ANÔNIMO DEIXOU SEU COMENTÁRIO SOBRE IPANEMA

Anônimo deixou um novo comentário sobre a sua postagem "IPANEMA HOJE EM DIA !":

Olá pessoal do PSI Ipanema, tudo bem com vocês?

Em primeiro lugar, gostaria de dizer que aprecio muito o trabalho que vocês fazem. É muito bonito ver moradores de uma região empenhados na melhoria e no progresso do bairro.

Pensei muito antes de postar aqui. Não quero me expor. Não irei falar meu nome nem dizer a rua onde moro. Não posso participar mais efetivamente do PSI Ipanema por questões de falta de tempo. Trabalho muito, passo apenas parte da semana no RJ.

Peço, por gentileza, que as sugestões que eu disser aqui sejam consideradas na próxima reunião do grupo. Eu trabalho na área de urbanismo, estrutura urbana e paisagismo. Acredito, portanto, que as sugestões que eu der, poderão ser interessantes para o nosso bairro.

Posso resumir um dos principais problemas de nosso bairro em poucas palavras: VISCONDE DE PIRAJÁ. Sim, a principal rua de nosso bairro está em condições deploráveis, necessitando, urgentemente, de uma reforma, de um novo projeto, de uma nova urbanização.

O Rio Cidade Ipanema foi o pior Rio Cidade realizado. O projeto contribuiu para a desvalorização da Visconde de Pirajá(e do bairro). Efeito oposto aconteceu no Leblon. A Ataulfo de Paiva valorizou muito o bairro e recebeu o melhor Rio Cidade. A Ataulfo é linda, elegante. A Visconde, por outro lado, deixa muito a desejar. Esse aspecto "colorido" que quiseram dar à Visconde NÃO FUNCIONOU e NUNCA VAI FUNCIONAR. Eu até digo, às vezes, que quiseram trazer um ar de "Disneylândia" para a Visconde. O asfalto colorido, os postes coloridos, as calçadas vermelhas NÃO FAZEM SENTIDO. São bregas, não combinam com o charme do bairro. Precisam ser removidos urgentemente. Além disso, esse conceito "colorido" requer mais manutenção, pintura, os materiais têm prazo de validade mais curto. Proponho um novo projeto para a Visconde. Lutem com o prefeito por um novo "Rio Cidade Ipanema". Recolham assinaturas. Mesmo que não consigamos um projeto completo, pelo menos, novas calçadas(de pedras portuguesas, retirando todo o calçamento vermelho), postes cinzas(semelhantes aos utilizados no restante do bairro) e asfaltos comuns trariam um aspecto muito mais "elegante" e "simples"(no bom sentido) e limpo(SEM POLUIÇÃO VISUAL) à rua. A Visconde sofre com um sério problema de "poluição visual". É muita informação, muita cor. Não funciona.

Outro problema que eu gostaria de elencar, que é simples de ser resolvido, inclusive, é a arborização da Visconde de Pirajá. Eu contei árvores no mesmo trecho em diversas ruas de nosso bairro. Ruas como Prudente de Morais, Nascimento Silva, Redentor, Barão de Jaguaripe e Barão da Torre contam com, aproximadamente, 15-20 árvores de cada lado da rua, por quarteirão. A Visconde tem uma média de 6-7 árvores. Menos da metade. Eu posso afirmar, por meio de fontes seguras, que a Visconde de Pirajá e a Avenida Nossa Senhora de Copacabana foram as ruas do Rio Cidade que menos receberam árvores. A Ataulfo de Paiva, a Marquês de Abrantes(no Flamengo) e a Voluntários da Pátria(em Botafogo) receberam, aproximadamente, o dobro de árvores por metro que a Visconde e a Nossa Senhora de Copacabana. A Visconde precisa DUPLICAR o número de árvores, se quiser entrar no grupo de ruas com "arborização farta". A Visconde de Pirajá parece muito árida, sem canteiros, sem flores e com poucas árvores. Devemos pedir o plantio de árvores na prefeitura. O plantio de árvores ainda jovens vale a pena. Espécies como o Ficus, Amendoeiras e Oitis crescem muito rápido. Uma árvore jovem, com aproximadamente, 1 metro de altura custa barato(entre 35 e 40 reais). Em menos de um ano, essa árvore cresce e atinge 3 metros de altura, dando sombre e diminuindo a temperatura do bairro. A Visconde precisa de, no mínimo, 200-300 árvores em todo seu comprimento, para ficar com um nível de arborização semelhante ao encontrado na Ataulfo de Paiva.

O terceiro ponto que gostaria de elencar não abrange apenas Visconde, mas o bairro todo. O Rio possui apenas 4 bairros com a fiação 100% subterrânea em todas as ruas: Ipanema, Copacabana, Flamengo e Centro. A quantidade de fiação aérea em nosso bairro está cada vez maior. Emaranhados de fios tomam conta da Garcia e da Barão de Torre. Os moradores dos bairro que possuem fiação 100% subterrânea(como o nosso bairro, Ipanema) têm o direito de ligar para Light e EXIGIR que todos os fios que estejam por cima sejam enterrados IMEDIATAMENTE. O estilo subterrâneo é o padrão e o normal do bairro. Se está aéreo, deve ser enterrado. A questão é simples. Eu, inclusive, já liguei para Light e exigi que alguns fios que surgiram no trecho da rua onde eu moro fosse enterrados. Eles vieram , alguns dias depois, e enterraram tudo. E removeram o poste, para evitar que novos fios fossem instalados. Vocês podem ligar e exigir que os fios sejam enterrados. Os fios deixam um aspecto muito feio nas ruas, trazem poluição visual. E, exigir que a fiação seja enterrada, é um direito de todos os moradores de Ipanema, Copacabana, Flamengo e Centro. Um grupo de uns 15-20 moradores, ligando para a Light e denunciando alguns trechos com fiação aérea será suficiente para enterrar todos os fios.

Bem, espero que minhas sugestões tenham sido úteis e possam melhorar o trabalho do PSI Ipanema.

Muito obrigado pela atenção e perdoe-me, por favor, pelo texto muito longo.

Nenhum comentário: