ATA DE REUNIÃO


Reunião PSI –  07/10/2013 – Colégio Notre Dame – Ipanema

      Infelizmente, não foi possível acessar o site que a Prefeitura disponibilizou para que a população participasse de um projeto de manutenção e melhorias nos bairros. Este site tem por objetivo fazer com que as pessoas enviem sugestões e idéias e até invenções para melhorar a qualidade de vida da população.
     Como a intenção parece ser boa, o PSI tentou participar da campanha, mas não foi possível, devido à dificuldade em acessar o site, que é o único meio de se entrar em contato com a equipe que organiza o projeto.

      Foi sugerido por uma moradora do bairro, mais precisamente da Rua Barão da Torre, em frente à Praça N. S. da Paz, que se fizesse uma campanha para desocupação das calçadas de Ipanema, em geral, por mesas de estabelecimentos que comercializam comidas e bebidas. Pode ser observado, que este tipo de comércio, praticamente toma conta de todas as calçadas em frente e as dos  lados  onde estão localizados, dificultando o trânsito de pedestres, principalmente para quem conduz cadeiras de rodas e carrinhos de bebês. Além do mais, estes comerciantes não têm o menor cuidado com a higiene do local, tornando as calçadas muito sujas e com o agravante de não limparem devidamente.
      Chegou-se à conclusão que deveria ser exigido dos órgãos competentes, maior cobrança de regras de padronização em geral, e com cuidados básicos ao se liberar tipos de estabelecimentos que podem provocar algum incômodo aos moradores próximos, tal como: barzinhos, boites, restaurantes, etc...

      Também foi decidida, a criação de “Fiscais de quarteirão” para relacionar as irregularidades de cada quadra de Ipanema. Estes fiscais documentariam o problema apresentado com fotos e um pequeno relatório sobre o fato e então entraria em contato com o Administrador Regional Leonardo Spritzer que se mostrou adepto da campanha. Haveria  também contatos com a imprensa para serem publicadas notas nos jornais divulgando os problemas a serem solucionados.

      Quanto à questão da Praça, foi sugerido por uma moradora, que se enfatizasse nas Ações judiciais, um amplo esclarecimento à população sobre a verba destinada à compensação ambiental. Esta verba de mais de um bilhão de reais, tem que ser usada exclusivamente para compensar os estragos ambientais que estão ocorrendo em Ipanema por conta da absurda construção da estação N.S.  da Paz.


Ata elaborada por Sylma Reis     

IPANEMA VIRANDO LIXO !

Cinco prédios poderão ser demolidos na Zona Sul do Rio

  • Projetos preveem prédio comercial em Ipanema e hotel em Copacabana

LUIZ ERNESTO MAGALHÃES (
RIO - A valorização imobiliária vai deixar apenas na memória dos moradores alguns prédios que serviam de referência em Ipanema e Copacabana. A Secretaria municipal de Urbanismo analisa cinco pedidos de demolição de imóveis nos dois bairros, como informou na quarta-feira a coluna Gente Boa. Embora a prefeitura afirme que não há nada definido, empresários confirmam a existência de novos projetos para os endereços, entre eles, um prédio comercial e um hotel.
Na Rua Visconde de Pirajá, por exemplo, os imóveis nos números 495 e 499, onde funcionam uma agência bancária e uma farmácia, poderão ser novamente reunidos para a construção de um edifício comercial de 13 andares.
— O plano é construir salas comerciais para alugar, possivelmente andares inteiros, já que cada pavimento terá 360 metros quadrados de área útil. Salas comerciais são um bom negócio em Ipanema porque a oferta é escassa — disse Rubem Vasconcellos, da Patrimóvel, sócio como pessoa física nos imóveis, junto com a Bradesco Seguros.
Segundo Vasconcellos, a farmácia e o banco já serão fechados no fim do mês. A previsão é que o novo prédio seja inaugurado em 2016. O projeto deverá custar de R$ 25 milhões a R$ 30 milhões. Num terceiro imóvel, também na Visconde de Pirajá, fica uma filial das Lojas Americanas, mas O GLOBO não conseguiu localizar o proprietário. As lideranças comunitárias lamentaram as mudanças.
— Ipanema já está superadensada. O curioso é que o Plano Diretor afirma que novas construções devem ser desestimuladas na Zona Sul, mas sempre há uma brecha na legislação — lamentou a presidente do projeto Segurança em Ipanema, Ignez Barreto.
A presidente da Associação de Moradores de Ipanema, Maria Amélia Fernandes Loureiro, lamenta, mas acredita que o processo é irreversível:
— Não há como segurar a verticalização.
Em Copacabana, os pedidos de demolição são para terrenos na Av. Nossa Senhora de Copacabana 956 e Bolívar 65. Nos imóveis, funcionavam o hotel Copa Linda e um restaurante, que fecharam. Segundo o presidente da Associação Brasileira da Indústria Hoteleira (ABIH), Alfredo Lopes, investidores espanhóis compraram os imóveis e vão construir um novo hotel, graças a incentivos fiscais da prefeitura para aumentar a oferta de quartos na cidade até os Jogos de 2016.

