ATA

Atividade sem conotação política que tem como objetivo proporcionar segurança e desenvolvimento social para o bairro, a partir de participação voluntária de seus moradores.

ATA DE REUNIÃO.

LOCAL DE REALIZAÇÃO: COLÉGIO NOTRE DAME
                                                  R. Barão da Torre – Ipanema
Dia: 14/04/2014
HORÁRIO: 18H
COORDENAÇÃO: IGNEZ BARRETO

REPRESENTANTES DO PODER PÚBLICO:
Ø  AUSENTES.


TÓPICOS ABORDADOS :




1-      CARNAVAL E BLOCOS:
Minuta sobre a ação popular abaixo mencionada está em curso junto aos advogados que lideram o caso ( repete-se o descrito em penúltima reunião para aqueles que desconhecem o assunto)
      “Tendo em vista os acontecimentos extremamente prejudiciais aos moradores em sua segurança e mobilidade e, dando continuidade ao que já havia  sido analisado em reunião anterior, ficou estabelecido que todos os comportamentos não previstos serão transformados em ação popular  em que serão arrolados a venda de bebidas alcoólicas a menores, atentado ao pudor, degradação do meio-ambiente, caixas de som em carros particulares em altíssimos decibéis, entre outros, que deverão ser enquadrados na forma da Lei que dispõem as liminares já lavradas e serão réus seus responsáveis.
     O PSI irá entrar com moção junto ao Ministério Público para solicitar a transferência destes eventos pra outros locais como o Sambódromo, centro da cidade, ou seja, locais destinados unicamente a tais comemorações. Solicita-se ainda aos patrocinadores, AMBEV E BANCO ITAÚ e outros, observarem suas responsabilidades quanto ao caos que se instala na região e notifica-se suas responsabilidades.
Ressalta-se que, grande parte dos veículos de comunicação apoiaram e divulgaram o efeito devastador que se transformou o Carnaval no Rio de Janeiro.”


2-      PRAÇA GEN. OSÓRIO e PONTOS DE ÔNIBUS
Assunto que continua em pauta pois nada até o presente momento foi atendido ( repete-se o descrito em última ata).
     “Observa-se cada vez mais a degradação da Praça no que contribui o estacionamento de oito linhas de ônibus no seu entorno, chegando, inclusive a R. Teresa Aragão. Por vezes fazem estacionamento duplo, permanecem com os motores ligados e alto ruído.
     A feira hippie, continua estacionando seus caminhões na madrugada de sábado na Av. Rainha Elizabeth, servindo de esconderijo para meliantes que assaltam os pedestres daquela região.”


3-      OCUPAÇÃO DOS ESPAÇOS PÚBLICOS
Algumas lojas estão ocupando as calçadas desordenadamente o que impede a livre circulação de pedestres, além de transformar  o espaço público em local privado; sendo que para tanto são os moradores que arcam com os custos ,inclusive de manutenção posterior de tais espaços. As lojas são: Supermercado Zona Sul, Oca, Tuty, Kikarnes, entre outras.
Os eventos na praia voltaram a acontecer após período de inatividade. Anteriormente haviam sido proibidos haja vista a grande densidade demográfica para as quais as forças de segurança não estão preparadas para promover a ordem pública.
O trecho da Av. Vieira Souto entre as R. Joaquim Nabuco e Francisco Bhering, no calçadão margeando a praia, está tomado por ambulantes hippies que promovem sugeira e insegurança aos moradores de todo o bairro. Já foi contado até dezessete grupos.


4-      AUMENTO DO CONTINGENTE DE SEGURANÇA
Em reunião com o Comandante da Guarda Municipal ficou claro que não há contingente suficiente par policiar todo o bairro. Assim, a proposta do PSI é que nos mesmos padrões das UPP as ruas do barirro necessitam da presença da autoridade pública. Dessa forma, sugere-se abertura de concurso público como também, aumento de seus soldos para atração de competências.
    
     
5-      AUMENTO DA POPULAÇÃO DE RUA.
Tem-se notado grande aumento de mendigos e pedintes que cometem pequenos furtos e ficam acampados em vários locais do bairro, durante o dia e à noite. Acredita-se, mais uma vez, que provêem de outros locais e por aqui instalam-se. TRAZIDOS PELO GRANDE AFLUXO DE ÔNIBUS E METRÔ.
     
OBSERVAÇÕES:
1- SOLICITA-SE AOS MORADORES QUE COMPAREÇAM AS REUNIÕES PARA CRIAÇÃO DE MASSA CRÍTICA QUANTO AOS NOSSOS PROBLEMAS DE    SEGURANÇA
2- CONVIDAMOS O NOVO SECRETÁRIO DE ORDEM PÚBLICA A PARTICIPAR DE UMA DE NOSSAS REUNIÕES PARA MAIOR APROXIMAÇÃO.

>>>>PRÓXIMA REUNIÃO: 28/04/2014
 
     
Elaboração da ata: JGuia


Rio de Janeiro, 15/04/2014               

Nenhum comentário:

Postar um comentário