PROTESTO

Protesto no Rio reúne cerca de 40 manifestantes



Agência Estado
Cerca de 40 manifestantes se reuniram nesta sexta-feira na Praça Nossa Senhora da Paz, em Ipanema, na zona sul do Rio, para protestar por melhorias na saúde e no transporte e pelo combate à corrupção. O ato foi liderado por funcionários do Hospital Federal de Ipanema, na zona sul. Eles reclamam do que consideram privatização do sistema público de saúde. O governo federal criou uma empresa para administrar os hospitais federais universitários e isso, de acordo com os funcionários do estabelecimento de Ipanema, facilita o desvio de verbas e a corrupção. "Mas também queremos alertar sobre outros aspectos além da saúde. A obra do metrô está gastando uma fortuna, e poderia ser diferente", reclama o enfermeiro Mauro Cataldi, presidente da Associação dos Servidores do Hospital de Ipanema. Cerca de 20 policiais observam o ato e, até as 18h30, não houve confronto nem prisões.

CONVOCAÇÃO


O governador Sergio Cabral, finalmente, solicitou uma reunião com uma comissão do Projeto de Segurança de Ipanema cuja pauta será – mudança no método construtivo, salvar as árvores ainda existentes, parar com a compactação do terreno que as coloca em risco assim como à população, mudanças na localização dos acessos para  calçadas comerciais da Visconde de Pirajá afastadas da praça e acessos simples, sem coberturas.
A reunião está marcada para dia 8/07, segunda feira, às 11hs. No Palácio Guanabara. O acordo foi que o PSI se abstivesse de participar da manifestação sexta feira dia 05/07 que sai da Praça da Paz e vai para a casa do Cabral no Leblon, até a conclusão do consenso que possa sair desta reunião.

O grupo do PSI que está agindo mais ativamente na questão da praça – Regina Carquejo – advogada, Newton Carvalho – geólogo, Fernando Azevedo – engenheiro civil , Mario Elian – urbanista, Tony e eu entendemos que;

- a praça é o nosso objetivo principal nesta luta, e resolvemos convocar a manifestação exatamente porque a obra na praça com todas as mazelas que ela leva a reboque, não estava na pauta das reivindicações das ruas

- entendemos que estamos pagando um custo alto por aceitar o diálogo, uma vez que abrimos mão do nosso direito de cidadãos de nos manifestar. Mas, ao mesmo tempo, já que existe a possibilidade de que se chegue a algum consenso nesta reunião, não poderíamos perde-la.

Peço que divulguem esta posição do PSI para as suas listas de contatos, face, twitter,blogs etc.  É importante dizer que foi a condição exigida pelo governador para nos receber.Façam o mesmo esforço de divulgação que foi feito para divulgar a manifestação.
A manifestação com seus outros apoiadores – ASHI, Movimento 31/07 e Brasil Eficiente está mantida. Vai sair dia 05/07 ``as 17hs. Da Praça N. Sra. da Paz.

 Um abraço,

Ignez

MANIFESTAÇÃO







Como já tinha antecipado estamos organizando uma manifestação no dia 05/07. A concentração será às 17hs. Na Praça N. Sra. da Paz e vamos sair pela Maria Quitéria, pegar a Vieira Souto e acabar na esquina da Aristides Espínola ( rua do Cabral) onde nos encontramos com o grupo que está acampado.

Serão quatro grupos participando e convocando para a manifestação:

1-      O PSI que vai colocar a questão da Praça da Paz nas reivindicações. Na praça , infelizmente, temos reunidos todas as mazelas denunciadas pela população durante as manifestações de rua;
Corrupção;
Superfaturamento – vocês sabiam que a estação de metrô na Av. Paulista em S. Paulo construída pelo método subterrâneo vai custar entre R$200 e 300 milhões de reais enquanto a da N. Sra. da Paz com toda a lambança adicional vai custar R$ 1bilhão e 57 milhões de reais?
Falta de transparência;
Falta de diálogo;
Crime ambiental e patrimonial com a conivência do tribunal de Justiça d Rio de Janeiro. Vocês sabiam que mais de 90% das ações populares movidas pela população ou MP contra o governo estadual, a prefeitura ou as empreiteiras , têm decisões favoráveis aos governos? No nosso caso o veredicto foi por unanimidade. Será que nem um só desembargador achou que poderíamos ter razão?

2-      A ASHI – Associação dos Servidores do Hospital de Ipanema – este hospital que já foi uma referência na nossa cidade hoje encontra se sucateado e prestes a ser repassado para a iniciativa privada contra a opinião e avaliação de seu corpo de médicos, técnicos e servidores.
        
3-      O Movimento contra a corrupção 31/07. É um movimento que fez várias manifestações durante 2011 e 2012 contra a corrupção focando muito no mensalão. São autores de eventos como Algemas de Ouro que deram o prêmio ao maior corrupto do país em votação pela internet.  

4-      Movimento Brasil Eficiente – pedem a diminuição da carga tributária, sua reforma e a gestão mais eficiente do dinheiro resultado de nossos impostos.