FUTEVOLEI

Ídolos do futebol se reencontram no Brasileiro de Futevôlei 4x4


Entre os dias 25 e 27 de outubro, vários jogadores que marcaram época no futebol estarão reunidos na praia carioca de Ipanema para a edição inaugural do Campeonato Brasileiro de futevôlei 4x4. Oito equipes disputarão o título, cada uma representando um estado brasileiro. A exceção é o Rio de Janeiro, que contará com dois times. Diferentemente da modalidade tradicional, o futevôlei 4x4 prima pelo dinamismo, com quatro componentes de cada lado e uma rede mais baixa. Tal formato busca o maior entretenimento do público, com foco na popularização das transmissões televisivas.

Dentre os craques presentes no evento, se destacam o ex-maestro santista Giovanni, capitão da equipe paulista, o meia Pedrinho (ex-Vasco), líder de uma das equipes cariocas, o tetracampeão Aldair, à frente dos capixabas, além de Cláudio Adão, nome respeitável no esquadrão mineiro. Tradicional no futebol, a família Adão também contará com outro ilustre membro nesta competição: Felipe, ex-atacante do Guarani e do Boavista (RJ), que integra a outra equipe do Rio de Janeiro.

Na fase classificatória, disputada nos dias 25 e 26 de outubro, as partidas serão disputadas em sets únicos de 25 pontos, bem como as semifinais. Por sua vez, a final seguirá uma configuração distinta, no formato de melhor de três sets. O evento terá a entrada franca.

Líder do ranking mundial da modalidade, o Brasil é considerado o berço do futevôlei, que começou a ser praticado nas praias cariocas na década de 1960, recebendo a alcunha inicial de "pévôlei". As primeiras associações e federações do esporte apareceram na década de 90, período em que se firmou em Goiânia a Confederação Brasileira de Futevôlei (CBFv). Desde 2002, tal organização promove anualmente o Circuito Brasileiro masculino, mesmo ano de fundação da Federação Internacional de Futevôlei (FIFv). Além do modelo 4x4, tal prática também admite a variação com três atletas de cada lado.

Principal evento do esporte em duplas, o Circuito Mundial masculino de futevôlei acontece desde 2007. Das oito edições já realizadas, o Brasil saiu vencedor em seis e o Paraguai em duas.

DOMINGO

Domingo é dia de aulão de yoga em Ipanema


Divulgação
Divulgação
Evento começa às 9h
Neste próximo domingo, dia 13, a praia de Ipanema recebe mais uma edição do aulão de yoga. O evento começa às 9h e para participar basta levar sua canga para estender na areia.
Como a ideia é aproximar as pessoas da prática, as aulas têm posições simples e podem ser acompanhadas por pessoas de todas as idades. Não é necessário fazer inscrição, apenas encontrar o grupo na praia de Ipanema, à altura da rua Teixeira de Melo, à altura da Casa de Cultura Laura Alvim, um pouco antes do horário marcado.  Mais informações: contato@88yoga88.com.br

HOMENAGEM


Mais Vinicius

Além do show no dia 20, na Praia de Ipanema, outra homenagem vai marcar os cem anos que Vinicius de Moraes completaria no dia 19. O seminário no Museu da Imagem e do Som do RJ será no dia 16. Reunirá nomes como o parceiro Carlos Lyra, Miúcha, Zuenir Ventura, João Máximo, Marcos Azambuja, Miguel Faria Jr., Miguel Jost e Gilda Mattoso, sua última mulher.

E as homenagens ao poetinha não param. Em janeiro, Haroldo Costa vai dirigir um show no Theatro Municipal. Já a Biblioteca Pública do Estado, prevista para ser reinaugurada em fevereiro, receberá uma exposição.

VIRANDO INFERNO !

