DESTRUIÇÃO

Falta de cuidado com árvores durante obras do metrô causa polêmica em Ipanema

  • Moradores reclamam que algumas delas tiveram suas bases cimentadas ou cobertas por sacos de entulho
O GLOBO (



Moradores reclamam que árvores estão sendo danificadas durante as obras do metrô em Ipanema
Foto: Leitor Daniel Daisson / Eu-repórter

Moradores reclamam que árvores estão sendo danificadas durante as obras do metrô em Ipanema Leitor Daniel Daisson / Eu-repórter
RIO - Não são só os moradores que estão sofrendo com as obras do metrô de Ipanema, na Zona Sul do Rio, mas as árvores também. Na Rua Barão da Torre, entre a Vinícius de Moraes e Joana Angélica, as denúncias são de que algumas delas tiveram suas bases cimentadas ou cobertas por sacos de entulho, conforme afirma o leitor Daniel Daisson:
— Apesar do discurso de cuidados, a obra do metrô já deixa evidente um rastro de agressões ao meio ambiente. Em frente ao 259, uma árvore não resistiu aos maltratos.
A equipe de Engenharia Florestal do Consórcio Linha 4 Sul, responsável pelas obras da Linha 4 do Metrô em Ipanema e Leblon, informou, em nota, que segue as normas técnicas e legislações ambientais durante os serviços. Segundo a nota, na foto enviada pelo leitor, onde aparece uma plástico preto em volta da árvore, trata-se de uma manta geotêxtil ou bidim, colocada exatamente para proteção da base da árvore.
Quanto aos sacos depositados próximos à vegetação, a equipe esclarece que eles estão na base da árvore para protegê-la da lama até a retirada da mesma. A árvore, segundo a nota, precisará ser removida, e o consórcio já possui licença da Secretaria municipal do Meio Ambiente. Ainda de acordo com a equipe de engenharia, quando não é possível evitar o corte ou transplantio, o consórcio se compromete a plantar novas árvores como forma de compensação ambiental.
Já a Secretaria municipal de Meio Ambiente informou que a equipe da Patrulha Ambiental esteve no local indicado pelo leitor e não constatou danos ambientais. A assessoria da secretaria afirmou que o responsável pela obra foi orientado a proteger as árvores de forma mais adequada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário