Entre os dias 25 e 27 de outubro, vários jogadores que marcaram época no futebol estarão reunidos na praia carioca de Ipanema para a edição inaugural do Campeonato Brasileiro de futevôlei 4x4. Oito equipes disputarão o título, cada uma representando um estado brasileiro. A exceção é o Rio de Janeiro, que contará com dois times. Diferentemente da modalidade tradicional, o futevôlei 4x4 prima pelo dinamismo, com quatro componentes de cada lado e uma rede mais baixa. Tal formato busca o maior entretenimento do público, com foco na popularização das transmissões televisivas.

Dentre os craques presentes no evento, se destacam o ex-maestro santista Giovanni, capitão da equipe paulista, o meia Pedrinho (ex-Vasco), líder de uma das equipes cariocas, o tetracampeão Aldair, à frente dos capixabas, além de Cláudio Adão, nome respeitável no esquadrão mineiro. Tradicional no futebol, a família Adão também contará com outro ilustre membro nesta competição: Felipe, ex-atacante do Guarani e do Boavista (RJ), que integra a outra equipe do Rio de Janeiro.

Na fase classificatória, disputada nos dias 25 e 26 de outubro, as partidas serão disputadas em sets únicos de 25 pontos, bem como as semifinais. Por sua vez, a final seguirá uma configuração distinta, no formato de melhor de três sets. O evento terá a entrada franca.

Líder do ranking mundial da modalidade, o Brasil é considerado o berço do futevôlei, que começou a ser praticado nas praias cariocas na década de 1960, recebendo a alcunha inicial de "pévôlei". As primeiras associações e federações do esporte apareceram na década de 90, período em que se firmou em Goiânia a Confederação Brasileira de Futevôlei (CBFv). Desde 2002, tal organização promove anualmente o Circuito Brasileiro masculino, mesmo ano de fundação da Federação Internacional de Futevôlei (FIFv). Além do modelo 4x4, tal prática também admite a variação com três atletas de cada lado.

Principal evento do esporte em duplas, o Circuito Mundial masculino de futevôlei acontece desde 2007. Das oito edições já realizadas, o Brasil saiu vencedor em seis e o Paraguai em duas.