LIXO NA CALÇADA



Obra clandestina na rua Barão da Torre 340 quase esquina com Joana Angélica em Ipanema, coloca entulho na calçada da pça da Paz em plena luz do dia!

METRÔ



Metrô de Ipanema ganha Rio Poupa Tempo Cantagalo a partir desta terça

Unidade ficará na saída da rua Teixeira de Melo, na estação General Osório
Do R7 | 05/03/2013 às 01h00

 a estação do metrô de Ipanema, na zona sul do Rio de Janeiro, General Osório, ganhará o serviço Rio Poupa Tempo nesta terça-feira (5). O espaço funcionará no complexo Rubem Braga, na saída da rua Teixeira de Melo, em Ipanema.

A unidade, que receberá o nome de Cantagalo, vai oferecer serviços, como emissão do RioCard (vale transporte), consulta ao SPC , serviços do Detran, atendimento da Defensoria Pública Estadual e da Secretaria do Trabalho.
O Rio Poupa Tempo vai funcionar em um espaço de 640 m2, divididos em dois pavimentos, na estação General Osório. As outras quatro unidades do Rio Poupa Tempo (Central do Brasil, zona oeste, Baixada Fluminense e São Gonçalo) alcançaram a marca de 21 milhões de atendimentos desde julho de 2009.