5-      Estamos tentando entrar em contato com os coordenadores do União Contra a Corrupção para ver se eles também aderem à manifestação.

        A idéia é que cada movimento faça a sua convocação nas redes sociais, faça seus cartazes e faixas defendendo suas idéias e denunciando tudo que está errado.

Para nós do PSI e de Ipanema peço que:
A)     -  convoquem pela rede, face twitter , blogs, e-mails, chamando para a manifestação dia 5/07 com concentração ás 17hs. Na Praça N. Sra. da Paz.
B)      Façam cartazes de cartolina ou faixas, quem quiser fazer. Os cartazes de cartolina como são muito baratos peço que façam mais de um que é para serem distribuídos entre os manifestantes.
C)      Sugiro alguns temas para serem desenvolvidos falando da praça. É bom saber que é importantíssimo a gente botar a praça na pauta destas manifestações. Precisamos de dar apoio ao MP, que já fez uma perícia sobre o crime ambiental, cujo laudo deve sair em breve. Se o judiciário verificar que a população está disposta a ir até  fim pela praça, o MP e a nossa ação  vão  sair fortalecidos. Talvez consigamos, finalmente, ganhar alguma coisa.
SUGESTÕES PARA CARTAZES OU FAIXAS

- CASO N. SRA DA PAZ. ONDE ESTÁ O JUDICIÁRIO?
- AGORA O GOVERNO QUER DIÁLOGO? POR QUE APOPULAÇÃO NÃO FOI OUVIDA?
- POR QUE EM S. PAULO UMA ESTAÇÃO DE METRÔ CUSTA 200 MILHÕES E A N. SRA. DA PAZ UM BILHÃO E CINQUENTA MILHÕES?
- TJ-RJ CADÊ VOCÊ?
- A POPULAÇÃO QUER ACESSOS NA N. SRA. DA PAZ SIMPLES, DISCRETOS, SEM COBERTURAS HORROROSAS E NAS CALÇADAS COMERCIAIS, AFASTADAS DA PRAÇA.
- NÃO AO CORTE DE ÁRVORES CENTENÁRIAS.
- NÃO À COMPACTAÇÃO DO TERENO QUE VAI MATAR AS ÁRVORES QUE AINDA SOBRARAM NA PRAÇA DA PAZ .

Gente, apesar da surra que estamos levando ainda vale a pena lutar, não só pela praça, mas pela nossa cidade e país.
Vamos todos mandar ver nas redes , convocar o máximo possível de pessoas, comparecer, com cartazes, faixas e muita convicção. Vamos botar o bloco na rua!

Ignez



ARRAIAL DO SOLAR

Amigos,
O “Arraiá do Solar” está chegando! Todos os alunos, pais, funcionários, voluntários e parceiros participam desse grande evento, tão aguardado pela Comunidade! E a nossa festa vem com tudo o que tem direito: quadrilhas, comidas típicas, brincadeiras, forró. Toda a renda é revertida para a manutenção do Solar.
Para isso, buscamos contribuições para a nossa confraternização. Estamos arrecadando produtos e/ou recursos, além de voluntários, que são muito necessários no dia. O mês de Julho está chegando e até agora recebemos poucas colaborações. Toda contribuição é muito bem-vinda!
Seguem abaixo as necessidades para o Arraiá do Solar:
• Objetos novos para rifar: utensílios de casa; cama, mesa e banho; cozinha; brinquedos, mochila, bolsa, etc.
• Prendas, muitas prendas para as barraquinhas!
• Pratos típicos já prontos (doces e salgados)
• Ingredientes para o cachorro-quente (400 pães/ 25kg de salsinha/ 5kg de cebola/ 1 kg de alho/5kg de pimentão/6 kg de tomate/ 2 maços de cebolinha/ 3 latas de milho grandes/ 2 latas de ervilha grandes/ 1 bombona de katchup/ 1 bombona de mostarda/ 1 balde de 3 kg de maionese/ 2 vidros de óleo (90ml)
• Milho (4 sacos de milho)
• Canjica: 5kg de canjica / 5 garrafas de leite de côco / 15L de leite/ 1kg de côco ralado / 8kg de açúcar / 5 pacotes de canela em casca.
• Caldinho de feijão
• Caldo-verde: 6 kg de batata-inglesa/ 10 molhos de couve-mineira/ 5kg de bacon/ 5kg de linguiça calabresa/ 1/2kg de alho/ 1kg de cebola
• Salsichão (200 unidades)
• Gelo (5 sacos)
• Voluntários (para montagem e desmontagem do Arraiá)
Se você puder colaborar com a festa, nos retorne o quanto antes, informando o(s) item(ns) que poderia colaborar.
Contatos através dos telefones 2522-9524 ou 3202-6900 - Falar com Alessandra, Rosane, Fábio ou Carlos.

Obrigada pelo apoio!

