FERIADÃO EM IPANEMA

Mães usam paus de barraca para proteger os filhos de princípio de arrastão em Ipanema

  • Incidente aconteceu no trecho da praia em frente ao Hotel Fasano, na tarde desta sexta-feira


CLEO GUIMARÃES E ISABELA BASTOS - COLUNA GENTE BOA (EMAIL
RIO - A cena foi assustadora. Mães que estavam na praia de Ipanema, em frente ao Hotel Fasano, no início da tarde desta sexta-feira, usaram paus de barracas para tentar defender seus filhos de um arrastão que começou no Arpoador e chegou até o Posto 8. A pouco mais de um mês para o início do verão, arrastões e roubos praticados por gangues, às vezes com até 20 pessoas, estão se tornando frequentes naquela área.
O trecho é de grande concentração de crianças pequenas, já que ali está instalado o IpaBebê, associação de mães e filhos da área, uma espécie de Baixo Bebê ipanemense. Uma das mães que estava na praia na hora do corre-corre contou à coluna Gente Boa como tudo aconteceu.
“Estávamos todos com as crianças na praia e começou aquela onda, onde todos levantam, correm, pegam as crianças e saem desesperados. Levantei peguei o cabo da barraca e mandei os pais fazerem o mesmo, não dava tempo para correr. Passaram por nós quatro meninos, roubando tudo, e eu dei uma barracada. Logo depois passaram quatro guardas municipais”, disse a moça.
Não é o primeiro episódio de violência na região nos últimos meses. No dia 24 de setembro, o cantor Felipe Dylon, de 26 anos, nascido e criado no Arpoador, foi assaltado por dez garotos na Rua Rainha Elizabeth, quase chegando à praia. “Eles me cercaram na calçada. Um deles agarrou a minha mochila e me empurrou”, contou Dylon à época. O cantor chegou a cair no chão e saiu deslizando e se ralando todo até o muro de um prédio. Levaram a sua bicicleta.
Como Gente Boa mostrou em agosto, o trecho que vai da Rua Francisco Otaviano até o Posto 8, onde ele foi assaltado, é considerado terra de ninguém porque fica numa “zona cega” entre as áreas cobertas por três delegacias: a 12ª DP, na Hilário de Gouveia; a 13ª DP, na Nossa Senhora de Copacabana; e a 14ª, no Leblon.
Em 20 de outubro, um domingo, frequentadores do Arpoador relataram outra tentativa de arrastão. Barraqueiros, precavidos, têm usado até mesmo uma uma tática para não deixar os ladrões fugirem: a cada grito de “arrastão!” eles se posicionam em linha, impedindo o avanço pela areia.
Outra vítima recente foi o cantor e compositor Jards Macalé, que teve uma correntinha de ouro arrancada com violência no calçadão no final do mês passado. O ator Marcelo Serrado também denunciou um ataque à sua sogra. “Sou morador do Arpoador e fui na cabine da PM que tem ali, pedi pra mandarem viatura para reforçar. Nada... Estão assaltando na frente dos policiais”, disse o ator à coluna.
Preocupadas com a onda de assaltos na Francisco Otaviano e arredores — um vídeo arrepiante que mostra um rapaz sendo assaltado e espancado por uma gangue à luz do dia pode ser visto na internet —, cinco diferentes associações de moradores e esportistas de Copacabana, Arpoador e Ipanema se reuniram com representantes dos batalhões da área para cobrar reforço no policiamento da região.
Na semana passada, em um único sábado de praia lotada, PMs deram plantão na esquina das ruas Bulhões de Carvalho e Joaquim Nabuco — o epicentro dos ataques. Levaram para a delegacia, em poucas horas, 21 suspeitos dos assaltos. Dezessete deles eram menores de idade.