Ipanema vai virando Copacabana...construindo mais prédios comerciais ! acabei de ver no site da Prefeitura..3 pedidos de demolições !....
o maior de todos..é do imóvel da Loja Americanas..entre a Anibal e Garcia !!..segue os outros 2 imoveis bem perto tb desse !..é Ipanema perdendo seu charme !

Pedidos na Prefeitura :

Ipanema, Rua Visconde de Pirajá, nº 532 - AP.2
Descrição do Imóvel : Imóvel comercial
Processo nº : 02/11/000549/2013
Data de requerimento : 26/8/2013
Publicado no D.O. Rio nº 130
pág.66, coluna 1ª em 23/9/2013 .

As solicitações de exame histórico deverão ser formalizadas junto ao 1ª SLF, acompanhadas de justificativa nos termos do Dec. 20.064.

Ipanema, Rua Visconde de Pirajá, nº 499/499 A -AP.2.
Descrição do Imóvel : Imóvel comercial
Processo nº : 02/11/000531/2013
Data de requerimento : 19/8/2013
Publicado no D.O. Rio nº 125
pág.51, coluna 1ª em 16/9/2013 .

As solicitações de exame histórico deverão ser formalizadas junto ao 1ª SLF, acompanhadas de justificativa nos termos do Dec. 20.064.

Ipanema, Rua Visconde de Pirajá, nº 495 -AP.2.
Descrição do Imóvel : Imóvel comercial
Processo nº : 02/11/000530/2013
Data de requerimento : 19/8/2013
Publicado no D.O. Rio nº 125
pág.51, coluna 1ª em 16/9/2013 .

As solicitações de exame histórico deverão ser formalizadas junto ao 1ª SLF, acompanhadas de justificativa nos termos do Dec. 20.064.

CIDADE DAS OLIMPÍADAS

Mais de 30 chafarizes e dez bustos desapareceram das ruas do Rio

  • Há 20 anos, a arquiteta Vera Dias, gerente de Monumentos e Chafarizes da Secretaria de Conservação e Serviços Públicos, tenta calcular o número exato de obras sumidas

LUDMILLA DE LIMA(


O stábile de Alexander Calder no Parque da Catacumba: essa escultura e um móbile do artista, autor da peça mais cara da ArtRio este ano, estão desaparecidos desde os anos 80
Foto: Foto: Arquivo/Michel Filho
O stábile de Alexander Calder no Parque da Catacumba: essa escultura e um móbile do artista, autor da peça mais cara da ArtRio este ano, estão desaparecidos desde os anos 80 Foto: Arquivo/Michel Filho
Drummond perdeu os óculos várias vezes, Noel Rosa teve o copo de chope roubado e o Manequinho já ficou, digamos, sem a sua “torneirinha”. Só o Chafariz das Saracuras, nos últimos dez anos, foi vítima de ladrões mais de seis vezes: em agosto, as quatro saracuras e uma das quatro tartarugas em bronze foram furtadas da fonte de Mestre Valentim, em Ipanema. Mas, pior do que todo esse vandalismo contra monumentos, está o desaparecimento total de obras que ficavam expostas em ruas do Rio. Roubadas ou destruídas — sendo que algumas sumiram do mapa de modo misterioso, sem deixar rastro —, elas vão aos poucos se apagando da memória dos cariocas. Um caso clássico é o das obras do artista americano Alexander Calder instaladas, inicialmente, no Parque do Flamengo, e, depois, no Parque da Catacumba: tomadas pela ferrugem, foram levadas para um depósito da prefeitura, de onde desapareceram nos anos 80.
A prefeitura, dona do móbile “Rio” e de um stábile do artista, até hoje é questionada sobre o paradeiro das criações pela Fundação Calder, com sede em Nova York. Para se ter uma ideia do valor do móbile (adquirido em 1961 por um milhão e duzentas e cinquenta mil cruzeiros) e do stábile (este doado pelo artista), Calder foi o autor da peça mais cara da ArtRio deste ano, arrematada por R$ 24 milhões.
A arquiteta Vera Dias, gerente de Monumentos e Chafarizes da Secretaria de Conservação e Serviços Públicos, há 20 anos tenta calcular o número de obras desaparecidas. Ela já se conformou com a impossibilidade de fechar essa conta, mas, até o momento, chegou a mais de 30 chafarizes e dez bustos. Entre estes últimos, está o da romancista Júlia Lopes de Almeida, o primeiro busto de uma mulher, de 1935, do Rio. O monumento ficava no Passeio Público, mas foi furtado em 2004, junto com uma representação de Mestre Valentim. Enquanto há na cidade 217 esculturas de figuras masculinas, apenas 13 mulheres receberam a mesma distinção. Desse pequeno total, três bustos femininos ninguém sabe onde estão.
— Desde 93 ando pelas ruas procurando monumentos. Só agora, com o acesso a um número enorme de registros fotográficos, temos uma ideia melhor do que existiu e desapareceu. Mas o número total é uma incógnita — diz Vera, que não cansa de lamentar o vazio deixado por uma escultura que adornava a primeira fonte em ferro fundido do país: a Mulher da Luz, do Chafariz da Praça das Nações.
Da noite para o dia, em outubro de 2010, a peça de 250 quilos foi levada do topo do chafariz neoclássico, esculpido para a Exposição Nacional de 1908. Como não há o molde, não foi possível produzir uma réplica. Os monumentos são visados pelo material e por colecionadores. No caso das peças de Calder, com a falta de cuidado, uma das hipóteses é que viraram sucata.
O colecionador Fernando da França Leite cita monumentos que só podem ser lembrados por fotos e desenhos antigos. No Império e no começo da República brasões costumavam decorar as ruas:
— Os sumiços ocorriam muito quando o sistema de governo mudava. Esses medalhões tinham arte e devem estar em algum lugar — desconfia.
Um brasão do Campo de Santana está no depósito municipal, que preserva outras peças originais para o caso da necessidade de reprodução de réplicas de cópias já vistas nas ruas. Outros recursos para salvar as obras é a instalação de câmeras, como feito com o Chafariz das Saracuras, e a divulgação dos 1.100 monumentos do Rio pelo site riomonumentos.com.

