ESCLARECIMENTOS

Esclarecimentos sobre a obra do metrô: incidente na rua Barão da Torre
 

AMORI-Associação de Moradores Recanto de Ipanema , com CNPJ , criada em 2000 , reunindo moradores das ruas Desembargador Renato Tavares e Almirante Sadock de Sá , já passou da fase de ter reuniões com a Diretoria de Rio Trilhos; Engenheiros da  Concessionária Rio Barra S/A ; Oderbrecht , etc.

Insatisfeita com as explicações de " profissionais de alto gabarito e de instituições conceituadas " passou , a partir do acidente de 15/12/2013 ( deslizamento de pedregulhos na Rua Alberto de Campos ) a tratar do assunto " Metrô " , de outra forma - ou seja, na esfera federal. Três dias antes do acidente,  AMORI havia tido reunião com engenheiros da Oderbrecht,  alertando para a possibilidade de deslizamento de pedras , o que veio a ocorrer. Ratificou sua apreensão por escrito, em seguida àquela reunião pois não ficou satisfeita com a explicação dada.

Em separado, conforme combinado, vou entregar cópia do  Ofício D-no. 200/2014-PRES CAU/RJ, recebido do  Presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo ( Serviço Publico Federal ), na data de ontem, 26/5/2014. CAU tem poder de fiscalização. 
 
Peço que dê ciência do Oficio acima , no blog , para que os moradores tirem suas próprias conclusões. A destruição da Praça Nossa Senhora da Paz ( que jamais será a mesma ) ; os acidentes de 15/12/2013 e  11/5/2014 - apenas 5 meses de diferença - são auto explicativos. Assim como as calçadas cheias de ondulações e água minando do asfalto , regularmente , desde que a estação General Osorio foi inaugurada. Sinal de trabalho mal feito. Ou mal feito por " malfeitos ". Justamente o que querem evitar todos aqueles que amam e zelam pelo bairro, nessa expansão da Linha4. Não pode haver " falha humana " , justificativa comum e leviana em casos de grande repercussão. Há possibilidade de perda de vidas e patrimônio em jogo, se algo der errado. 

Já sabia que a reação de outras associações que sempre apoiaram o projeto, sem ressalvas,  seria essa. Quem entende um pouco de interpretação de texto , nota que não é bem assim como dizem. Falar em " eventual " , " pontual " ...quando já aconteceu , antes ? Falha geológica ? Não previram isso , no estudo ? " Que o risco é menor ? " ( então confirmam que há risco quando não deveria haver nenhum - afinal não são grandes empresas e profissionais ? )

Em tempo : O Processo / Inquérito no Ministério Publico Estadual voltou a correr, depois de um bom tempo " engavetado ". Segundo o Promotor de Justiça que trabalha em parceria com o Dr. Carlos Saturnino , são muitos os vídeos , telefonemas e e mails que eles têm recebido, de moradores de Ipanema e Leblon. 

Por um Metrô Seguro e Responsável ! 


2 comentários:

  1. Seguro!
    até quando?

    https://www.youtube.com/watch?v=-Ex7Oke9dtY

    ResponderExcluir
  2. Nunca foi seguro.
    " O rei esta nu " mas mesmo assim eles continuam
    Insistindo nesse Tatusao.

    ResponderExcluir