Leia mais


FISCAIS DE IPANEMA

Moradores de Ipanema fazem fiscalização implacável

  • Integrantes de projeto fotografam e denunciam os problemas do bairro
Tópicos da matéria:
LÍVIA NEDER
Publicado:

Perigo. Sylma conta buracos na Rua Joana Angélica
Foto: Hudson Pontes
Perigo. Sylma conta buracos na Rua Joana Angélica Hudson Pontes
Cansados de ver os problemas nas ruas e dispostos a cobrar atitudes das autoridades responsáveis de forma individual, moradores de Ipanema acabam de lançar o projeto Fiscais do Bairro. O trabalho voluntário consiste em fotografar tudo o que veem de errado, para encaminhar as denúncias de maneira coletiva.
Com seis voluntários cadastrados nessa primeira fase, as principais denúncias são de mau estado dos bueiros, sujeira, ocupação irregular das calçadas e buracos nas vias e passagens de pedestres.
— Nossa ideia é que cada morador seja um fiscal e atue para ajudar o poder público a melhorar a sua atuação. Fizemos um acordo com a 6ª Região Administrativa, para que sejam tomadas as providências relativas às denúncias — explica Ignez Barreto, moradora que está à frente do projeto.
A professora aposentada Sylma Reis destaca que basta dar uma volta em qualquer quarteirão de Ipanema para encontrar problemas. Ela ressalta que os buracos nas calçadas são perigosos principalmente para os idosos.
— Sempre que passeio com a minha cachorrinha procuro levar a máquina fotográfica para registar os problemas e, infelizmente, são muitos. Se alguém cai em um buraco desses, pode ter sérios problemas. Um idoso, então, nem se fala. E são muitos idosos que moram no bairro — argumenta Sylma.


ACIDENTE


Rio - 16h30: Carro pega fogo e fecha pistas da Avenida Vieira Souto

Acidente ocorreu na altura da Rua Aníbal de Mendonça.
Motoristas enfrentavam retenção no sentido Copacabana.

Do G1 Rio

avenida vieira souto
A Avenida Vieira Souto, em Ipanema, estava bloqueada na altura da Rua Aníbal de Mendonça, às 16h30 desta quarta-feira (13), segundo o Centro de Operações. Um veículo pegou fogo no local.
O desvio era feito pela Avenida Henrique Dumont. Os motoristas enfrentavam retenção no sentido Copacabana. A lentidão refletia no trânsito da Avenida Delfim Moreira. Os agentes da CET-Rio estavam na via orientando o tráfego.

ESGOTO

Cedae implanta sistema de esgotos em Ipanema

12/11/2013 10:14
Por Redação, com ARN - do Rio de Janeiro

A Cedae iniciou nesta terça-feira,  na faixa de areia da Avenida Vieira Souto em Ipanema
A Cedae iniciou nesta terça-feira, na faixa de areia da Avenida Vieira Souto em Ipanema
A Cedae iniciou nesta terça-feira,  na faixa de areia da Avenida Vieira Souto em Ipanema, na Zona Sul do Rio - em frente à Rua Teixeira de Melo, a fase de conclusão do assentamento do novo sistema de esgotos, em substituição ao existente, que há mais de 40 anos envia os esgotos de Copacabana, Botafogo, Glória, Flamengo, Catete, Laranjeiras e parte do Centro ao Emissário Submarino de Ipanema.
Para a fase final de instalação do novo tronco coletor, será dado início à operação do Shield – uma mega perfuratriz que utiliza método não destrutivo. Estarão presentes o presidente da Cedae, Wagner Victer, e o secretário do Ambiente, Carlos Minc.
- O Governo do Estado, através da Cedae e da Secretaria do Ambiente, está investindo cerca de R$ 15 milhões no novo sistema de esgotamento sanitário de Copacabana. Quando a nova tubulação entrar em operação estará garantida a segurança de um dos mais antigos sistemas de esgotamento sanitário da Cidade do Rio de Janeiro – afirmou o presidente da Cedae, Wagner Victer.
A escavação dos 676 metros do trecho final do novo sistema de esgotamento sanitário da Zona Sul está sendo feita com o “Tatuzão”, fazendo a perfuração a mais de sete metros de profundidade, sem afetar a rotina do tráfego naquela região e sem o risco de provocar acidentes com redes de outras concessionárias. A obra será concluída em maio de 2014.
A nova técnica consiste em fazer aberturas de poços de serviço, com diâmetro de nove metros e profundidade superior a sete metros, para que os operários façam a instalação dos tubos de concreto, de alta resistência, com 1,50 metro de diâmetro, através de túneis escavados pelo Tatuzão.
A máquina, com tecnologia alemã, foi trazida especialmente ao Rio de Janeiro para esta obra, a primeira na cidade a perfurar um túnel com extensão superior a 650 metros, sem a necessidade de abertura de valas e, ao longo da Rua Rainha Elizabeth da Bélgica, a principal via de ligação entre Copacabana e Ipanema.

