ZUENIR VENTURA


Tamoios no Arpoador

  • Zuenir Ventura presenteia os cariocas com texto inédito ambientado no Rio

ZUENIR VENTURA (EMAIL
O escritor e jornalista Zuenir Ventura Foto: Carlos Ivan / Agência O Globo
O escritor e jornalista Zuenir Ventura Carlos Ivan / Agência O Globo
Aconteceu neste verão. Convidado a escrever sobre um canto do Rio, escolhi o Arpoador, porque de lá se costuma desfrutar deslumbrantes entardeceres. Os termômetros marcavam quase 40º, com a sensação térmica beirando os 50º. Sentado nas pedras, apreciava o sol refletir com tal intensidade sobre o mar espelhado que devo ter experimentado aquela ilusão ótica que no deserto se chama miragem. A gente entra num clima onírico e acredita ver o que não existe. De repente, senti uma urgência febril de dividir aquele espetáculo mágico com alguns personagens que cantaram e encantaram o Rio. A primeira aparição foi de Millôr, que veio correndo pela areia, como sempre fazia. Passou pelo largo que agora leva o seu nome, subiu até onde eu estava e repetiu uma de suas geniais definições: “O pôr do sol é de quem olha”. Em seguida, foi a vez de Tom e Vinicius, que atravessaram o Parque Garota de Ipanema carregando o violão. Tinham acabado de acordar, após uma longa noite de boemia. Finalmente, vindo de Copacabana, chegou Oscar Niemeyer, trazendo nos olhos as curvas das mulheres e dos morros cariocas com que fez sua arquitetura.



DIA ADIA EM IPANEMA


Advogada xinga delegada e é presa em Ipanema

Ela foi à delegacia porque a chave não entrava na fechadura de seu apartamento. Durante o depoimento, ofendeu a policial

Uma advogada foi presa após xingar a delegada adjunta na madrugada desta segunda-feira (25) na zona sul do Rio. Ela tinha ido à delegacia para registrar uma ocorrência. De acordo com o departamento de comunicação da Polícia Civil do Rio, a mulher foi à 13ª DP (Ipanema) porque sua chave não entrava na fechadura de seu apartamento. Durante o depoimento, a advogada se exaltou, gritou e xingou a delegada adjunta Veronica Stiepanowez. Ela foi levada ao IML (Instituto Médico Legal) para fazer o teste de volume de álcool no sangue, que deu negativo para embriaguez. A advogada foi presa por desacato e coação no curso do processo. Em presença de seu advogado, ela confirmou que teria desrespeitado Stiepanowez.

LIMINAR




saiu uma nova Liminar mandando que a praça NS PAZ seja examinada para saber de fato o que o governo está fazendo ! e mandando uma nova perícia !!  não manda parar a obra  somente que se mande averiguar o que o Governo está retirando da praça !
Saiu isso ontem !
a Ignez pediu para  colocar no Blog !!!
Abs
Tony



Data de Publicação:
 26/02/2013        No TRIBUNAL: Dados do processo (num. única)
Jornal: Diário Oficial do Rio de Janeiro
Caderno: Tribunal de Justiça. Judicial 2ª Instância.
Página: 247
Local: Câmaras Civeis . 
*** DGJUR SECRETARIA DA 17 CAMARA CIVEL *** 
Publicação: DESPACHOS-

002. AGRAVO DE INSTRUMENTO - CIVEL 0068899-31.2012.8.19.0000 Assunto: Liminar / Medida Cautelar / DIREITO PROCESSUAL CIVIL E DO TRABALHO Origem: CAPITAL 14 VARA FAZ PUBLICA Acao: 0376819-77.2012.8.19.0001 Protocolo: 3204/2012.00873105 - AGTE: ESTADO DO RIO DE JANEIRO PROC. EST.: Leonardo Orsini de Castro Amarante AGDO: Adriana Cardoso AGDO: Andrea Maria de Souza Rangel AGDO: Eliana Maria Sales Cavalcante AGDO: Sylma de Sant`Anna Reis AGDO: Sylvia Maria Porto Fernandes AGDO: Sylvio Fernandes ADVOGADO: DR(a). ACHILLES DE RESENDE LOBO OAB/RJ-014799Relator: DES. MARIA INES DA PENHA GASPAR DESPACHO: Fls.346: Aos agravados sobre fls. 323/331 e documentos de fls. 332/344. 1 8

EMAIL RECEBIDO


 
 