ARPOADOR


O Arpoador é como a luz no coração dos cariocas

  • ‘Arpex’ é muito mais que uma praia: inspira e faz feliz

LUDMILLA DE LIMA(EMAIL·


Pura felicidade. O visual perfeito do Arpoador num dia de verão: frequentadores aproveitando o sol na pedra e banhistas se esbaldando no mar azul Caribe
Foto: Marcelo Piu / O Globo
Pura felicidade. O visual perfeito do Arpoador num dia de verão: frequentadores aproveitando o sol na pedra e banhistas se esbaldando no mar azul Caribe Marcelo Piu / O Globo
RIO — Há controvérsias sobre quem inventou o aplauso para o pôr do sol, quem se arriscou primeiro a ficar em pé sobre uma prancha de pegar jacaré ou ainda sobre como era o biquíni da menina que ousou desfilar a bordo de um no Rio. Um detalhe, porém, é inquestionável: tudo isso fez sua estreia no mesmo lugar, tornando a pequena faixa de areia uma plataforma de lançamento de modas e invenções tão típicas do carioca. Embora seja parte do famoso contorno da Praia de Ipanema, o Arpoador virou quase uma república independente, polo produtor de inesgotáveis novidades.
chama, que se mantém acesa há pelo menos 70 anos, ajuda a explicar por que esse cantinho de areia e pedras e com um pôr do sol arrebatador enche o coração dos cariocas de alegria. Elaborada pela agência Quê Comunicação e pela Casa 7 Núcleo de Pesquisa com exclusividade para O GLOBO, a pesquisa “O carioca e a felicidade” perguntou aos entrevistados os lugares que mais inspiram felicidade no Rio. Praias (em geral) aparecem em primeiro, seguidas pelo Cristo Redentor. O Arpoador vem logo atrás, com 22%, na frente do Pão de Açúcar.
Nos anos 40, o Arpoador não tinha metade do público de hoje, mas já era um pedaço cosmopolita, muito frequentado por estrangeiros e “moderninhos” da época. Foi lá que nasceu parte da cultura praiana do Rio. Galã do Cinema Novo e lenda do Arpoador, Arduino Colasanti foi um dos pioneiros no surfe ao ficar em pé numa prancha de madeira.
— Meu primeiro contato com o Arpoador foi logo depois de chegar ao Rio (vindo da Itália), em 48. Era uma praia frequentada por muitos grupos de estrangeiros e meu pai me levou e me deixou lá. Eu era bem garoto, e ele deu dinheiro para o salva vidas ficar de olho em mim, e fiquei lá. Comecei logo a pegar jacaré na época e a mergulhar lá atrás das pedras nos dias de mar manso. Arranjei uma namorada lá, a Ira (Etz), e eu fui o primeiro a fazer uma prancha tipo havaiana, grande e longa, com fibra de vidro em cima. Eu pegava onda em pé nela — recorda Arduíno.
O ritual de aplaudir o pôr do sol surgiu de forma natural, lembra Arduino:
— Foi no início dos anos 60. Eu estava na primeira turma. Foi um dia esplendoroso, acho que era verão, porque o sol se pôs perto das Ilhas Tijuca. Aplaudimos espontaneamente.
No Arpoador, a democracia das areias não é utopia: são 500 metros de extensão com todo mundo junto e misturado. Banhistas que chegam de metrô ou ônibus, vizinhos que descem o Morro do Cantagalo, surfistas e adeptos do stand up paddle, intelectuais que se cansaram do Posto 9, frequentadores da época de Arduino e nomes milionários: todos se encontram, seja no mar, nas pedras, na areia, no calçadão, na Praia do Diabo, no Parque Garota de Ipanema, nas mesas do Azul Marinho.
— Na década de 50, as mulheres quando queriam usar biquíni iam para o Arpoador. Em outros lugares não era socialmente aceito. Para o Arpoador iam as meninas avançadas. O Arpoador sempre teve esse espírito e muitos estrangeiros — explica a jornalista Márcia Disitzer, autora do recém-lançado livro “Um mergulho no Rio — 100 anos de moda e comportamento na praia carioca”.
A artista plástica Ira Etz, musa do Arpoador nos anos 50 e 60 e que continua fiel à praia, conta que lá é o eterno lugar para ir descalça, encontrar os amigos e saber da programação. Muita coisa mudou naquele pedaço da orla que, antes de os banhistas chegarem, era ponto de arpoar baleias — por isso o nome. Mas o clima vanguarda e familiar permanece, conta a produtora Daniela Tolstoï.
— Lá realmente fica a felicidade. A gente encontra amigos e sabe o que vai acontecer mais tarde. Às vezes, a festa acontece na praia. Já saí da praia meia-noite, uma da manhã.
Ela migrou para o Arpoador com a turma do artista plástico Ernesto Neto à procura de uma certa espontaneidade perdida com a badalação do Posto 9. Essa galera festeira já tornou célebre o réveillon naquele canto. Neto é só poesia — concreta, com poucas vírgulas — sobre o seu “namoro” com o Arpex: “Churrasco pra esquentá. Música pra dançar arte surfe jacaré maré baixa maré onde pretos brancos pardos amarelos vermelhos azuis e alaranjados, rico e pé rapado, mistura miscigenada, é rebuliço festa, cultura e escultura”.
Onde Cazuza vagou na lua deserta, e o Circo Voador pousou pela primeira vez, há uma mística que encanta os poetas:
— O Arpoador é onde afogo minhas mágoas, vivo minhas alegrias e comemoro minhas vitórias — declara o músico Rogê, autor de “Arpex”, música que escreveu aos 15 anos.
O Arpex não dorme nunca. Com a iluminação de refletores, à noite tem surfe, stand up, pesca, mergulho e gente bonita. Belas garotas sempre foram atraídas para o Arpoador. Miriam Etz fez história ao usar pela primeira vez no Rio um duas-peças que deixava o umbigo à mostra. O ano que ficou para a história é o de 1948. Ira Etz seguiu os passos da mãe:
— O Arpoador é a minha praia. Conheço cada pedra. Dava volta no Pontão, jogava frescobol, pegava jacaré — diz a musa, que hoje flerta com o stand up e gosta de tomar água de coco na praia.
Professor de surfe e referência no Arpex, Jean Carlos diz que nenhum dia é igual:
— Hoje o Caribe é aqui — afirmava Jean, do seu “escritório”, na semana passada, diante de um mar transparente.
Sobre a pedra que fica dentro d´água, e não tem nome, bate ponto uma turma que se auto batizou de Os Pinguins da Pedra, que já reúne três gerações. Eles revelam que o espírito do Arpoador está na intimidade. É o lugar onde ainda é possível telefonar para o barraqueiro para saber quem está na praia, como faz o “consultor de carioquices” William Vorhees, chegar descalço e só de sunga e dar um mergulho das pedras antes de começar para valer o dia, hábito de Rogê, e onde o “pinguim” Abel Pinto tem certeza que vai achar um amigo. No Arpoador, resume o aposentado, ainda encontra-se a felicidade.