FALTA DE ÁGUA EM IPANEMA

Obras podem afetar abastecimento de água de Ipanema, Leblon e Lagoa

Canteiro de obras do Metrô no Jardim de Alah
Canteiro de obras do Metrô no Jardim de Alah Foto: Pablo Jacob / Agência O Globo
O GLOBO
Tamanho do texto A A A
RIO — Para a realização de obras da Linha 4 do Metrô, a Cedae vai fazer, nesta quarta-feira, o remanejamento de uma adutora de 700 milímetros de diâmetro, localizada no Jardim de Alah, em Ipanema. Segundo a Cedae, o serviço terá duração de 12 horas, o que poderá afetar o abastecimento nos bairros de Ipanema, Leblon e Lagoa.
A Cedae orienta os moradores das áreas afetadas a usar de forma racional os reservatórios (caixas d´água e cisternas) e solicita que os clientes busquem reprogramar as tarefas não essenciais que representem grande consumo de água. A previsão é de que o abastecimento será plenamente restabelecido em até 24 horas após o sistema ser religado.
No último dia primeiro, obras do Consórcio Linha 4 Sul atingiram uma tubulação de 150 milímetros no Jardim de Alah, causando vazamento e interrompendo o abastecimento da Cedae na região.


Leia mais: http://extra.globo.com/noticias/rio/obras-podem-afetar-abastecimento-de-agua-de-ipanema-leblon-lagoa-10766378.html#ixzz2kXa5CAl2

É HOJE !


ZONA

Obra do metrô atinge tubulação em Ipanema e abastecimento de água é interrompido

  • Segundo a Cedae, tubulação foi danificada por intervenções da Linha 4 do Metrô
  • Reparo deve ser finalizado até a manhã de domingo

Renata Leite


Obra na Rua Barão da Torre atinge tubulação da Cedae Foto: Hudson Pontes / Agência O Globo
Obra na Rua Barão da Torre atinge tubulação da Cedae Hudson Pontes / Agência O Globo
RIO — Uma tubulação da Cedae em Ipanema foi atingida, segundo informações passadas pela concessionária, por obras da Linha 4 do Metrô, no fim da tarde deste sábado. O abastecimento de água em quase todo o bairro precisou ser interrompido para o que técnicos possam fazer o reparo no encanamento. A Cedae solicita aos moradores que façam um uso racional da água até a manhã de domingo, quando o conserto deverá estar finalizado e o abastecimento, normalizado.
O encanamento atingido fica na Rua Barão da Torre, na altura do edifício de número 260. O vazamento de água já foi interrompido, e os técnicos da Cedae trabalham no local neste momento. O cano atingido possui 300 milímetros de diâmetro, o que é considerado de grande vazão de água. O consórcio responsável pelas obras ainda não explicou o que ocasionou o problema.
Não é a primeira vez que maquinários usados em obras da Linha 4 do Metrô atingem a rede de outras concessionárias. Há pouco mais de uma semana, obras do consórcio já haviam provocado vazamentos em dois encanamentos de água do bairro. O problema ocorreu em tubulações que passam pelo Jardim de Alah e pela Rua Barão da Torre.
Em agosto foram os serviços de internet e telefone fixo do Leblon que foram prejudicados por danos causados à rede da Oi no bairro. Na época o consórcio Linha 4 Sul, responsável pelas obras do metrô entre Ipanema e Gávea, afirmou em nota que, durante a execução do serviço de tratamento e impermeabilização do solo na Estação Antero de Quental, um equipamento havia atingido um cabo da companhia. O consórcio disse lamentar o transtorno.
Em junho deste ano, uma tubulação da CEG foi atingida por uma retroescavadeira no Leblon. O acidente ocorreu por volta das 8h no canteiro da Estação Jardim de Alah, no cruzamento entre as avenidas Ataulfo de Paiva e Epitácio Pessoa. Houve vazamento de gás no local. Devido ao problema, o quarteirão entre as avenidas teve de ser isolado.