca  cobertura, que certamente se deve à profundidade da estação N. Sra. da Paz, porque se o tatuzão tem de chegar à ela com 12mts. é porque esta é a medida para o trem poder adentrar a estação. A estação N. Sra. da Paz  foi construída com 12 mts. de profundidade porque um estudo de demanda encomendado à Funda cão Getúlio Vargas concluiu que a população não iria aceitar uma estação muito profunda. É claro que quanto mais profunda for a estação mais cara também ela sairá. Existem duas opção ambas igualmente perigosas porque que colocam em risco de vida a população:
- fazer injeções de “Jet ground” para concretar o solo. É uma tércnica muito arriscada porque as colunas de Jet ground podem ceder, quebrar, sair do lugar etc. Situação similar já aconteceu no Canadá com um tatuzão escavando com pouco profundidade e usando o Jet ground para tentar segurar o solo.

- sem Jet ground e com pouca cobertura – o risco é que a pressão da máquina impulsione todo o material do solo – lençol freático, bolsões de argila, areia mole e água para cima causando uma implosão.
 De toda forma, com esta cobertura abaixo da margem mínima de segurança tem risco para a população. Uma solução seria vir com o tatuzão durante todo o percurso com 40mts, passar por debaixo da Estação N. Sra. da Paz que já está praticamente pronta abandoná-la ou então refazer a estação para que ela fique compatível com a profundidade do tatuzão. O custo da estação N. Sra. da Paz já está calculado em um bilhão e cinqüenta milhões de reais!  . Quem arcará com o custo de abandonar a estação ou refazê-la gastando mais um bilhão? É dinheiro público que falta na saúde, educação segurança, infra estrutura etc

2 comentários:

  1. Todos sabem dessa margem de seguranca , menos os engenheiros responsáveis pelo Tatuzao -SOS ipanema !

    ResponderExcluir
  2. O ABSURDO dessa situação , inclusive a postura autoritária dos " técnicos " que estão sabendo dos riscos que e manter a mesma medida ERRADA com o Tatuzao operando no subsolo ( 12 metros apenas abaixo )e nao estão pensando em rever , em consertar o erro. Apenas vão injetar mais um pouco de cimento , coisa que já há um ano eles vem fazendo nesse trecho e podemos constatar o afundamento de muitos mais edifícios do que estão mostrando. E so andar pelas ruas e ver o estrago.
    Por que nao sabemos os nomes dessas pessoas que estão com as nossas vidas em suas equivocadas mãos e cabeças ? Por que nunca a população foi ouvida ?Porque estamos numa DITADURA !

    ResponderExcluir