CULTURA

Cultura

Teatro Ipanema apresenta Zezé Motta e Sérgio Dumont em “Chega de Saudade”, uma homenagem a Elizeth Cardoso e Vinícius de Moraes

da redação | 22-07-2013 07:05:40
O Teatro Ipanema e a secretaria municipal de cultura do Rio apresentam o espetáculo “Chega de Saudade”, um retrato da música brasileira, que será realizado no dia 30 de julho (terça-feira) às 20h através de dois grandes artistas da música popular brasileira. O show apresentará ao público sucessos de Vinícius de Moraes (1913-1980) e Elizeth Cardoso (1920-1990).
O ano de 1958 marcaria o início de um dos movimentos mais importantes da música brasileira, a Bossa Nova. A pedra fundamental do movimento veio com o álbum "Canção do Amor Demais", gravado pela cantora Elizeth Cardoso. Além da faixa-título, o antológico LP contava ainda com outras canções de autoria da dupla Vinicius e Tom, como "Chega de Saudade", canção fundamental daquele novo movimento. Já o ano de 2013 é marcado por uma série de eventos que já estão programados para a comemoração dos 100 anos de nascimento de um dos mais importantes nomes da poesia e da música brasileira: Vinícius de Moraes.

Chega de Saudade é uma canção escrita por Vinícius de Moraes (letra) e por Antônio Carlos Jobim (música), em meados dos anos 50. Foi gravada pela primeira vez em 10 de julho de 1958, na voz de Elizeth Cardoso, que a gravou com arranjos do maestro Antônio Carlos Jobim, acompanhada também pelo violão de João Gilberto. Mais tarde, esta gravação antológica ficou reconhecida como o primeiro registro fonográfico da bossa nova.

Dividido em dois atos, o espetáculo traz Sérgio Dumont cantando Vinícius de Moraes e Zezé Motta cantando Elizeth Cardoso. Os artistas virão acompanhados pelo maestro Ricardo Mac Cord.

Os traços comuns entre Zezé Motta e Elizeth Cardoso vão além de serem mulheres, cantoras, negras e brasileiras. Mergulhadas em uma espécie de underground da vida musical carioca, Zezé e Elizeth emergiram com suas artes em um país marcado pelo machismo e pelo racismo. Esse universo é também característico do vivido por grandes divas do jazz: Bessie Smith, Billie Holiday, Lenna Horn. O repertório de Zezé faz parte do disco que a cantriz lançou no ano de 2000, intitulado (Divina Saudade – uma homenagem a Elizeth Cardoso) e será composto por pérolas como “Tudo É Magnífico”, “Nossos Momentos”, “A Noite do Meu Bem”, “Consolação”, “Tristeza”, “Noites Cariocas” e “Barracão”.

Carioca nascido em 1960, Sérgio Dumont, começou cedo seu amor pela música. Uma das suas maiores paixões é o violão, instrumento que viabiliza suas inspirações melódicas que o levou a cursar o Conservatório Brasileiro de Música e a Academia de Música Lorenzo Fernandes, formando-se em harmonia tradicional e licenciando-se e especializando-se em Educação Musical. No repertório do artista músicas de sucesso como “Samba da Benção”, “A Felicidade”, “Tarde em Itapoã” e “Onde Anda Você”.

Show: Zezé Motta e Sérgio Dumont em Chega de Saudade
Local: Teatro Ipanema
Endereço: Rua Prudente de Moraes, 824, Ipanema.
Horário: 20h
Data: 30 de julho - (terça-feira)
Valor: R$ 30,00 (inteira) – R$ 15,00 (meia-entrada para idosos, estudantes e cariocas);

Vendas: compreingresso.com.br, e na bilheteria do teatro;
Informações: (21) 2267-3750.