CADÊ A GM?????????????????????????????O GATO COMEU!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Carro estacionado em calçada de Ipanema fecha a passagem

  • Cadeirante reclama da dificuldade para passar em trecho da Rua Maria Quitéria, na Zona Sul
O GLOBO COM A LEITORA REGINA COHEN (


Carro estacionado sobre calçada em Ipanema atrapalha passagem de pedestres
Foto: Leitora Regina Cohen / Eu-Repórter

Carro estacionado sobre calçada em Ipanema atrapalha passagem de pedestres Leitora Regina Cohen / Eu-Repórter
NOTA – No meio do caminho tinha um carro, tinha um carro no meio do caminho. E, dessa vez, estava no caminho da cadeirante Regina Cohen. A leitora fez o registro de um veículo estacionado na calçada da Rua Maria Quitéria, em Ipanema, na Zona Sul do Rio, ocupando praticamente toda a passagem de pedestres. A atitude do motorista complicou especialmente a passagem de Regina, devido ao espaço necessário para uma cadeira de rodas:
— As calçadas da cidade "maravilhosa" do Rio de Janeiro já estão em péssimas condições, e, como cadeirante, ainda tive que me deparar com a falta de respeito da sociedade. Cadê o poder público? Estamos cansados de tanto descaso.
Procurada, a Guarda Municipal do Rio de Janeiro informou que a Rua Maria Quitéria está incluída no roteiro de patrulhamento diário do 1º Grupamento Especial de Trânsito (1º GET) e conta com fiscalização constante, realizada em horários aleatórios. Segundo nota, uma equipe da GM-Rio enviada até o local na última segunda-feira para checar a denúncia multou dois veículos ao longo da via por estacionamento sobre calçada e em vaga para deficiente. Segundo a GM, em 2013, foram aplicadas mais de quatro mil multas nesta via.
“A GM-Rio destaca que a população também deve contribuir para a manutenção de um trânsito mais seguro, fluído e acessível a todos, obedecendo as leis de trânsito e regras de circulação, como por exemplo, não estacionando veículos sobre a calçada, que além de ser uma infração de trânsito grave, acaba prejudicando a mobilidade dos pedestres e também pode causar acidentes”, diz a nota da Guarda Municipal.

CADÊ A POLÍCIA !

Jovem esfaqueado em Ipanema na sexta-feira passa bem

  • Crime ocorreu durante assalto na esquina da Vieira Souto com Vinicius de Moraes
FERNANDA PONTES, DA COLUNA GENTE BOA (
José Cândido Lopes mostra os ferimentos: bom humor apesar do susto Foto: Reprodução
José Cândido Lopes mostra os ferimentos: bom humor apesar do susto Reprodução
RIO - Apesar do reforço policial na orla para o verão, o jovem José Cândido Lopes, de 23 anos, foi esfaqueado durante assalto ocorrido na última sexta-feira, na esquina da Avenida Vieira Souto com Rua Vinicius de Moraes, em Ipanema, na Zona Sul do Rio, conforme informou a coluna “Gente Boa”, de Cleo Guimarães.
— Eram 21h30m, eu estava com o celular na mão e fui cercado por três assaltantes em bicicletas. Por instinto, segurei o telefone por um segundo e fui esfaqueado na mesma hora — conta José, que é sobrinho do campeão de voo-livre Pedro Paulo Lopes, o Pepê, que morreu num acidente de asa-delta no Japão em 1991. — Quando um deles abriu espaço, passando para a minha frente, tentando tirar a minha carteira, eu o empurrei e corri para um grupo de pessoas a uns cem metros dali.
O jovem conseguiu se salvar com a ajuda de manobristas de um estacionamento, que chamaram a ambulância:
— Fui para o Miguel Couto e levei 11 pontos. Uma facada por pouco não atingiu o tendão — diz ele, que passa bem.
José Cândido registrou o caso na 14ª DP (Leblon).
Na Lapa, um rapaz morreu esfaqueado por bandido
Pelo menos três casos desse tipo foram registrados desde o início deste mês no Rio. No dia 1º, o jovem Conrado Chaves da Paz, de 19 anos, morreu ao ser ferido com uma facada na Avenida Chile. Ele saía de uma comemoração com amigos. O crime teria sido cometido por um viciado em crack. Na madrugada seguinte, um morador de rua foi morto, também por facada.
No dia 6, um homem, identificado como Osmar Luiz Pinto Ribeiro, foi esfaqueado na barriga e na perna após uma tentativa de assalto na Lagoa Rodrigo de Freitas. Ele foi atendido no Hospital municipal Miguel Couto, e liberado. O crime foi na esquina das ruas Vinícius de Moraes e Epitácio Pessoa. O assaltante fugiu após o crime.