MAIS ASSALTO

Militar do Exército é preso após participar de assaltos no Rio

A PM informou que o soldado Cláudio da Silva, de 20 anos, praticou assaltos em Ipanema, Leblon e Lagoa, antes de ser preso. Os acusados estavam em carro pertencente à família do militar
Rio de Janeiro - Um soldado do Exército foi preso hoje (5) de madrugada acusado de participar de assaltos na zona sul do Rio. Com ele, estavam um irmão e uma amiga.
A PM informou que o soldado Cláudio da Silva, de 20 anos, praticou assaltos em Ipanema, Leblon e Lagoa, antes de ser preso. Os acusados estavam em carro pertencente à família do militar.
O registro da 14ª Delegacia de Polícia (DP) diz que Silva ficava ao volante do carro, enquanto o irmão Guilherme Rodrigues, de 19 anos, e Ana Beatriz Cristina da Silva, de 18, praticavam os assaltos.
O trio foi preso depois que o veículo passou a ser perseguido por patrulhas do 23ª Batalhão de Polícia Militar (BPM), até ser parado na praça Santos Dumont, na Gávea (zona sul).
De acordo com o boletim de ocorrência, os policiais militares recolheram com os suspeitos uma pistola de brinquedo e pertences roubados de várias vítimas, como celulares e documentos. Cinco pessoas atacadas pelo bando registraram queixa na delegacia.
Moradores da favela da Rocinha (São Conrado, zona sul), os acusados foram autuados pela prática do crime de assalto à mão armada e permanecem presos.

No bairro da Glória, também na zona sul carioca, dezenas de pessoas foram assaltadas por um grupo de 30 menores de rua durante a madrugada. Nenhum criminoso foi preso. Segundo testemunhas, após o arrastão, a quadrilha se dividiu na fuga, em direção à Lapa (bairro na região central) e ao Aterro do Flamengo (sentido zona sul).

ASSALTO


Restaurante em Ipanema, no Rio, é assaltado na tarde de sábado

Dois homens levaram pertences de clientes e fugiram em uma moto.
Gerente nega que caixa do estabelecimento tenha sido roubada.

Do G1 Rio


Um novo caso de assalto a restaurantes na Zona Sul do Rio aconteceu neste sábado (5). Desta vez, o roubo ocorreu no restaurante Restô, na Rua Joana Angélica, em Ipanema. A ação aconteceu ainda de dia, quando dois homens assaltaram a caixa do estabelecimento e clientes. As informações foram confirmadas pela Polícia Militar.
O gerente do estabelecimento, no entanto, nega que o dinheiro do restaurante tenha sido levado. Segundo ele, os criminosos agiram somente na varanda da casa.