Comunicação e Eventos
Solar Meninos de Luz
 
 
 
Nossas redes sociais
     

HISTÓRIA DE VIDA



Ex-Miss vira pedinte desdentada pelas ruas de Ipanema


Sonia Schuller ficou em segundo lugar no Miss Guanabara, em 1965


Ex-Miss vira pedinte desdentada pelas ruas de Ipanema - Reprodução


Quase todo mundo ouviu falar no caso de pedintes de rua que um dia já foram professores, médicos e outras profissões. Mas uma mulher que já  foi miss, isso é inédito.
Pois a coluna Gente Boa, do jornal O Globo, publicou a triste e decadente história de Sonia Schuller, que foi candidata à Miss Guanabara, em 1965, representando o bairro de Botafogo, e acabou em segundo lugar:
 “Ela era ensolarada, cheia de energia e tinha um sorriso lindo”, disse ao jornal o advogado Daslan Mello Lima, criador de um blog sobre misses. “Foi um frisson incrível quando essa moça apareceu no palco”, lembrou ele.
Vera Lucia Couto, hoje uma funcionária da Riotur, contou que Sonianão levando o título, mas, segundo a revista Manchete da semana seguinte, a catarinense que veio para o Rio ainda criança recebeu “uma das maiores ovações da história do Maracanãzinho”.
Quarenta e oito anos se passaram e hoje aquela linda mulher da passarela foi reduzida a uma pessoa sem dente na arcada superior e com a inferior em frangalhos. A coluna conta ainda que Sonia tem dificuldades até para comer o pastel chinês que o dono de um bar no Jardim de Alah, na zona sul carioca, que a serve diariamente e que é sua única refeição.
A ex-vicecampeã do Miss Guanabara e Sereia das Praias Cariocas de 1965 virou uma pedinte nas ruas de Ipanema, bairro onde mora:
“Sonia sofre de esquizofrenia”, informo à publicação seu irmão, Cláudio Schuller. Ele conta que “a desgraça da vida dela começou em 1986”, depois que uma moto a atropelou, perto da Praça General Osório.
 “Naquele dia, ela perdeu os dentes e a autoestima”, disse Cláudio.
O filho mais velho da ex-miss, Bruno, de 46 anos, confirmou: “Dali pra frente tudo desandou.”
Bruno, que há 19 anos mora em Curitiba, é fruto do curto relacionamento de Sonia com Sergio Petezzoni, um dos fundadores do Clube dos Cafajestes, de Copacabana.
O jornal conta que Bruno nasceu e foi criado no apartamento 404 de um prédio da Rua Barão da Torre, em Ipanema, onde vivia com a mãe e a avó, a fisioterapeuta Antonia Schuller.
E no último andar fica a famosa cobertura de Rubem Braga, com quem, diz o jornal, Sonia teve um affair:
“Era uma admiração mútua, ela vivia na casa dele”, conta Cláudio. “Eu ia lá para ler jornal, pegar uns livros”, conta a ex-Sereia.
Durante a entrevista para a coluna, Sônia, segundo a repórter que  entrevistou, alterna momentos de extrema lucidez com comentários que fazem pouco sentido e incluem ciborgues, androides e assuntos como “uma nova tecnologia que suga a energia e te deixa seca como uma ameixa”.
Sonia não fez faculdade. “Achei que esse negócio de sereia era suficiente”, diz, coçando o dedão do pé esquerdo, com unhas enormes e empretecidas. “Minha mãe também achava. Mas olhaí, virei uma sereia desdentada”, disse a ex-miss.
O cigarro, segundo Sônia, é sua perdição. É por ele que Sonia sai de casa todos os dias. Vai para as ruas pedir dinheiro para comprar pelo menos um maço.
“Peço um real e vou juntando. Quando consigo comprar um maço, volto para casa”.
Cláudio, que mora em Friburgo e vem ao Rio com frequência. É ele também quem paga o condomínio do apartamento onde a irmã mora.
A derrocada da ex-Sereia, conforme conta a publicação, começou mesmo quando ela perdeu o emprego de executiva de marketing no BarraShopping, no início dos anos 80, pouco depois da morte do pai.
“Lembro dela nesta época do shopping, linda, saindo de carro, salto agulha e tailleur”, diz o vizinho Mario Vicenzio Cardillo.
No final dos anos 90, Sônia ficou duas semanas internada no Instituto Pinel, onde foi diagnosticada a esquizofrenia. Como não tomou os remédios, voltou à estaca zero. Daí, vive de caminhar, mulambenta, pelas ruas de Ipanema. Faz colagens com papéis e revistas que recolhe nos lixos e quer publicar um livro. “Mas sem ninguém dizer como tem que ser. Livro artesanal mesmo.”
E ainda na matéria, levanta-se a hipótese de que Sonia piorou quando a mãe morreu, há dois anos. Ela estaria mais triste, ficando mais tempo fechada no apartamento, entulhado de coisas que pega na rua. No lugar ela mora com o filho mais novo, o estudante de Direito Igor, nascido um ano depois do acidente

HISTÓRIA DE VIDA


desculpem,o computador não deixou colocar as fotos na ordem certa !