Crime Ambiental na Praça Nossa Senhora da Paz
 
O Governo do Estado merece ser processado, e os responsáveis por autorizar os cortes ilegais das árvores deveriam ser indiciados por CRIME AMBIENTAL, pois sabem que existe a alternativa de se construir a estação de metrô sem a derrubada de árvore alguma. Existia também a hipótese de se contruir a estação no subsolo da Rua Visconde de Pirajá, no quarteirão seguinte à Praça (tal qual ocorrerá no Leblon, onde a estação Jardim de Alah não será no Jardim, mas no quarteirão seguinte, no subsolo da Av. Ataulfo de Paiva). Preferiram supostamente economizar dinheiro para não construir a estação na R. Visconde de Pirajá, mas quando o Governo RJ necessitou verbas (de bilhões de reais) para reformar o Maracanã e para outras várias obras de preparação para Copa 2014 e Olimpíadas, soube pedir ao Governo Federal e este concedeu. Mas não pediram dinheiro para uma estação de metrô que poupasse a Praça da destruição, e esta acaba sendo sacrificada por questão de economia!!!
A Rio+20 foi uma Conferência de faz-de-conta, uma MENTIRA apenas para iludir governantes do mundo inteiro que aqui vieram em 2012. Parabéns, Governo do Estado do Rio de Janeiro e Prefeitura, pela sua IRRESPONSABILIDADE e pela sua MENTIRA!!!

H.B.

ARTE DE RUA


Enviado por Jorge Antonio Barros - 
24.2.2013
 | 
14h00m
ARTE DE RUA

Andrea Brandani, o grafiteiro de Ipanema

 Apesar da sujeira e dos transtornos causados pela obra do metrô na Praça Nossa Senhora da Paz, Ipanema continua sendo um dos bairros mais charmosos da Zona Sul do Rio. É o bairro conhecido por lançar moda e atitudes de comportamento. Seja na orla ou nas ruas internas é sempre possível se encontrar algum artista por lá. No sábado à tarde, nosso blog flagrou o artista plástico Andrea Brandani grafitando o muro da antiga Galeria Jean Boghici, o grande marchand, que cedeu espaço para a arte de rua.
Ali no muro branco que contorna uma esquina da Joana Angélica Brandani coleciona personagens das ruas de Ipanema, como o vendedor de balas Virgulino Lampião e Ana Maria, a mulher de branco. A novidade é que Brandani vai levar seus grafites a Munique, na Alemanha.

CORA RÓNAI


Cora Rónai
A colunista escreve às quintas-feiras
Vida de carioca

Não acredito mais quando me falam em legado disso ou daquilo. Poiso atual velódromo não era ‘legado do Pan’?