ATA


Reunião PSI – dia 09/12/2013 – Colégio Notre Dame – Ipanema

Estratégias de trabalho relacionado aos “Fiscais do bairro”:

      Com ajuda de jornalistas e autoridades vinculadas ao assunto, aos poucos vamos conseguindo algumas adesões para o combate à desorganização, falta de segurança e sujeira que cada vez mais está tomando conta de Ipanema.    
      Luísa Sabatino, que é assessora do secretário da SEOP – Alex Costa,  solicitou que se envie as denúncias das irregularidades por escrito para que o PSI as encaminhe à ela.
O Administrador da 6ª R.A. , Leonardo Spritzer junto com a sub prefeitura de Ipanema e a SEOP montaram um esquema de controle de população de rua e limpeza que tem dado bons resultados. A Rua Visconde de Pirajá está visivelmente mais limpa e com muito menos gente dormindo sob as marquises, mas  não tem estrutura para dar conta de inúmeras reclamações, como vem ocorrendo e além do mais, não tem autonomia para resolver diversos tipos de questões, como por exemplo: o supermercado Zona Sul da Prudente de Moraes, que transforma nos fins de semana e feriados as calçadas em frente em bar, vendendo bebidas alcoólicas a quem quer que seja.
      Estamos também aguardando uma reportagem sobre o “lixão  da Teresa Aragão” que funciona como depósito de entulho de pequenas obras em apartamentos ou simplesmente como cemitério de eletrodomésticos que os moradores das proximidades “entregam” para os famigerados “burros sem rabo” se livrarem, não se importando como e nem onde aqueles dejetos serão jogados. Muitas vezes por comodismo ou por serem desinformados de que a Comlurb disponibiliza este tipo de atendimento à população gratuitamente. Para comprovação desta irregularidade, também é preciso que sejam tiradas fotos do local.


Segurança no bairro:


      Existem ruas do bairro em que os assaltos foram mais freqüentes nos últimos meses. Talvez por maior movimento de turistas. A Prudente de Moraes em toda extensão, talvez pela falta de comércio e pelo movimento de pessoas que embarcam e desembarcam dos ônibus, acaba se transformando num “corredor” propicio à roubos e furtos. A Vieira Souto depois da 17horas, na calçada junto aos prédios em toda extensão também. A Joana Angélica na quadra da praia. Esquina da Prudente de Morares com Aníbal de Mendonça.
      Foi então sugerido que se apresente as autoridades, propostas de tipo de policiamento para a região. Estas propostas poderiam surgir depois de conversas como por exemplo com o comandante do 23º Batalhão de Polícia. Conversa com Luis Eduardo Soares  que  foi o idealizador do GEPAE que funcionava como as atuais UPPs. Fazer contato também com Itagiba.
      Com uma proposta concreta de pessoas moradoras do bairro que vivenciam este grave problema diariamente, seria mais fácil de se conseguir algum resultado positivo do que simplesmente pedir maior segurança sem nenhuma sugestão.

Desordem nas praias:

      Foram feitos comentários sobre a desordem nas praias. Existe uma crônica desobediência das leis, por parte dos comerciantes e uma também crônica falta de fiscalização séria por parte das autoridades. Chegou-se então à uma conclusão que se tudo continuar desta maneira, corre-se o risco de ser instituída uma dominância de área pública que tem como objetivo principal persuadir o banhista ou qualquer outra pessoa que se dirija às areias das praias de que aquela região tem um “dono” e que para estar lá se tem que pagar um preço estipulado por este “dono”.
     
Ata elaborada por Sylma Reis