ÁGUA !


Carro é engolido por buraco após estouro de tubulação em Ipanema

Ninguém ficou ferido, já que o veículo estava vazio

Do R7, com Rede Record | 04/03/2013 às 08h07 | Atualizado em: 04/03/2013 às 09h29
Jadson Marques / R7
buraco
Técnicos da Cedae trabalhavam para consertar buraco causado por rompimento de tubulação

Um carro foi engolido por um buraco, provocado pelo estouro de uma  tubulação de água, na manhã desta segunda-feira (4), na avenida Vieira Souto, na altura do número 486, em Ipanema, na zona sul do Rio de Janeiro. Ninguém ficou ferido, já que o veículo estava vazio.
A Cedae (Companhia Estadual de Águas e Esgotos) informou que já enviou técnicos ao local para avaliar as proporções do incidente.

A água invadiu parte da pista e técnicos da CET-Rio estão no local para orientar os motoristas.

PURA MALDADE


ESSA ÁRVORE É CENTENÁRIA E PROTEGIDA POR DECRETO.
BANDO DE IRRESPONSÁVEIS !

VAZAMENTO NA VIEIRA SOUTO







VAZAMENTO



Carro cai em buraco aberto por vazamento de água em Ipanema, Rio

Problema ocorreu na altura do número 486 da Vieira Souto.
Buraco na calçada ficou debaixo d'água e deixou carro encharcado.

Isabela Marinho Do G1 Rio

 Vazamento da CEDAE deixa a Avenida Vieira Souto alagada na pista interna, próximo a Rua Garcia D´Ávila em Ipanema, Zona Sul do Rio de Janeiro (Foto: ERBS JR./Estadão Conteúdo) Vazamento deixa a Avenida Vieira Souto alagada na pista interna, próximo a Rua Garcia D´Ávila em Ipanema, Zona Sul do Rio de Janeiro (Foto: ERBS JR./Estadão Conteúdo)
Um vazamento de água potável causou o afundamento da calçada e abriu um buraco na Avenida Vieira Souto, em Ipanema, na Zona Sul do Rio, na manhã desta segunda-feira (4). Um veículo estacionado na calçada afundou e ficou parcialmente submerso.
O problema ocorreu na altura no número 486, entre as ruas Garcia d'Ávila e Maria Quitéria. Agentes da CET-Rio e a equipe da Cedae foram acionadas para o local. A via apresentava trânsito intenso por volta de 7h40, segundo o Centro de Operações Rio.
'É inacreditável', lamentou João Paulo  (Foto: Isabela Marinho/G1)'É inacreditável', lamentou João Paulo (Foto:
Isabela Marinho/G1)
Dono do veículo, João Paulo Berriel, morador do bairro, disse que estacionou o carro por volta de 3h30. Foi em um quiosque beber uma água e comprar cigarro e ouviu um estrondo. Quando ele viu, seu carro estava com o eixo dianteiro dentro d'água.
"Eu liguei para os bombeiros, depois para a Cedae. Depois de duas horas chegou a CET-Rio para ajudar a tirar o carro", explicou o jornalista.
Por volta das 8h, técnicos da Cedae estavam no local para tentar reparar o vazamento, que tomou conta da Avenida Vieira Souto, entre a Maria Quitéria e a Garcia D'Ávila, formando uma grande bolsa d'água. "É inacreditável você estacionar o carro e ele afundar na calçada", lamentou Berriel.
Vazamento de água provocou afundamento de calçada (Foto: Reprodução/TV Globo)Vazamento de água provocou afundamento de calçada (Foto: Reprodução/TV Globo)
Devido ao vazamento, carro caiu no buraco que se abriu na Av. Vieira Souto (Foto: Isabela Marinho/G1)Devido ao vazamento, carro caiu no buraco que se abriu na Av. Vieira Souto (Foto: Isabela Marinho/G1)