Terminei a coluna da semana passada pedindo explicações ao Comitê Olímpico sobre o velódromo e o centro de treinamento de ginástica artística, que foram desativados embora estivessem novinhos; não me entra pela cabeça que equipamentos construídos para o Pan, em 2007, agora sejam considerados inadequados. Pois Claudio Motta, gerente de comunicação do COB, prontamente me mandou um e-mail:
“A desativação do atual Velódromo acontece para atender ao cronograma de obras do Parque Olímpico, com a construção de um novo Velódromo, de nível olímpico, que se constituirá em um grande legado dos Jogos Olímpicos Rio 2016 para o ciclismo da cidade e do país.
Em relação aos atletas de ginástica, o COB já tem um local para instalar o CT de Ginástica Artística, no Rio de Janeiro, que será anunciado em breve. Além disso, o COB e a Confederação Brasileira de Ginástica definiram que, até a construção do novo CT, o local de treinos da Seleção Brasileira feminina será em Três Rios (RJ). Já a masculina se dividirá entre Belo Horizonte (MG) e São Caetano (SP).
No caso do ciclismo, havendo a necessidade de treinamento de ciclistas da Seleção, o COB, em conjunto com a Confederação Brasileira de Ciclismo, enviará os atletas da modalidade para treinos no exterior.
Se persistirem dúvidas, estamos à sua disposição.”
Não posso propriamente dizer que persistem dúvidas; o que persiste é indignação. Não acredito mais quando me falam em “legado” disso ou daquilo. Pois o atual velódromo não era “legado do Pan”? Acho um desrespeito com os contribuintes a facilidade com que se joga dinheiro fora neste país. Isso para não falar no centro de treinamento de ginástica, que funcionava dentro do velódromo: em abril do ano passado, o próprio COB postou no YouTube um vídeo sobre a sua inauguração, com elogios empolgados dos nossos atletas afirmando que nunca viram nada igual (o vídeo pode ser assistido em bit.ly/Y2p4FY).
Recebi também um e-mail de Mariza Louven, que trabalha na Empresa Olímpica Municipal, da prefeitura:
“A Federação Internacional de Ciclismo (UCI), após vistoria do velódromo atual feita a pedido do Comitê Rio 2016, elaborou um parecer de que este não pode ser utilizado para os Jogos Olímpicos. A entidade citou diversos aspectos. Entre eles, o fato de a construção ter dois pilares que atrapalham a visão do público, dos telespectadores e dos árbitros; e a pista não permitir que os atletas atinjam a velocidade necessária para superar recordes olímpicos e mundiais — no velódromo atual, os atletas podem atingir até cerca de 65 km/h, enquanto um velódromo olímpico deve possibilitar o alcance de 85km/h. Além disso, há itens que impactam a segurança dos competidores e seu desempenho, como o fato de a construção atual ser aberta.”
Essa explicação mais detalhada apenas ampliou o espectro da minha indignação. Quer dizer que nos fizeram de trouxas no Pan? Nos deram um “legado” que não prestava? Imagino que um velódromo seja projetado por especialistas no assunto; mas que “especialistas” foram esses que fizeram um equipamento que não permite alcançar recordes e que “impacta a segurança” dos atletas?
Em suma: fomos ou estamos sendo passados para trás. Pagamos por um velódromo aparentemente perfeito em 2007 e vamos pagar por outro velódromo ainda mais perfeito este ano. Só nos resta agora torcer para o Rio não sediar nenhum evento de ciclismo no futuro, ou logo o “legado dos Jogos Olímpicos” será demolido para a construção de um terceiro velódromo.
Ser carioca é conviver com obras de caráter duvidoso. A Praça Nossa Senhora da Paz, em Ipanema, está sendo completamente destruída pelas obras do metrô. O governo do estado, que prometeu que ia deixar as árvores em paz, mentiu: de qualquer janela das vizinhanças se pode acompanhar a clareira que cresce a cada dia. A verdade é que o governador está pouco se lixando para as árvores, assim como está pouco se lixando para os mais de 30 mil cidadãos que assinaram uma petição em sua defesa.
Enquanto isso, no Leme, moradores estão se mobilizando para salvar o bairro do desastre que seria a implantação de uma nova estação do bondinho do Pão de Açúcar. Eles estão apavorados, e por justa causa: o Leme, que já tem uma população maior do que comporta, e que não tem vagas nem para os automóveis de quem mora lá, quem dirá para ônibus de turismo, vai perder o pouco de sossego que lhe resta se a sinistra ideia da Companhia Caminho Aéreo Pão de Açúcar colar. Os moradores foram à rua no domingo, para protestar, e logo num primeiro momento colheram mais de 500 assinaturas.
Tomara que tenham mais sorte do que tivemos em Ipanema.


Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/cultura/vida-de-carioca-7630382#ixzz2LpNG7ciH
© 1996 - 2013. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

PÓS -PRAIA !


Market Ipanema


A melhor opção pós-praia!  
Imagem de divulgação
Uma portinha escondido no meio de Ipanema que pode ser considerada o pós-praia perfeito. Localizado na rua Visconde de Pirajá, o Market Ipanema apresenta um cardápio impecável que convida e estimula seus adeptos a uma gastronomia saudável, mostrando que comer bem de uma forma saborosa pode sim ser um hábito diário.
O menu elaborado pela chef paulista Carol Figueiredo é bem variado, com diferentes tipos de quinuas, frutos do mar, saladas, sucos e smoothies, em receitas deliciosas de dar água na boca.
O restaurante além de delicioso é super bem frequentado, um ótimo lugar para ver gente bonita e cool. Os preços variam, além de almoços diários pelo preço de R$31 (entrada + prato principal + sobremesa), até pratos mais elaborados como Espeto de camarão grelhado (R$50) e o delicioso Cogumelo Portobello (grelhado e gratinado com gruyere, saladinha de tomate orgânico com ervas e flor de sal, folhas orgânicas acompanhado por arroz integral) por R$28.
Vale a pena conferir!

Market Ipanema details

Market Ipanema
Endereço Rua Visconde de Pirajá, 499 - Ipanema - Rio de Janeiro Ipanema, Rio de Janeiro
Estações próximas Ipanema
Telefone 3283-1438
Site de Market Ipanema
Horário de funcionamento Seg - 12h às 17h; Ter a sab - 9h às 24h; Dom - 9h às 18h