BADERNA NA PRAIA !

20/11/2013 17h16 - Atualizado em 20/11/2013 18h15

Orla do Rio tem mais de 10 detidos por furto; polícia nega 'arrastão'

Correria foi relatada nas areias de Ipanema por banhistas e barraqueiros.
Três menores foram detidos por furtarem celular de turista colombiano.

Cristiane Cardoso, Isabela Marinho e Lívia TorresDo G1 Rio
3 comentários
Mais uma vez cariocas e turistas relataram furtos em sequência em praias do Rio, em ação conhecida como "arrastão". Segundo relatos de banhistas e pessoas que trabalham na orla, um grupo de criminosos passou pelas areias de Ipanema, entre os Postos 8 e 9, por volta das 15h30 desta quarta-feira (20), roubando pertences de quem aproveitava o feriado de sol. Policiais do 23º Batalhão da Polícia Militar, no entanto, negam que tenha havido arrastão e informam que 12 pessoas foram detidas, a maioria delas por furto na orla.
Delegacia estava cheia por volta das 18h (Foto: Isabela Marinho / G1)Delegacia do Leblon estava cheia por volta das 18h
(Foto: Isabela Marinho / G1)
A Polícia Civil também diz que não houve registro de arrastão na 14ª DP (Leblon), para onde os detidos foram levados. Banhistas, no entanto, contaram ao G1 terem visto a correria na praia.
"Veio do Arpoador. Foi uma onda de gente correndo. As pessoas gritando que era arrastão. Vi um monte de gente correndo, criança gritando, foi um desespero. Eu estava na altura da Casa de Cultura Laura Alvim [Posto 8] na hora, mas o arrastão foi até o Hotel Sol de Ipanema [Posto 9]", disse Michele Martins, que vende sanduíche na praia.
"Eu estava indo em direção à água, procurando lugar para sentar e vi todo mundo levantando, correndo, tropeçando nas cadeiras, muita gente foi embora", disse Evandro, que é de São Paulo e atualmente mora no Rio.
Menor engole cordão roubado em Ipanema e é detido. (Foto: Livia Torres / G1)Menor engoliu cordão roubado, segundo a vítima
(Foto: Livia Torres / G1)
Menor engole cordão
Entre os detidos está um menor de 11 anos, suspeito de roubar o cordão de ouro do comerciante Alexander Silva, morador de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. A vítima contou que correu atrás do menor, que, para ser detido em flagrante, engoliu o cordão. Segundo os policiais, esta é a quinta passagem do menor pela polícia.
"Vim passar o feriado com a minha família e aconteceu isso. Ele puxou do meu pescoço. Corri atrás dele com mais dois homens e conseguimos alcança-lo", disse.
Colombiano roubado
Três menores foram apreendidos por suspeita de furtarem o celular de um turista colombiano. A ocorrência foi registrada na Delegacia Especial de Apoio ao Turismo (Deat). A segurança na orla conta com 140 guardas municipais e 260 policiais militares, do Leblon ao Leme.
Outro arrastão
Na sexta-feira (15), na Praia do Arpoador, imagens de um cinegrafista amador mostraram um princípio de tumulto nas areias no fim da tarde. Frequentadores e turistas disseram que um grupo de menores praticou uma sequência de furtos na areia e houve correria.
Banhistas com medo
Com a insegurança, a rotina dos cidadãos também mudou. Evitar relógios, cordões, brincos e mochilas grandes são alguns artifícios usados pelos banhistas para não chamar atenção.
Moradoras de Campo Grande, na Zona Oeste da cidade, as amigas Michele Souza, de 24 anos, Ana Carolina Pessoa, de 21 e Mariana Cardoso, de 27, contaram que adoram a Praia do Arpoador, mas se sentem inseguras diante da onda de arrastão.
Amigas curtem o feriado na Praia do Arpoador, nesta quarta-feira (20) (Foto: Renata Soares/G1)Amigas curtem o feriado na Praia do Arpoador,
nesta quarta-feira (20) (Foto: Renata Soares/G1)
"A gente evita trazer pertences que possam chamar atenção e também bolsas com objetos importantes. Colocamos nosso dinheiro dentro da carteira de identidade e levamos somente o que é essencial", desabafou Michele.
"Com os policiais militares patrulhando a praia, a gente se sente mais segura. Vamos torcer para que eles permaneçam por muito tempo", completou Ana Carolina.
Delegacia na praia
Segundo a assessoria da Polícia Civil, uma reunião será realizada até o fim da semana para definir a atuação de uma  Delegacia Móvel no Arpoador.
Banhista aproveita o sol forte e calor no Arpoador, na Zona Sul do Rio  (Foto: Renata Soares/G1)Banhista aproveita o sol forte e calor no Arpoador, na Zona Sul do Rio (Foto: Renata Soares/G1)
tópicos:

  •  

Nenhum comentário:

Postar um comentário